Chegamos ao dia com certeza por muitos esperados, o dia da Efusão , vamos então buscar entender um pouco a importância de se experimentar, melhor, de se viver uma perene efusão do Espírito Santo, para entendermos a sua importância, creio ser necessário de vermos alguns ponto, como o que é Efusão , qual é a diferença entre Batismo Sacramental e Batismo no Espírito Santo.
Tomando como texto base a carta aos Gl 5,16-23 16. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.17. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.18. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.19. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, 20. idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, 21. invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! 22. Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, 23. brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.
Vejamos:
O Batismo é, pois, um banho de água no qual "a semente
incorruptível" da Palavra de Deus produz seu efeito vivificante. Santo Agostinho
dirá do Batismo: "Accedit verbum ad elementum, et fit Sacramentum - Une-se a
palavra ao elemento, e acontece o sacramento". CIC § 1228
O Senhor mesmo afirma a necessidade do batismo para a nossa salvação, conf. CIC § 1257, Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado Mc 16,16.
O Batismo, Dom de Deus opera em nós uma maravilha que não obteríamos sem recebê-lo, pois ao sermos batizados, no exato momento, é apagado em nós todas as manchas do pecado, seja do pecado original, seja os cometidos por nossa própria vontade. conf CIC.
O Batismo sacramental nos traz estes e outros inúmeros benefícios que não podemos agora enumerar, porém tudo isto não passará de um acontecimento em nossas vidas se não soubermos, vive-lo da melhor maneira possível, pois só o fato de pelo Batismo estar isento de toda culpa do pecado, não estamos ainda com o nosso lugar garantido no Céu, já que como temos livre arbítrio para fazermos de nossas vidas o que melhor acreditarmos, se voltarmos à pratica do pecado podemos perder toda a graça recebida com o Batismo.
Como podemos vencermos esta luta? O mesmo Catecismo nos diz que o tempo que vivemos é os tempos da Efusão do Espírito, que por conseguinte vivemos uma luta do espírito contra a carne, CIC 2819, conf Gl 5, 17.
Posso afirmar sem margem de erro o que vou dizer, a única maneira de vencermos esta luta é: vivendo a santidade que sem o Espírito Santo jamais conseguiremos, por isto temos a necessidade do Batismo no Espírito Santo, de uma perene Efusão.
Posso afirmar sem margem de erro o que vou dizer, a única maneira de vencermos esta luta é: vivendo a santidade que sem o Espírito Santo jamais conseguiremos, por isto temos a necessidade do Batismo no Espírito Santo, de uma perene Efusão.
Efusão, transbordamento da graça , um derramamento continuo do poder de Deus na vida daqueles que se aproximam com confiança do trono da graça para receber ai a Água Viva, oferecida por Jesus em Jo 7,37-38 "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva". (Zc 14,8; Is 58,11).
Batismo no Espírito então é a Alavanca por assim dizer que nos leva a avançar progressivamente no mistério da salvação realizada por Jesus Cristo, conf Dei Verbun nº 5, ao sermos Batizados recebemos o Espírito Santo, porém se não o deixamos agir dentro de nós, seremos como uma casa que embora tenha todas as instalações elétricas feitas, todas as lampadas bem posicionadas não tem claridade nenhuma, por não receber energia, não estar conectada a uma rede elétrica, o Espirito Santo é a energia que nos faz iluminados e também nos torna resplandecentes.
O Espírito Santo nos leva a uma experiência sobre natural com o Cristo vivo ressuscitado através de sua Efusão, Jesus este que é o nosso batizador por excelência no Espírito, o que nos batiza no Espírito Santo e no fogo conf , MT.3, 11; Mc 1, 8; Lc. 3, 16.
Os tempos vividos é o tempo da Efusão do Espírito Santo, o tempo do retorno ao Cenáculo, Jesus nos prometeu esta Efusão, este derramamento do Espírito, que começou no dia de Pentecostes e não parou até hoje, embora pareça que por um período a Igreja tenha vivido com menas intensidade as idas a esta fonte maravilhosa, pois o próprio Jesus foi soprar no coração de uma jovem esta necessidade, que fazendo uma experiencia profunda com o Espírito Santo, e crendo no coração que assim devia ser feito, ousou relatar ao Santo Pe Leão XIII os desejos de Deus com estas palavras:
"Santíssimo Pai... o Mundo é mau, o espirito de Satanás triunfa nessa pervertida sociedade e em uma multidão de almas que rasga o coração de Deus, e embora nestas lastimáveis condições de fatos os cristãos não pensam em dirigir unanimes suplicas aquele que pode renovar a face da terra''...Somente vós ó Santíssimo Padre, pode fazer com que os cristão retornem ao Espírito Santo, afim de que o Espírito Santo retorne a nós, abata o maligno império do demônio e nos conceda prontamente a desejada renovação da face da terra... (parte da 1ª carta escrita pela agora Beata Elena Guerra a Leão XIII em 17/04/1895 tirada do livro Escritos de fogo, Pe Eduardo Braga )
Amados(as) se olharmos bem esta necessidade de retornar ao Cenáculo nos dias de hoje se faz urgente, pois veja neste pequeno trecho uma conformidade com os tempos por nós vividos, pois o mundo tem se levantado com violência contra os valores cristão, ético e moral, deturbando e depravando a nossa tão sonhada "Civilização do Amor", sem o Espírito Santo nada podemos fazer, conf Jo 15, 5.
Hoje é o tempo oportuno de voltarmos ao Cenáculo, hoje é o dia de sermos replenados da graça, talvez 1ª vez ou mais uma vez, não importa, pois precisamos desta Efusão diária, só assim encontraremos força para lutar contra o império do mau.
Que tal então agora, sim agora clamarmos e recebermos um novo Batismo no Espírito, uma nova Efusão, "quem tiver sede venha a mim e beba", agora com Jesus glorificado esta aberto o acesso a plenitude da graça, basta desejarmos, e invocarmos com confiança, " se vós sendo maus sabeis dar coisas boas a seus filhos quanto mais o Pai dará o Espírito Santo aqueles que o pedirem! "Lc 11,13.
Oremos:
Que tal então agora, sim agora clamarmos e recebermos um novo Batismo no Espírito, uma nova Efusão, "quem tiver sede venha a mim e beba", agora com Jesus glorificado esta aberto o acesso a plenitude da graça, basta desejarmos, e invocarmos com confiança, " se vós sendo maus sabeis dar coisas boas a seus filhos quanto mais o Pai dará o Espírito Santo aqueles que o pedirem! "Lc 11,13.
Oremos:
Pai o mundo é mau até nos dias de hoje,
por muitas vezes eu também faço parte destas perversidades, mas no dia de hoje
tomo a livre decisão de vos invocar e ardendo de desejo de mudança, por
viver com fervor o meu chamado a ser cristão, viver o meu batismo vos
peço: concede a graça santificante de receber agora uma nova e perene efusão do
teu espírito, compreendi que sem ele nada posso, nada consigo fazer de bom,
desejo viver e saborear os frutos do espírito santo que são: caridade,
alegria, paz, paciência, afabilidade, brandura, temperança, quero neste dia
crucificar com cristo a minha carne com minhas paixões e concupiscência!
Preciso ser uma nova criatura, ser um novo
homem, uma nova mulher, somente o teu Espírito Santo consegue fazer esta
transformação em mim, de minha parte quero me comprometer a viver o meu
sacramento, a me empenhar pela busca da minha salvação, e para isto conto
com a sua ajuda, me conceda a graça de perseverar nas visitas ao
cenáculo, na Santa Missa, para ter um encontro pessoal contigo, ficar
cheio de ti, Senhor este é o meu desejo, por isto gemo, grito, suplico, vem
Espírito Santo, vem, pois assim como a corsa anseia pelas águas, minha alma tem
sede de ti, vem Espírito vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário