A promessa do Pai só acontece no coração daquele que tem Fé! "Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós, acaso o faz pela prática da lei, ou pela aceitação da fé?" Gl 3,5 "...é pela Fé em Cristo Jesus que recebemos o Espírito prometido! Gl 3,14
Dando continuidade ao nosso Seminário Batismo no Espírito Santo (SBES) vamos ver desta feita a "Promessa do Pai", que promessa é esta, quando ela foi feita, por que, e como se cumpre. Que ao final estejamos de coração aberto, e assim recebermos o cumprimento desta promessa!
A Promessa; foram muitas as promessas, uma delas é algo que até nos dias de hoje, depois de mais de XX seculos do seu cumprimento há pessoas que ainda questionam a forma com a qual o Senhor a cumpriu, é a promessa feita em Is 7,14 "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. Deus nos prometeu estar de novo em meio aos homens e o fez na Pessoa de Jesus Cristo, através de uma Virgem, que até hoje questionam sobre a vontade de Deus ao não só vir se alojar no ventre de uma Virgem, mas de a preservar Virgem, mas não é sobre esta promessa que vamos tratar aqui.
A Promessa que vamos falar é a que está em Ez 11,19: "Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo: extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne." Em 36, 26-27a Ele vai repetir a mesma promessa: "Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne.
Dentro de vós meterei meu espírito", vejam aqui o Senhor fala de um derramamento do Espírito, é do Seu Espírito, do Espírito de Jesus, do Espírito Santo, mas a Promessa não fica só aqui.
Em Ag 2,5 Ele vai afirmar que o Seu Espírito habitará em nós, Em Jl vemos outra promessa referente a esta mesma: "Acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. entre outras promessas feitas no A.T. Estas são as mais conhecidas do nosso meio, mas muitos ainda não as conhece ou tem alguma duvida que sejam assim, mesmo depois desta promessa já realizada em nossos dias, estas foram feitas aos profetas que as transmitiram aos seus filhos até chegarem a nós.
No A.T. o Senhor nos falou por meio dos profetas,já no inicio do N.T. o Senhor falou pela boca de João Batista, fala de novo da Promessa de um jeito novo, "Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no 'Espírito Santo e em fogo'." Mt 3, 11 Jesus vai nos dar um sinal de que está próximo este dia quando fala: Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso? Lc 12, 49
Por ultimo ouvimos esta mesma Promessa da boca de Jesus, "Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto." Lc 24, 49 Aqui Jesus é quem fala da Promessa do Pai e quando ela vai se cumprir, bem próximo na vida dos discípulos, como se cumpriu logo depois de Jesus ter ascendido ao Céu!
Esta Promessa foi feita por Deus Através dos profetas e por último pela boca de Seu Filho Jesus, é o Espírito Santo, esta Promessa se cumpriu durante uma aparição de Jesus aos Discípulos narrado no evangelho de São João, chamado de Pentecostes Apostólico, "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.", mas existe uma outra vez, que nos é narrado por Lucas no Atos dos Apóstolos, que é o Pentecostes Histórico, onde se tem o novo modo do operar do Espírito Santo!
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
3. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. At 2, 1-4, agora não mais para apenas um pequeno numero de pessoas, mas um derramamento do Espírito Santo sobre, naquele momento, mais de 120 pessoas, e não parou ai, pois quando Pedro sai para fora da sala este mesmo Espírito já está atingindo outras pessoas, como narra ainda São Lucas.
Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu.
"Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos,
judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas?
Amados quando o Espírito Santo se manifesta Ele não fica preso a uma pouca ação, onde ele se manifesta é percebido por todos,pois para todos é que Ele veio, como vai afirmar Pedro em seu primeiro discurso, "Exaltado pela direita de Deus, havendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido, derramou-o como vós vedes e ouvis.... Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus. At 2, 33.39
É para vós e todos que de longe ouvir, amados e hoje vc ouviu estas palavras, este mesmo Espírito Santo Deus quer derramar sobre a sua vida! A condição para recebe-lo Ser Batizado! como nos afirma Pedro no vs 38, Jesus Também deu esta condição, quem crer e for batizado será salvo, e não há salvação sem a ação do Espírito Santo, pois é Ele que nos convence da salvação que Jesus nos deu, mediante a Fé!
Este Espírito Santo é quem nos Santifica, vivifica, Ele é a Promessa
do Pai e a Igreja o confirma em sua doutrina!
Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para Ele cumprir na terra (cfr. Jo. 17,4), foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes, para que santificasse continuamente a Igreja e deste modo os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito (cfr. Ef. 2,18). Ele é o Espírito de vida, ou a fonte de água que jorra para a vida eterna (cfr. Jo. 4,14; 7, 38-39) LG 4
Jesus neste momento queremos te pedir: Cumpri hoje Senhor também em nossas vidas esta Promessa, derrama Senhor sobre cada um(a) de nós o Teu Espírito Senhor, dá nos um novo Pentecostes, derrama Senhor sobre todos nós a tua graça transborda nos Senhor deste Espírito!!!
Deus abençoe irmão!!!!
ResponderExcluirAmém!!!!
Excluir