EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Semana Santa 5ª feira

Disse a Moisés e a Araão na terra do Egito: Este mês será para vós o principio dos messes; será o primeiro mês do ano. Aos 10 deste mês, cada um tomará para si um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa... O cordeiro será macho, sem defeito de 1 ano... e guardareis até o 14º dia desse mês e toda a assembléia da comunidade de Israel o imolará ao crepúsculo. Tomarão do seu sangue e pô-lo-ão sobre os dois marcos e a travessa da porta nas casas que o comerem. Naquela noite comerão a carne assada no fogo; com pão ázimos e ervas amargas a comerão...É assim que devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e vara na mão; comê-lo eis às pressas: é uma Pascoa para o Iahweh.. Ferirei na terra do Egito todos os primogênitos... O sangue, porém será para vós um sinal nas casas que estiverdes; quando ei vir o sangue, passarei a diante e não haverá entre vós o flagelo destruidor.. este dia será para vós um memorial e o celebrareis como uma festa para Iahweh; nas vossas gerações a festejareis, é um decreto perpétuo. Ex 12,1-8.11-14

Diante da situação que o povo escolhido de Deus se encontrava seu coração cheio de compaixão decidiu libertá-lo, a dureza do coração do faraó fez recair sobre os egípcios uma serie de pragas devassadora, às quais o faraó não dobrou, então o Senhor toma por direito a vingança contra os opressores de Israel. 
Assim é o nosso Deus, cheio de misericórdia com quem O Temem, mas devastador com aqueles que vivem a oprimir o povo por Ele escolhido.

Como retribuirei a Iahweh todo bem que Ele me fez? Erguerei o cálice da minha salvação invocando o nome de Iahweh... é custosa  aos olhos de Iahweh a morte de seus fiéis... Sl 115

Deus não se agrada com a morte de ninguém, muito mais daqueles que lhes são fieis, só ha um jeito de retribuir ao Senhor o bem que Ele nos faz; amá-Lo de todo nosso coração...

... Eu mesmo recebi do Senhor o que vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças partiu-o e disse: "Isto é Meu Corpo, que é para vós, fazei isto em memória de mim." Do mesmo modo, após a ceia, também tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova Aliança em meu sangue; todas as vezes que dele beberdes fazei-o em memória de mim." Todas as vezes que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha. I Cor 12,23-26

Paulo recebeu a tradição vinda do Senhor, através dos apóstolos lhes foi transmitido a cerimonia da Celebração Eucarística, esta é pronunciada em todas as Missas até o dia de hoje...

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim...
Durante a ceia... Sabendo que o Pai pusera tudo em suas mãos e que viera de Deus e a Deus voltava, levanta-se da mesa, depõe o manto e, tomando uma uma toalha, cinge-se com ela. depois põe água numa bacia e começa a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava cingido.
Chega, então, a Simão Pedro que lhe diz: "Senhor tu, lavar-me os pés?!" Respondeu-lhe Jesus: " Oque faço não compreendes agora, mas o compreenderás mais tarde." Disse-lhe Pedro: "Jamais me lavarás os pés!" Jesus respondeu-lhe: "Se não te lavar, não terás parte comigo." Simão Pedro lhe disse: "Senhor, não apenas os pés, mas também as mãos e a cabeça."... Depois que lhes lavou os pés, retomou o manto, voltou à mesa e lhes disse: "Compreendeis o que vos fiz?''..."Dei-vos o exemplo para que o que vos fiz, também façais vós. Jo 13,1-15

Este é o Dia que o Senhor fez para nós, deu nos o exemplo a ser seguido a cada dia, lavar os pés era o trabalho do escravo mais inútil da casa, aquele que devia obediência a todos, pois todos eram considerados maior que ele. Este gesto de Jesus quer nos mostrar que não somos maior que ninguém, ao contrário devemos sempre buscar estar a serviço do outro.
Santa Teresinha vai dizer: "Senhor em tudo quero ser a última, assim nunca usurparei o lugar de ninguém!"
Infelizmente a  realidade hoje é bem outra, cada um quer ocupar o cargo mais alto, estar a serviço só de si mesmo e que todos possam servi-lo.
 Vejamos, Jesus, sabendo que iria dar a vida para que os seus não fossem condenados, humilha-se até a servidão, mas também tudo que faz não é um mero gesto de submissão, mas de amor...
O Senhor quer nos lavar, e  lava a cada dia que o buscamos de coração, não mais com água, mas com seu próprio Sangue para a purificação dos nossos pecados; mais que corpo, Jesus quer lavar as nossas almas.
Façamos como Pedro, peçamos a Jesus que nos lave as mãos de tantas vezes que não a colocamos a serviço do próximo, que nos lave a cabeça, os pensamentos que por tantas vezes maquinaram contra aqueles a quem deveríamos amar.
Lava-nos Senhor, purifica-nos de toda sujeira que tem nos cegado e nos desfigurado da semelhança com que o Pai nos fez de Ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário