EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quinta-feira, 29 de março de 2012

O Espírito Santo é Deus!


A paz e fogo!
Semana passada vimos que o Espírito Santo está inserido no seio da SS. Trindade.Hoje veremos como diz o tema quem Ele é! “Deus”
I Cor 2,9-12- 9. É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
10. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou...
Antes quero colocar alguns dados que julguei necessário: Alguns números que achei interessantes. Você sabia que a palavra Espírito esta citada 598 vezes na Sagrada escritura? (versão Ave Maria) sendo no A.T. 250 e 348 no N.T. Sendo citado pela primeira vez em Gen. 1,2 e a ultima em Apoc. 22,17, o termo Espírito Santo aparece no N.T. 93 e no A.T. 3.
Diante destas realidades quero afirmar que o Espírito Santo é Deus, embora na maioria das vezes que a palavra espírito apareça seja para definir um estado em que se encontra a pessoa de quem se fala ex. espírito de soberba (ver Ester 13,12).
Muitas pessoas se refiram ao Espírito Santo como um aspecto de Deus, como “Força de Deus”, II Mac 3, 29, I Cor 1,24, “força divina”, I Cor 1,18, I Ped. 4,11, podemos  considerar estas realidades, mas é necessário sabermos que o Espírito santo não é apenas parte ou aspecto de Deus, o Espírito Santo é Deus tal qual o é o Pai e o Filho, ,embora não temos uma figura , assim como temos do Pai Criador, do Filho Redentor, Ele é Deus por inteiro, Consubstancial ao Pai e ao filho, No Credo Niceno- Constantinopolitano vemos “Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.
Não foi criado como alguns pensam para substituir a presença de Jesus, nem para que pudesse ter participação no plano salvífico e na encarnação de Jesus, esteve presente desde sempre, o principio da Criação do Mundo, está claro logo no I capitulo da Sagrada Escritura, Gen. 1, 1-2 “No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
Agora, nesta Vigília de Pentecostes, nós perguntamo-nos: quem ou o que é o Espírito Santo? Como podemos reconhecê-lo? De que modo vamos a Ele e Ele vem a nós? O que realiza? Uma primeira resposta recebêmo-la do grande hino pentecostal da Igreja, com o qual começamos as Vésperas: "Veni, Creator Spiritus... Vem, Espírito Criador...". Aqui, o hino refere-se aos primeiros versículos da Bíblia que, com o recurso a imagens, exprimem a criação do universo. Ali afirma-se sobretudo que acima do caos, sobre as águas do abismo, pairava o Espírito de Deus. O mundo em que vivemos é obra do Espírito Criador. O Pentecostes não é apenas a origem da Igreja e por isso, de modo especial, a sua festa; o Pentecostes é também uma festa da criação. O mundo não existe por si mesmo; provém do Espírito criativo de Deus, da Palavra criadora de Deus. E por este motivo reflete inclusive a sabedoria de Deus. Na sua vastidão e na lógica omnicompreensiva das suas leis, ela deixa entrever algo do Espírito Criador de Deus....
Espírito Criador tem um Coração. Ele é Amor. Existe o Filho que fala com o Pai. E ambos são um só no Espírito Santo que é, por assim dizer, a atmosfera do doar e do amar, que faz deles um único Deus. Bento XVI, Pentecostes de 2006, www.vatican.va.
Muito mais ainda poderíamos discorrer sobre o assunto, porem vou deixar aqui umas dicas para que você também vá às fontes para beber ainda mais desta riqueza.
O site acima e mais. Catecismo da Igreja Católica pode ser encontrar o link no meu Home Page, e uma series de livros: Escutai o Espírito Santo (Reinaldo B dos Reis), Seminário do Espírito Santo, novena de Pentecostes, (RCC Brasil) e outros locais que o Próprio Espírito Santo te inspirar.
Oremos: Ó Espírito Santo, que tudo criastes e que quer fazer de nós o teu santuário, vem orar em nós e nos convencer da verdade, transforma nossos corações, abre-nos o entendimento, concede-nos Tua Luz, guia nossos passos como fizestes com os  profetas, e o povo de Sua predileção, derrama-se sobre nós como se derramou em Pentecostes e faz com que vivamos o que desejou a  Beata Elena Guerra, o  Papa Leão XIII, ao instituir esta Novena e consagrar o Século XX  a Ti, o que Desejou João XXIII ao convocar o Concilio Vaticano Segundo, e todos os Papas até o dia de hoje, que a Igreja viva um Novo e Perene Pentecostes. "Veni, Creator Spiritus... Vem, Espírito Criador...". Vem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário