Jugos hereditários são maldições que vem até nós decorrentes de pecados dos nossos antepassados, e remota desde o pecado Adão, em Gn 3, 17 . E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa.A terra é o nosso planeta e está maldição existirá enquanto o planeta Terra existir, talvez você está dizendo não é justo pagar com maldições em nossas vidas o pecado de nossos antepassados, mas quem define o que é justo ou não é Deus.
Estamos debaixo desta maldição, pois se é justo recebermos uma rica herança de nossos antepassados com muitos bens materiais dos pais, avós, e parentes, como não é justo também receber as maldições que acompanham a herança?
Veja o que o senhor diz em Êxodo: "Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam". ( Exo 20, 5b ) Os que aborrecem são aqueles que continuam cometendo pecados, o jugo só acompanha os que continuam praticando os pecados dos pais e antepassados, os que vivem em desobediência com os Mandamentos do Senhor. a iniquidade é herdada apenas em termos de maldição. Nossos pais é quem pecaram e nós é quem carregamos o castigo de suas iniquidades, embora eles já não existam ( conf. Lam 5,7 ); O Senhor passou diante dele, exclamando: “Javé, Javé, Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e em fidelidade, que conserva sua graça até mil gerações, que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado, mas não tem por inocente o culpado, porque castiga o pecado dos pais nos filhos e nos filhos de seus filhos, até a terceira e a quarta geração” ( Exo 34, 6-7 )Por que desprezais os meus sacrifícios e as minhas oblações que estabeleci em minha morada? Fazes mais caso dos teus filhos que de mim, engordando-vos com o melhor de todas as ofertas de meu povo de Israel.
Por isso, eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: Eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai serviria para sempre diante de mim. Mas agora, diz o Senhor, não será mais assim. Eu honro aqueles que me honram e desprezo os que me desprezam. Virão dias em que abaterei o teu vigor e o vigor da casa de teu pai, de tal modo que já não haverá ancião em tua casa. Israel estará cumulado da alegria, e tu verás a angústia em tua casa. Não haverá jamais ancião em tua família! Entretanto, não cortarei todos os teus do meu altar, para que se consumam de inveja os teus olhos e se desfaleça a tua alma; mas todos os outros morrerão na flor da idade. ( Sam 2 2, 29-33 )
Tu dizias: Escalarei os céus e erigirei meu trono acima das estrelas. Assentar-me-ei no monte da assembléia, no extremo norte. Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo...; Preparai o massacre dos filhos por causa da iniquidade dos pais. Que eles não se levantem para conquistar o mundo, e invadir toda a face da terra. (Is 14, 13-14. 21) , no cap 28 do Exo vemos uma serie de maldições que o senhor impõe aos que desobedecerem a sua Aliança.
Olhai! Aqui vivemos em um exílio, para onde nos dispersastes, a fim de sermos objeto de opróbrio, de insultos e maldições, e para carregarmos o peso das culpas de nossos pais, que haviam abandonado o Senhor, nosso Deus. ( Bar 3,8 ), veremos outras tantas passagens ao longo do AT que nos revelará momentos em que o povo judeu sofreu grandes danos em decorrência de maldições que passaram de geração a geração.
Ex de maldições que ainda hoje a humanidade sofre em decorrência dos jugos: famílias que muitos morrem cedo, muitos decorrentes de tipos que se repetem, suicídios, assassinatos, câncer, enfartes, alcoolismo...Muitos que não se casam na família, separações,adultérios, prostituição, homossexualismo,
Enfermidades que são repetições na família por causa do jugo hereditário, derrames, enxaquecas, depressão, infarto, esterilidade, câncer, problemas de pressão arterial, mal de Alzheimer, mal de Parkinson.
Um caso especial de maldição é; Maldição de Bastardo, filhos gerados fora do casamento, o filho carrega este jugo, os netos, bisnetos até a 10ª geração.O bastardo não entrará tampouco na assembléia do Senhor, mesmo até a décima geração.(Exo 23, 2 )
Uma maldição que acompanha o povo judeu ate os dias de hoje é que herdaram de uma maldição laçada pelos que entregaram Jesus a morte: O governador tornou a perguntar: Mas que mal fez ele? E gritavam ainda mais forte: Seja crucificado! Pilatos viu que nada adiantava, mas que, ao contrário, o tumulto crescia. Fez com que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante do povo e disse: Sou inocente do sangue deste homem. Isto é lá convosco! E todo o povo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos!
Até os dias de hoje são um povo que vivem sofrendo constantes derramamento de sangue sobre eles, são dispersos por todo o mundo e sofrem com a guerra por causa do território palestino.
Outras formas de estar ligados a jugos hereditários é quando nossos antepassados tiveram envolvimentos com praticas e exoterismos, bruxarias, curanderismos, feitiçarias, maçonarias, cultos a deuses orientais, budismo, seixo-noe, espiritismo, vuduísmo...
Talvez esteja perguntando então quem poderá se salvar? veja ainda no AT o que o senhor diz: "Uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos".
Vejamos o que Paulo diz aos gálatas: "É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão. ( Gal 5, 1 ) e Jesus diz :"Conhecereis a verdade e a verdade vos livrará". ( Jo 8, 32 ) Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.( Jo 8, 36 ) O que precisamos é tomar posse da nossa libertação. Como? assumindo a condição de filhos:
Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.(Rom 8, 14-17 ) Ora o que nos faz presos ao jugo é o pecado e o que nos liberta e renuncia-lo, e tomarmos posse desta graça que Jesus nos alcançou pelo seu Sangue derramado na Cruz do Calvário!
Primeiro passo é renunciarmos a tudo o que não veio de Deus até nós, confissão e reconciliação com Deus, nos colocarmos sob o Senhorio de Jesus e sob a Proteção do seu Sangue Redentor!
Senhor, todo-poderoso, Deus de Israel, é uma alma angustiada e um coração atormentado que clama a vós:
Escutai, Senhor! Tende piedade!
Porque pecamos contra vós. Estais sentado sobre um trono eterno, e nós caminhamos para um definitivo aniquilamento. Senhor, todo-poderoso, Deus de Israel, escutai a prece dos mortos de Israel, dos filhos daqueles que pecaram contra vós, que não atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e por isso foram levados à desgraça. Não mais tomeis em conta os crimes de nossos pais; lembrai-vos, apenas, nesta hora, do poder de vosso nome. Sois o Senhor nosso Deus, e nós queremos louvar-vos, Senhor. Por esse motivo é que nos inspirastes o temor a vós e a necessidade de vos invocar. Agora, em nosso exílio, vos louvamos, já que o nosso coração renunciou às iniqüidades de nossos pais, que contra vós pecaram. (Bar 3, 1-7 )
Senhor! invocamos o Teu Santo Nome e pelo poder do Teu Sangue, quebramos, rompemos todo o jugo que pesa sobre nós, renunciamos a todas as praticas de pecado de nossos antepassados e colocamos o Sangue derramado na Cruz entre cada geração de nossa família e declaramos, no poder deste mesmo Sangue que está quebrado todo direito que satanás tinha sobre nós, satanás nos te renunciamos a ti e a toda obra e envolvimento que nossos antepassados tiveram em comunhão contigo tiveram, rompemos no Poder do Sangue de jesus a todos os pactos que foram feitos com conhecimento ou não de nossos antepassados com você e suas obras, pedimos a São Miguel e todas as Melícias Celeste que acorrentem todas as maldições lançadas contra nós, nossos familiares ou amigos, ao pé da Cruz do Senhor para que Ele se disponha delas.
Declaro estou livre, o Sangue de Jesus me libertou, a minha família é livre, pois o Sangue de Jesus a libertou, os meus amigos são livres pelo poder deste mesmo Sangue, te louvamos e bendizemos, glorias a Ti o Cordeiro Santo, pois o Seu Sangue tem este poder para nos libertar, curar, e salvar, bendito Seja o Sangue do cordeiro que torna branca as minhas vestes. (conf. Apoc 7, 14) Bendito seja Senhor, glorias e louvores a Ti o Santo Poderosos de Israel, muito obrigado. Amem, Aleluia, Amem.
Creio em Deus pai todo poderoso, Criador do céu e da terra....
Escutai, Senhor! Tende piedade!
Porque pecamos contra vós. Estais sentado sobre um trono eterno, e nós caminhamos para um definitivo aniquilamento. Senhor, todo-poderoso, Deus de Israel, escutai a prece dos mortos de Israel, dos filhos daqueles que pecaram contra vós, que não atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e por isso foram levados à desgraça. Não mais tomeis em conta os crimes de nossos pais; lembrai-vos, apenas, nesta hora, do poder de vosso nome. Sois o Senhor nosso Deus, e nós queremos louvar-vos, Senhor. Por esse motivo é que nos inspirastes o temor a vós e a necessidade de vos invocar. Agora, em nosso exílio, vos louvamos, já que o nosso coração renunciou às iniqüidades de nossos pais, que contra vós pecaram. (Bar 3, 1-7 )
Senhor! invocamos o Teu Santo Nome e pelo poder do Teu Sangue, quebramos, rompemos todo o jugo que pesa sobre nós, renunciamos a todas as praticas de pecado de nossos antepassados e colocamos o Sangue derramado na Cruz entre cada geração de nossa família e declaramos, no poder deste mesmo Sangue que está quebrado todo direito que satanás tinha sobre nós, satanás nos te renunciamos a ti e a toda obra e envolvimento que nossos antepassados tiveram em comunhão contigo tiveram, rompemos no Poder do Sangue de jesus a todos os pactos que foram feitos com conhecimento ou não de nossos antepassados com você e suas obras, pedimos a São Miguel e todas as Melícias Celeste que acorrentem todas as maldições lançadas contra nós, nossos familiares ou amigos, ao pé da Cruz do Senhor para que Ele se disponha delas.
Declaro estou livre, o Sangue de Jesus me libertou, a minha família é livre, pois o Sangue de Jesus a libertou, os meus amigos são livres pelo poder deste mesmo Sangue, te louvamos e bendizemos, glorias a Ti o Cordeiro Santo, pois o Seu Sangue tem este poder para nos libertar, curar, e salvar, bendito Seja o Sangue do cordeiro que torna branca as minhas vestes. (conf. Apoc 7, 14) Bendito seja Senhor, glorias e louvores a Ti o Santo Poderosos de Israel, muito obrigado. Amem, Aleluia, Amem.
Creio em Deus pai todo poderoso, Criador do céu e da terra....