12."Agora, portanto — oráculo de Iahweh — retornai a mim de todo vosso coração, com jejum, com lágrimas e com lamentação".
13.Rasgai os vossos corações, e não as vossas roupas, retornai a Iahweh, vosso Deus, porque ele é bondoso e misericordioso, lento na ira e cheio de amor, e se compadece da desgraça.
14.Quem sabe? Talvez ele volte atrás, se arrependa e deixe atrás de si uma bênção, oblação e libação para Iahweh, vosso Deus.
15.Tocai a trombeta em Sião! Ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada!
16.Reuni o povo, convocai a comunidade, congregai os anciãos, reuni os jovens e os lactentes! Que o esposo saia de seu quarto e a esposa de seu aposento!
17.Entre o pórtico e o altar chorem, os sacerdotes, ministros de Iahweh e digam: "Iahweh, tem piedade do teu povo! Não entregues ao opróbrio a tua herança, para que as nações zombem deles! Porque dirão entre os povos: Onde está o seu Deus?"
Todos os anos a Liturgia da Igreja na Quarta-feira de Cinzas as leituras se repetem e porquê não será?
Ora, todos os anos a Quarta-feira de Cinzas sucede um período em que as manifestações do paganismos são mais fortes, no brasil principalmente, logo após o carnaval, festa das carnes, não das carnes proteínas, provida dos animais, mas carne referente às paixões humanas, a concupiscência pecaminosa que leva os homens em buscas de prazeres físicos e emocionais, prazeres estes que em sua maioria ao invés de trazer uma alegria duradoura acaba causando grandes feridas...
Vejamos; quantas pessoas na busca do prazer pelo prazer fazendo de seus corpos o uso errado, principalmente no que se refere a sua sexualidade, acabam por praticarem atos libertinosos geram vidas que depois se arrependem e, por conta de ter feito tudo errado parte para um erro maior, a morte, morte de inocentes, vidas inocentes frutos das relações sexuais indevidas.
Vejamos, o povo havia se perdido, desviando-se do Caminho do Senhor fora tomado de assalto e feito cativo de nações pagãs, justamente o Senhor lhes permitiu esta situação por conta que haviam aderido às práticas, agora Deus sendo piedoso com sempre convida o povo a retornar ao Caminho, aos seus Mandamentos, às suas Leis, é o convite que todos os anos Ele nos faz, na verdade este convite é feito todos os dias nos atos penitencias que antecedem a Eucaristia, Ele nos que sempre dar uma nova chance...
Santa Rosa de Lima diz: "Cada dia de vida é uma moeda que o senhor nos dá para comprarmos a sua Gloria no Céu." e o que fazemos???
O texto da profecia de Joel vem nos ajudar, traz um roteiro a seguir para que possamos aproveitar bem a moeda que o Senhor nos dá.
Estamos no caminho errado, retornemos ele nos diz.
De que modo? De todo coração, com gemidos de luto, com todo o coração, tirando do coração a sujeira que carregamos, não a sujeira das roupas, mas a do coração, pois são estas que mancham a alma, são estas que nos roubam as moedas que o senhor nos dá, que nos roubam o Céu. Devemos retornar de coração contrito e com lagrimas de um arrependimento verdadeiro, mas não apenas na Quarta-feira de Cinzas, não apenas nos minutos que antecedem o momento do encontro com Jesus na Eucaristia, mas a todo momento, o jejum de praticas que nos afastam de Deus devem ser feitos todos os dias.
Jesus em Mt 6 no sermão da montanha nos fala para guardarmos de praticar a "nossa justiça", caso contrário não herdaremos o Céu. E qual o sentido de fazermos uma reflexão quaresmal? encontrarmos denovo a Porta do Céu, a porta da nossa Salvação.
Joel nos dá um norte, a verdadeira conversão, Jesus nos fala, nos afirma que sem isto não é possível a Salvação, deixa um tripé para que possamos fazer bem Caminho: Jejum, oração, esmola.
Jejum, abstinência em favor de um bem maior...
Oração, falar com Deus e agir segundo o Coração de Deus...
Esmola, a compaixão pelo próximo, pois é nele que encontraremos Ele que nos proverá de tudo o que precisamos para que nossa moeda diária não se perca nem se desvalorize diante de Deus.
Hoje é o dia, agora é o tempo favorável, que esperaremos então?
Digamos como Davi, de coração contrito oremos:
Tem piedade de mim, ó Deus... Pequei contra Ti, contra Ti somente...
Ó Deus cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito... Sl 50
O tempo é hoje, é agora, não podemos ficar a mercê de nossos desejos carnais se almejarmos o Céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário