EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

COMUNIDADE/ PASTORAL/ RCC



O que é comunidade?
A palavra comunidade tem origem no termo latim communĭtas.  Define se por um conjunto daquilo que se é comum.
Aqui vamos ver o que é uma comunidade religiosa e o que a difere de outros grupos que interagem entre si ou de forma restrita às pessoas de determinados interesses comum!
Uma família é uma comunidade, uma escola é uma comunidade, uma cadeia é uma comunidade, uma paróquia é uma comunidade! 
Temos aqui comunidade que presta um tipo de serviço a todas as demais, ou a uma razão especifica, com um carisma designado por Deus, que se vale da boa vontade das pessoas membros para irem em socorro à necessidade do próximo!
A vida consagrada a uma comunidade pode ser de duas formas: Aliança ou de Vida!
Forma de Aliança compreende as pessoas que vivem as vocações inseridas no mundo, em suas famílias, trabalho secular e vivência social. Vivem o seu chamado sendo sinal de Cristo fiel no mundo, vivendo em todas as suas atividades os valores do Reino de Deus. Dedicam parte de seu tempo aos compromissos comunitários e ao serviço a Deus através da Obra da Comunidade, vivendo o carisma da comunidade na sua integra, mas vivendo sua vida cotidiana comum aos demais da sociedade.
A forma de Vida Comum compreende os irmãos que vivem a vocação através de uma intensa vida fraterna em Comunidade, deixando suas famílias e profissões para viverem integralmente voltados ao serviço do Senhor, através da Obra da Comunidade. Ambas as formas de vida vivem a mesma vocação, mas de maneira diferente. As novas comunidades têm assumido, com especial atenção, a evangelização, enfatizando o anúncio, a conversão, a experiência pessoal de fé, valorizando a subjetividade e os sentimentos, conseguindo atingir ambientes nos quais a pastoral paroquial não tem conseguido se fazer presente

Pastoral
Pastoral vem de Pastor. Nosso pastor é Jesus. Por isso é importante destacar que “FAZER” pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. Jesus anunciava o Reino e catequizava um povo segundo a Doutrina que deveriam praticar em suas vidas, pelo resto de suas vidas!
Pastoral é a ação da Igreja no mundo! Onde devemos levar em consideração a pessoa no seu todo: espiritual, biológica, social, econômica e culturalmente.
Pastoral não se resume em grupo de pessoas, mas é a ação desenvolvida a favor da vida plena.  
Pastoral é um ministério da igreja, um serviço em comunhão com a Igreja, voltado para a edificação do reino de Deus, impulsionado pelo Espírito Santo.
Ser agente pastoral não é para a edificação pessoal somente, mas para a edificação do reino!
Deve ser fundamenta na Fé da Igreja.
Deve ser um pratica motivada pela experiência de estreitamento com a Trindade.
Esta é a Comunidade Divina, a Trindade Santa Quem não tem uma experiência com a Trindade não consegue servir em uma pastoral!
Cada pastoral tem sua maneira de trabalhar, onde o carisma próprio de cada membro que é colocado em beneficio das pessoas a que se propõe atender, recebendo formações especifica para cada realidade evangelizadora, formas de agir, falar, rezar, tudo isto é importante ser realizado de acordo com cada grupo social, eclesial, ou destinatário do atendimento pastoral.
Ex de Pastorais: exemplo de Jovens, Liturgia, comunicação, Familiar, Carcerária, Catequese e diversas outras.

RCC
RCC é um movimento eclesial Fruto do Concilio Vaticano II
Tem como identidade a vida no batismo no Espírito Santo, na pratica dos carismas e a vivencia em comunidade.
A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecido, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).
Chegou ao Brasil em maio de 1969 na cidade de Campinas trazido Eduardo Dougherty, e logo passado aos Padres Haroldo Hahm e Sales e daí foi se espalhando pelo Brasil  
A maioria das novas comunidades são frutos da RCC 

A pratica dos Carismas não é uma coisa restrita à RCC, mas ela tem trabalhado para que as pessoas possam se aprofundar mais e mais nesta graça concedida por Deus aos homens para serem usadas em beneficio da salvação das almas e a cura dos corações, buscando propiciar meios melhores de evangelização e ardor missionário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário