EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Seminário Vida no Espírito- Pecado



Na semana que passou tratamos de um assunto muito agradável, descobrimos que Deus nos ama, que seu amor por nós é infinito, que ele nos espera ansioso, e têm muitas graças para nos, mas hoje tenho que dar uma péssima noticia, apesar de seu infinito amor por nós, estamos privados deste amor!
Deus nos criou para sermos felizes, o Catecismo da Igreja nos garante isto, nos parágrafos:
O desejo de felicidade As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é de origem divina: Deus o colocou no coração do homem, a fim de atraí-lo a si, pois só ele pode satisfazê-lo. (§1718)
O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.( §27 )
Deus criou o homem para ser feliz, uma prova esta em Gen. 1, no principio Deus criou os céus e a terra, fez primeiro o paraíso, depois o homem para dominá-lo, fez tudo para que fossemos felizes, porem o homem queria mais, e por querer mais que o paraíso, desobedeceu ao Senhor, e assim nasceu o pecado.
Terrível não é? Mas se Deus nos ama tanto o que pode nos impedir então de desfrutar deste amor em plenitude, esta felicidade por Ele desejado?
O Pecado, o pecado é a causa que nos impede de nos apossar-mos desta graça, infelizmente, um dia a desobediência entrou no coração do ser criado por Deus, esta desobediência tem nos impedido de viver este amor.
O pecado é ofensa a Deus: "Pequei contra ti, contra ti somente; pratiquei o que é mau aos teus olhos" (Sl 51,6). O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dele os nossos corações. Como o primeiro pecado, é uma desobediência, uma revolta contra Deus, por vontade de tornar-se "como deuses", conhecendo e determinando o bem e o mal (Gn 3,5). O pecado é, portanto, "amor de si mesmo até o desprezo de Deus". Por essa exaltação orgulhosa de si, o pecado é diametralmente contrário à obediência de Jesus, que realiza a salvação. (C.I.C. §1850)
Santa Bernadete definiu assim o pecado: Pecado é amar o mal, sendo pecador aquele que ama o mal, veja bem na opinião de santa Bernadete, pecador não é o que pratica o mal, mas o que ama o mal, para ela pecado e igual ao mal.
O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna". (C.I.C.: §1849)
Pecado sempre foi um termo principalmente usado dentro de um contexto religioso, e hoje descreve qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis reveladas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu. (Yahoo).
Pecado no antigo testamento: Transgressão (desobediência) à vontade de Deus (dic. enciclopédico da Bíblia, SVES RCC)
Sb 2,24 É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo. Rm 6,23 o salário do pecado é a morte.
A harmonia na qual estavam, estabelecida graças à justiça original, está destruída; o domínio das faculdades espirituais da alma sobre o corpo é rompido; a união entre o homem e a mulher é submetida a tensões; suas relações serão marcadas pela cupidez e pela dominação (cf. Gn 3, 16). A harmonia com a criação está rompida: a criação visível tornou-se para o homem estranha e hostil. Por causa do homem, a criação está submetida "à servidão da corrupção". Finalmente, vai realizar-se a conseqüência explicitamente anunciada para o caso de desobediência: o homem "voltará ao pó do qual é formado" A morte entra na história da humanidade. (§400).
Existem duas causas de pecados: Primeira Gn 3, A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: “É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim? A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais. Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! “Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal”. A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.Jo 8, 44 Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.É o demônio (CVII;C.I.C. 391)
Ação humana: Rm,14-20. Sabemos, de fato, que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado. Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço. E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa. Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita.
Tg 1,14-16 Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados. (C.I.C §398).
Amados o pecado é algo que destrói todo o tipo de relação com Deus, por causa dele Caim matou Abel, o pecado da inveja, a conscupiciência tem levado o homem a se perder cada dia mais, a luxuria, o adultério, o aborto, que é o pecado contra a vida, o homossexualismo, que fere a harmonia de Deus na criação, pois se o Senhor fez homem e mulher é para que haja um relacionamento perfeito na sua existência. É como se ocorre o contrario esta quebrada esta harmonia.
O pecado é um ato pessoal. Além disso, temos responsabilidade nos pecados cometidos por outros, quando neles cooperamos: participando neles direta e voluntariamente; mandando, aconselhando, louvando ou aprovando esses pecados; não os revelando ou não os impedindo, quando a somos obrigados; protegendo os que fazem o mal. (C.I.C. §1868)
Também é individual: atinge directamente a própria pessoa que peca e indiretamente as demais (preguiça, inveja, gula, rejeitar o Plano de Deus na salvação, incredulidade).
Social atinge toda a comunidade (sociedade) diretamente ou indiretamente à pessoa que peca.
Estruturado quando legalizados por leis e regras governamentais que ferem a dignidade humana e a sacralidade dos mandamentos divino, (Lei do aborto e legalização de união de pessoas do mesmo sexo), pois vão contra as Leis de Deus, causando anomalias no conceito de vida em plenitude.
A nossa realidade pecadora: I Jo, 8-10 Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.
Rm 3,23, com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus.
Mas existe um caminho pelo qual podemos alcançar de novo graça da reconciliação com este amor, Jesus instituiu o sacramento da penitencia, para que possamos nos reconciliar com Deus, Jo 20,23 “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.Este poder foi dado a Igreja para nos reconciliarmos é preciso que nos reconheçamos pecadores e busquemos a ajuda de Deus, pois quem sabe que esta doente busca a ajuda,Mt 9,12 "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes”.
Peçamos neste momento que o Senhor na sua infinita misericórdia possa nos lavar de toda nossa lepra espiritual, Senhor queremos nos reconciliar contigo lava nos no teu sangue redentor, dissipa de nosso pensamento tudo o que um dia fizemos, pensamos ou falamos que feriu o seu coração, disseste que veio para que tenhamos vida e vida em abundância (Jo 10,10) reconhecemos nossa culpa e por isto te pedimos ó todo poderoso e infinito em misericórdia, perdoe os nossos pecados e nos conduza para a vida eterna, enche o nosso coração com seu Espírito, para que sejamos convencidos do mal que praticamos e por vosso amor alcançai do pai de bondade o perdão e a graça de sermos firmes no propósito de não mais pecar.
Como a ovelha perdida, pelo pecado ferida Eu te suplico perdão, ó bom pastor.
Kyrie Eleison (x3)
Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso ao teu lado Lembra-te de mim, pecador por tua cruz.
Christe Eleison (x3)
Como a pecadora caída, derramo aos teus pés minha vida vê as lágrimas do meu coração e salva-me!
Kyrie Eleison (x3)
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário