EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quarta-feira, 5 de março de 2014

ONDE PREPARAR A PÁSCOA DO SENHOR!




... Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa.
 Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos? Lc 22,8-9 

 Nos dias que se segue viveremos um tempo forte, um tempo onde se prepararemos para a maior festa cristã, a Páscoa!


Onde prepararemos para o Senhor a sua Páscoa? Onde Ele quer que a preparemos? Acha esta pergunta difícil de responder? Pensemos...
Nos dias que se antecede a quaresma muitas pessoas buscam festejar, se divertir, viver o extremo do prazer, pois sabe que depois do carnaval começa a quaresma e a Igreja pede que se moderem os festejos, que se evitem os bailes, até a liturgia segue um roteiro propicio para esta para esta preparação, por conta disto o mundo oferece um tempo de festas regadas a orgias de todos os tipos, regadas a libertinagens, com bebidas e tudo que se possa estimular o prazer e a alegria... Prazer? Alegria? Será mesmo que se vive isto nestes dias?

Voltamos à pergunta principal: Senhor onde quer que te preparemos a sua Páscoa?
A Páscoa judaica é preparada segundo as Sagradas Escrituras no dia anterior ao da sua libertação da escravidão no Egito. Ex 12ss Esta preparação bem diferente da que se faz hoje pelos cristãos, pois não houve festa, mas tudo foi feito com temor, não tomaram bebidas, mas comeram ervas amargas; amargas para se lembrarem dos tempos que amargaram sob os jugos egípcios talvez.

Mas ainda há a questão, onde o Senhor quer que lhe preparemos a sua Páscoa? O Senhor que um lugar especial para isto, O Mestre pergunta-te: Onde está a sala em que comerei a Páscoa com os meus discípulos? (Lc 22,11) Esta é uma pergunta pessoal, pois o Senhor quer saber onde será comido a vitima pascal, onde ceará, onde celebrará a sua Páscoa, o Senhor que enviou seus discípulos para prepararem um lugar para esta ceia quer saber se encontrará o lugar como desejou e onde será este lugar!

 Ele vos mostrará no andar superior uma grande sala mobiliada, e ali fazei os preparativos. Lc 22,12
Amados (as) este andar de cima é o mesmo que Paulo designa como Templo do Senhor. I Cor 3,16; 6,19 É o meu e o seu coração! O Senhor nestes dias espera que eu e você preparemos o nosso coração para que nele Ele celebre a sua Páscoa!

Busquemos nestes dias vindouros fazer uma verdadeira preparação para a Páscoa do Senhor, que possamos viver um tempo de contrição verdadeira, muitos já se valeram da forma que a Igreja encontrou para despaganizar esta festa, mas há muitos que ainda estão sob o jugo do paganismo grego- romano, muitos ainda estão sob o jugo da carne, mas tanto a eles como a nós o Senhor nos convida a uma preparação para que Ele celebre sua Páscoa conosco!

Este tempo se chama Quaresma, período onde somos convidados a buscar fazer uma faxina interior, limpar o nosso coração, colocar tudo em ordem, é tempo de reconciliação, reconciliação com Deus, consigo mesmo, com os irmãos, tempo de se abster das coisas que dão prazer, não é um tempo para que fiquemos tristes, abatidos, não, não é esta a preparação que o Senhor quer!

Não sei como está o seu coração, como você viveu estes dias que antecedem a Quaresma, mas faça um propósito, se você foi à celebração para tomar as cinzas, para se reconhecer como pó, mas querendo também ser transformado, faça-o com alegria. Muitos vêem este tempo como um tempo de privação, não, não é assim, é um tempo de penitencia sim, mas não de privação, é uma atitude que devia ser tomada não só na quaresma, mas em todos os nossos dias, a cada dia se preparar para a Páscoa, até atingir a Páscoa definitiva.

De nada valerá você fazer jejum, abster se de carnes vermelhas se não se abster das concupiscências, dos roubos, dos adultérios, das promiscuidades, das fornicações, das bebedeiras, das fofocas, das falsidades, dos orgulhos, das invejas, tantas coisas que se encontra no coração humano que acabam por impedir que o coração seja um lugar agradável ao Senhor.

Tome uma decisão hoje, e diga: Senhor eu quero ser esta sala de cima, eu quero que meu coração seja um lugar com divãs para que nele celebre a sua Ceia Senhor, eu quero neste tempo me purificar no teu Sangue Preciosíssimo, Senhor, quero preparar o meu coração, ajuda-me Senhor a fazer deste tempo não um tempo de privações, mas de atitudes que me levem a viver a verdadeira alegria, a viver a alegria da Páscoa, da tua Páscoa em meu coração.

  Haveremos de nos lembrar que ela passa pela Cruz!

2 comentários:

  1. so um comentario, no dia anterior a pascoa , e que se faz os preparativos , pois no primeiro dia , o dia 15 ( primeiro dia dos azimos, não se faz preparação de nada,. O texto esta mal traduzido ou a historia esta mal contada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! De fato, vc está correta, faltou uma colocação que só ficou no pensamento, é segundo as Escrituras, estarei corrigindo o texto, muito obrigado pelo seu comentário.
      às vezes durante a redação do texto preciso fazer interrupções e acabo quando volto pensando já ter escrito tudo deixando alguns detalhes importantes como este que você notou escapar!
      Muito obrigado mesmo!e sempre que ler algum atrigo meu e encontra alguns erros, ficarei feliz em receber seu pedido para correção!
      Que Deus te abençoe sempre!

      Excluir