EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

QUARESMA - JEJUM, ESMOLA, ORAÇÃO.





QUARESMA É TEMPO DE CONVERSÃO, REFLEXÃO E SOBRE TUDO TEMPO DE ESTREITAR OS LAÇOS QUE NOS UNEM AO MISTÉRIO DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS. TEM SEU INICIO NA QUARTA FEIRA DE CINZAS E TERMINA NO DOMINGO DE RAMOS, OS 40 DIAS QUE SÃO VIVIDOS EM ATITUDE DE PENITENCIA E ABSTINÊNCIA E UMA BUSCA MAIS ELEVADA DA ASCESE ESPIRITUAL. QUANTO A TEMPO DE 40 DIAS ESTÁ RELACIONADO COM ALGUNS PERÍODOS CITADOS NA BÍBLIA COMO OS: 40 DIAS DE DILUVIO Gn 7, 17, 40 ANOS DE PEREGRINAÇÃO DO POVO NO DESERTO (COM LIVOR DO ÊXODO) OS 40 DIAS DE MOISÉS E ELIAS NO MONTE SINAI, OS 40 DIAS DE JESUS NO DESERTO Mt 4, 1-11; Mc 1, 13 ; Lc 4, 1-13 

ESTA PRATICA DATA DESDE O SEC IV POR VOLTA DO ANO 350 d C QUANDO TEVE SEU INICIO NA FORMA ALONGADA PARA A PREPARAÇÃO DA PASCOA.

ECLO 17, 21-24 CONVERTE-TE AO SENHOR, ABANDONA OS TEUS PECADOS. ORA DIANTE DELE E DIMINUI AS OCASIÕES DE PECADO. VOLTA PARA O SENHOR, AFASTA-TE DE TUA INJUSTIÇA, E DETESTA O QUE CAUSA HORROR A DEUS. CONHECE A JUSTIÇA E OS JUÍZOS DE DEUS; PERMANECE FIRME NO ESTADO EM QUE ELE TE COLOCOU, E NA ORAÇÃO CONSTANTE AO ALTÍSSIMO. ISTO DEVE SER UMA PRATICA NÃO APENAS NA QUARESMA, MAS DO NOSSO DIA E NESTE TEMPO VEJO SER IMPORTANTE PRATICAR COM MAIS ARDOR VISTO EM PREPARAÇÃO PARA A PASCOA DO SENHOR.

ESTE TEMPO É UM APELO DO PRÓPRIO SENHOR, JL 2, 12-13. POR ISSO, AGORA AINDA - ORÁCULO DO SENHOR -, VOLTAI A MIM DE TODO O VOSSO CORAÇÃO, COM JEJUNS, LÁGRIMAS E GEMIDOS DE LUTO. RASGAI VOSSOS CORAÇÕES E NÃO VOSSAS VESTES; VOLTAI AO SENHOR VOSSO DEUS, PORQUE ELE É BOM E COMPASSIVO, LONGÂNIME E INDULGENTE, PRONTO A ARREPENDER-SE DO CASTIGO QUE INFLIGE.

DIZ-NOS O PAPA NO DIA 13/02/2013 NA MISSA DAS CINZAS PARAFRASEANDO ESTA PASSAGEM: "MUITOS ESTÃO PRONTOS A 'RASGAR AS VESTES' DIANTE DE ESCÂNDALOS E INJUSTIÇAS, NATURALMENTE COMETIDOS POR OUTROS, MAS POUCOS PARECEM DISPOSTOS A AGIR EM SEU PRÓPRIO CORAÇÃO, EM SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA E NAS SUAS PRÓPRIAS INTENÇÕES, DEIXANDO QUE NOSSO SENHOR TRANSFORME, RENOVE E CONVERTA". BENTO XVI NA MISSA DE ABERTURA

NESTE TEMPO SOMOS CHAMADOS A VIVER UM TEMPO FORTE DE CONTRIÇÃO ENA PRATICA DE 3 FORMAS DE NOS PENITENCIAR SENDO É DE MUITO MELHOR PROVEITO QUE SE VIVA AS TRÊS DIMENSÕES JUNTAS SÃO: JEJUM, ESMOLA E ORAÇÃO.

JEJUM COMO FORMA DE PENITENCIA.

ABSTINÊNCIA PARCIAL OU TOTAL DE ALIMENTOS E BEBIDAS EXCETO ÁGUA É UMA PRATICA DE MORTIFICAÇÃO, PRATICA QUE NOS AJUDA A ELEVAR A ASCESE FORTALECENDO A NOSSA ALMA E RESISTINDO AOS DESEJOS DA CARNE, PODE-SE TAMBÉM FAZER OUTROS PROPÓSITOS COMO FORMA DE ABSTINÊNCIA COMO DEIXAR ALGUMAS PRATICAS ROTINEIRAS, MAS QUE MUITO NOS É PESADO DEIXAR.

C.I.C. § 1434 AS MÚLTIPLAS FORMAS DA PENITÊNCIA NA VIDA CRISTÃ A PENITÊNCIA INTERIOR DO CRISTÃO PODE TER EXPRESSÕES BEM VARIADAS. A ESCRITURA E OS PADRES INSISTEM PRINCIPALMENTE EM TRÊS FORMAS: O JEJUM, A ORAÇÃO E A ESMOLA, QUE EXPRIMEM A CONVERSÃO COM RELAÇÃO A SI MESMO, A DEUS E AOS OUTROS. AO LADO DA PURIFICAÇÃO RADICAL OPERADA PELO BATISMO OU PELO MARTÍRIO, CITAM, COMO MEIO DE OBTER O PERDÃO DOS PECADOS, OS ESFORÇOS EMPREENDIDOS PARA RECONCILIAR-SE COM O PRÓXIMO, AS LÁGRIMAS DE PENITÊNCIA, A PREOCUPAÇÃO COM A SALVAÇÃO DO PRÓXIMO, A INTERCESSÃO DOS SANTOS E A PRÁTICA DA CARIDADE, "QUE COBRE UMA MULTIDÃO DE PECADOS" (1Pd 4,8).
ESMOLA É UMA OBRA DE MISERICÓRDIA.

§2447 AS OBRAS DE MISERICÓRDIA SÃO AS AÇÕES CARITATIVAS PELAS QUAIS SOCORREMOS O PRÓXIMO EM SUAS NECESSIDADES CORPORAIS E ESPIRITUAIS. INSTRUIR, ACONSELHAR, CONSOLAR, CONFORTAR SÃO OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAL, COMO TAMBÉM PERDOAR E SUPORTAR COM PACIÊNCIA. AS OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAL CONSISTEM SOBRETUDO EM DAR DE COMER A QUEM TEM FOME, DAR DE BEBER A QUEM TEM SEDE, DAR MORADIA AOS DESABRIGADOS, VESTIR OS MALTRAPILHOS, VISITAR OS DOENTES E PRISIONEIROS, SEPULTAR OS MORTOS. DENTRE ESSES GESTOS DE MISERICÓRDIA, A ESMOLA DADA AOS POBRES É UM DOS PRINCIPAIS TESTEMUNHOS DA CARIDADE FRATERNA. E TAMBÉM UMA PRÁTICA DE JUSTIÇA QUE AGRADA A DEUS.

QUEM TIVER DUAS TÚNICAS, REPARTA-AS COM AQUELE QUE NÃO TEM, QUEM TIVER O QUE COMER, FAÇA O MESMO (LC 3,11). DAI O QUE TENDES EM ESMOLA, E TUDO FICARÁ PURO PARA VÓS (LC 11,41). SE UM IRMÃO OU UMA IRMÃ NÃO TIVEREM O QUE VESTIR E LHES FALTAR O NECESSÁRIO PARA A SUBSISTÊNCIA DE CADA DIA, E ALGUÉM DENTRE VÓS LHES DISSER "IDE PAZ, AQUECEI-VOS E SACIAI-VOS, E NÃO LHES DER O NECESSÁRIO PARA MANUTENÇÃO, QUE PROVEITO HAVERÁ NISSO? (TG 2, 15-16).

§2462 A ESMOLA DADA AOS POBRES É UM TESTEMUNHO DE CARIDADE FRATERNA; É TAMBÉM UMA PRÁTICA DE JUSTIÇA QUE AGRADA A DEUS.

AINDA PARA MIM A ESMOLA SERIA COMO DE CERTA FORMA EMPRESTAR A JESUS O PRÓPRIO CORPO PARA QUE NELE SENTINDO AS NECESSIDADE DO MENOS FAVORECIDOS SE CONDOA COM ELE, E ASSIM FAÇA UMA ENTREGA DE SI MESMO EM FAVOR DESTES, DOANDO UM POUCO DE SI, AINDA QUE MUITO POUCO, MAS COM DESAPEGO E CONTRIÇÃO INTERIOR PARTILHE O BEM QUE LHE É TÃO NECESSÁRIO.

ECLO 17, 18-20 A ESMOLA DO HOMEM É PARA DEUS COMO UM SELO, E ELE CONSERVA A BENEFICÊNCIA DO HOMEM COMO A PUPILA DOS OLHOS. DEPOIS SE LEVANTARÁ PARA DAR A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO, E FÁ-LOS-Á VOLTAR ÀS PROFUNDEZAS DA TERRA.AOS PENITENTES, PORÉM, ABRE O CAMINHO DA JUSTIÇA: CONFORTA OS DESFALECIDOS, E CONSERVA-LHES A VERDADE COMO DESTINO.

A ORAÇÃO:

"PARA MIM, A ORAÇÃO É UM IMPULSO DO CORAÇÃO, UM SIMPLES OLHAR DIRIGIDO PARA O CÉU, UM GRITO DE AGRADECIMENTO E DE AMOR, TANTO DO MEIO DO SOFRIMENTO COMO DO MEIO DA ALEGRIA. EM UMA PALAVRA, É ALGO GRANDE, ALGO SOBRENATURAL QUE ME DILATA A ALMA E ME UNE A JESUS." SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS


C.I.C. §2559 "A ORAÇÃO É A ELEVAÇÃO DA ALMA A DEUS OU O PEDIDO A DEUS DOS BENS CONVENIENTES. DE ONDE FALAMOS NÓS, AO REZAR? DAS ALTURAS DE NOSSO ORGULHO E VONTADE PRÓPRIA, OU DAS "PROFUNDEZAS" (SL 130,1) DE UM CORAÇÃO HUMILDE E CONTRITO? QUEM SE HUMILHA SERÁ EXALTADO. A HUMILDADE É O FUNDAMENTO DA ORAÇÃO. "NEM SABEMOS O QUE SEJA CONVENIENTE PEDIR" (RM 8,26). A HUMILDADE É A DISPOSIÇÃO PARA RECEBER GRATUITAMENTE O DOM DA ORAÇÃO; O HOMEM É UM MENDIGO DE DEUS.

BUSQUEMOS NESTES DIAS EM QUE SOMOS CHAMADOS A UMA PRATICA MAIS APERFEIÇOADA DO EXERCÍCIO DE NOSSA FÉ VIVER UM TEMPO DE APROXIMAÇÃO TOTAL AOS MISTÉRIOS DO TEMPO QUARESMAL, BUSCANDO A CADA DIA VIVER DE FORMA A NÃO SE DEIXAR ABATER PELO FATO DE VIVERMOS DIAS DE PENUMBRA COM A RENUNCIA DO NOSSO AMADO BENTO XVI, MAS ELEVEMOS NOSSO CORAÇÃO A DEUS ATRAVÉS DO JEJUM DA ESMOLA E DA ORAÇÃO PARA QUE SE DISSIPE DE UMA VEZ POR TODAS AS NUVENS TENEBROSAS QUE PAIRA SOBRE A IGREJA E POSSAMOS NO TEMPO FAVORÁVEL DA PASCOA CELEBRAR TAMBÉM A ALEGRIA DE SE TER UM NOVO PASTOR DE NOVO ASSENTADO NA CÁTEDRA DE PEDRO E QUE ELE EMPUNHE O CAJADO COM VIGOR PARA CONTINUAR A CONDUZIR ESTA GRANDE BARCA QUE É A IGREJA RUMO A PASCOA DEFINITIVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário