EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A CURA DA SOGRA DE PEDRO


Mc 1,29-31
29 E logo ao sair da sinagoga, foi à casa de Simão e André, com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava de cama com febre, e eles imediatamente o mencionaram a Jesus. 31 Aproximando-se, Ele a tomou pela mão e a fez levantar-se. A febre a deixou e ela se pôs a servi-los.

29a) E logo ao sair da sinagoga, _____ há uma mudança de local
29b) foi à casa de Simão e André, _____ podemos dizer foram
29c) com Tiago e João. _______ início do discipulado, ou começo da missão?

30a) A sogra de Simão estava com febre, ___________situação de conflito
30b) e eles imediatamente o mencionaram a Jesus. ___a busca de solução precisa ser rápida, eles apresentam o coflito

31a) Aproximando-se, _____ Jesus quebra a regra de se aproximar do doente,
31b) Ele tomou-a pela mão ____  a resposta de Jesus é também imediata, toca o doente, outra quebra de regra 
31c) e a fez levantar-se. ____ Ele é a força que nos sustenta
31d) A febre a deixou ______ final do conflito
31e) e ela se pôs a servi-los. ____ a resposta à ação de Jesus é também imediata

A vida missionária de Jesus não permite que Ele fique por muito tempo em um mesmo lugar! Segundo relatos é na casa de Pedro que Jesus vai se hospedar quando se encontra em Cafarnaum, mas neste momento será que o levaram lá por que desejam oferecer-lhe a hospitalidade, ou será que tendo visto a autoridade de Jesus e sabendo da enfermidade da sogra de Pedro o conduziram para lá intencionalmente?

A ação de Jesus é muito rápida, a sogra de Pedro é a primeira a experimentar o poder curativo de Jesus através do contato das mãos Dele, pois “Dele saía uma força que cura”, conf. Lc 6,19.

Esta será a único momento que é mencionado a família de Pedro, depois não se houve mais falar de seus familiares muito embora aparecerá outros relatos de Jesus em Cafarnaum.

É muito comum aos dias de hoje vermos as pessoas que tem um encontro com Jesus e dele recebe uma graça, uma cura se colocar a serviço do Evangelho, a sogra de Pedro se põe a servi-lo, mesmo sendo em dia de sábado, podemos ver aqui mais uma quebra dos preceitos judaicos; isto nos leva a refletir: Devemos esperar ainda o dia certo para se pôr a serviço do Reino?
Muito embora Jesus não precisa de usar destes meios para atrair os chamados a servi-lo, o colocar-se a servir é uma resposta de gratidão a Deus por tudo que Ele nos faz!


Não sei o qual a enfermidade que te acomete, mas “hoje” Jesus te visita, te toca e te levanta de sua prostração, de seu abatimento, É Dele a Força que te cura, restaura e liberta neste dia!

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

A CURA DE UM ENDEMONIADO Mc1,23-28

                                                   Estudo de Marcos ( Continuação)  Mc 1,23-28   


23 Na ocasião, estava na sinagoga deles um homem possuído de um espírito impuro, que gritava, 24 dizendo: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Viestes para arruinar-nos? Sei que tu és: O Santo de Deus.” 25 Jesus, porém, o conjurou severamente: “Cala-te e sai dele.” 26 Então o espírito impuro, sacudindo o violentamente e soltando um grande grito, deixou-o. 27 Todos então se admiraram, perguntando uns aos outros: “Que é isto? Um novo ensinamento com autoridade! Até mesmo aos espíritos imundos dá ordens e eles lhe obedecem!” 28 Imediatamente a sua fama se espalhou por todo lugar, em toda a redondeza da Galileia.

23a) Na ocasião, ___ tempo oportuno para sua ação
23b) estava na sinagoga deles ___ localidade; Jesus também agia com poder ali
23c) um homem possuído de espírito impuro, que gritava: ___ situação inicial, os demônios entram em lugares de oração?

24a) dizendo:­­­­ _____ trava se uma tentativa de desestabilizar Jesus
24b) Que queres de nós, Jesus Nazareno? _____
24c) Viestes para arruinar-nos? ______ sabe de sua missão
24d) Sei quem tu és:  ________ O mal sabe quem é Jesus, e nós?     
24f O Santo de Deus. ____ título dado a Jesus pelos judeus

25a) Jesus, porém, o conjurou severamente: _____ repreendeu, exorcizou
25b) “Cala-te e sai dele.” ________                             ação de Jesus

26a) Então o espírito impuro, sacudindo-o violentamente ___ ao nome de Jesus o mal tenta resistir, mas é impossível
26b) e soltando grande grito, _____ reação
26c) deixou-o ______ resultado da ação

27a) Todos então se admiraram, _____ para eles aquilo era um espetáculo
27b) perguntando uns aos outros: ____ seria mesmo um espetáculo?
27c) Que é isto? ____ desconhecendo o poder de Jesus ficam atônitos
27d) Um novo ensinamento com autoridade! _____Jesus É a Autoridade
27f) até mesmo aos espíritos impuros dá ordens, ____ Pela Palavra tudo foi feito
27g) e eles lhe obedecem. ____O mal nunca vai resistir à Jesus

28a) imediatamente a sua fama se espalhou por todo lugar, ___ A Ação de Jesus é propagada com velocidade incrível, para o lugar e época

28b) em toda a redondeza da Galileia. ____ A Galileia será palco para muitas ações de Jesus ainda


Local do conflito____ sinagoga
Personagens____ um homem, o espirito impuro, Jesus, a assembleia
Situação de conflito______ Um espirito imundo possuindo uma pessoa, causando tumulto, desafiando Jesus
Ação de Jesus____ Jesus exorciza o espirito mal
Reação_____ O espirito mal deixa o homem sacudindo e gritando
Situação final____ o homem e liberto e o povo fica admirado e propaga por toda a região os feitos de Jesus!

Encontramos aqui uma situação de conflito, um embate entre o mal que tenta assolar o mundo que se apossa de uma pessoa e que se manifesta dentro de uma sinagoga! Jesus vai até a sinagoga para ali ensinar, mas o mal também está lá, ele sempre está, para perturbar a paz, desestabilizar a fé das pessoas, tentar tirar os nossos olhos do Sagrado, isto ainda acontece nos nossos dias. Não era uma prática comum expulsar demônios, pois os mestres da lei não tinham autoridade, muito menos poder sobre eles, e

Espirito imundo é incompatível com o sagrado, mas a conversa entre os diferentes revela quem tem poder sobre quem. Embora Deus tivesse proibido o povo hebreu de práticas pagãs, pois sabia que tinham envolvimentos com os espíritos das trevas, por vezes vemos relatos destas práticas e suas consequências, o mal está no mundo e fazendo vítimas desde o princípio da criação. 

Podemos ver uma possessão em 1 Samuel 16,14-15, Saul é possuído de um espirito mau, ali Davi Acalmava o espirito tocando um hino, mas vemos que o espirito mal não abandonou Saul, para o israelita este espirito mau vinha de Deus, pois acreditava que tudo que acontecia tinha Deus como causador! Deus para eles é o princípio de todas as coisas, “é preciso cuidado para não cair no fundamentalismo’’.


Quando Jesus age o mal sai e não volta. O homem pode dar tudo de si, mas só Deus dá a verdadeira libertação!