EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O LEPROSO AGRADECIDO

                                   

Você é leproso? Sim ou não? Que tipo de leproso você acha que é? Creio que todos nós temos ao menos uma ferida que é uma lepra, pois sempre acabamos contagiando alguém com ela.
Lepra é uma doença muito antiga, conhecida como a doença mais antiga do mundo, desde muito ouvimos falar dela, tem seus primeiros registros no Egito a mais de 4000 anos, houve um tempo em que ela era muito mais conhecida, no entanto apesar de hoje ainda existir, já não se fala muito dela, ou não se fazem tantas referencia a ela, mas ela não deixou de existir, uma doença contagiosa, mas que tem cura. Hoje é também conhecida como Hanseníase.

Talvez você esteja se perguntando onde quero chegar, pois bem, a lepra em si como enfermidade física também esta relacionada com outra doença muito mais grave e que não é física, o pecado, para o povo israelita a lepra era tido como uma maldição adquirida por causa do pecado, ou seja, para marcar um pecador segundo a concepção Deus enviava a doença para que ficasse identificado aquele que lhe havia desobedecido, Deus não age assim, pois Ele não rotula ninguém como a humanidade o faz principalmente em nossos dias.
Nos dias de hoje existe uma diferença um tanto grande, pois antigamente o pecado era denunciado, o leproso precisava manter um certa distancia dos demais, e ainda usarem um sino, para que se evitassem o contagio sarem roupas que o identificassem-no ao longe, hoje porem muitos querem encobrir os pecados, mas também querem disfarçá-los para que outras pessoas não se dêem conta do mal que estão entrando, da sujeira com a qual estão se contaminando. “O pecado contamina tudo que o toca.” Reconheça hoje a sua fragilidade a sua doença.

Veja, no texto de Lucas encontramos alguém diferente, alguns leprosos que queriam a cura, mas dentre eles havia um que era diferente.

Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.  Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados.  Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.  Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?! E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou.  Lc 17,11-19 11

O que tem de diferente este leproso, o fato dele ter voltado para glorificar a Deus pela sua cura agradecendo a Jesus, não só isto, mas o fato dele se reconhecer estrangeiro, ele voltou para agradecer a Jesus por lembrá-lo que está aqui de passagem, que ele não é desta terra, mas concidadão do Céu; glorificou a Deus por compreender que ele é filho e se filho é co-herdeiro das graças alcançadas por Jesus para ele. Diferente ainda do círio Naamã, que quando foi lhe dito que deveria ir ao Jordão para se purificar, murmurou antes, este não murmurou, mas apenas se colocou a caminho confiante de que a ordem era um sinal de libertação, que a obediência lhe daria não só a cura física, mas também a cura espiritual, antes um pecador, agora alguém que foi salvo por Jesus. E os outros 9? Não foram curados? Sim, mas não foram salvos, não tinham fé na salvação, apenas queriam a cura, mas não queriam abandonar a sua vida de pecado, queriam a cura física, mas não a da alma.
É preciso nos desenvencilharmos das cadeias do pecado, desfazer-se das lepras, mas é muito mais preciso saber que somos cidadão do Céu, que estamos aqui de passagem, que somos estrangeiros nesta terra, que somos moradores da Nova Terra, da Jerusalém Celeste, é preciso não só saber disto, mas também desejar isto! 

 Ir a o sacerdote é reconhecer o seu pecado, suas lepras, tomar a decisão de ir ao sacerdote é o primeiro passo para a cura, é o primeiro passo para a purificação, pois só os puros de coração entraram no Reino dos Céus!
Naamã queria presentear o profeta, mas que presente podemos dar pela nossa salvação? Nada. Pois não são nossos méritos, não são nossos bens capazes de pagarem isto, podemos pagar por nossa cura física? Nem isto acho, pois ela também depende unicamente da vontade de Deus, se Ele assim achar por bem nos concede, e designa Ele mesmo o meio para isto, através de um medico ou de um profeta, através da medicina ou através da Ação de Sua Palavra, de um milagre, mas tudo isto nos é dado por Sua bondade e Misericórdia, por Seu infinito amor.

O profeta sabe que a graça não prove dele, mas de Deus e da fé daquele que se põe a cumprir seus mandamentos, daquele que Lhe é obediente, Naamã embora a princípio tenha murmurado, achando impossível que a graça da cura viesse de uma maneira tão fácil, que não lhe custasse nada, nos dias de hoje, você já viu alguém vendendo a cura, a graça de Deus? isto também é uma lepra que tem assolado a humanidade, pessoas e igrejas que colocam preço para um milagre, milagre este que nunca acontece.

Quais são as suas lepras? Nesta hora vamos pedir ao Mestre que nos cure, nos purifique de toda imundície, que Deus na sua infinita misericórdia nos conceda a graça do encontro com o Sacerdote, com o Supremo Sacerdote Jesus, que neste dia assim como aqueles leprosos sejamos obediente, que no coração de cada um solidifique esta certeza, enquanto caminharmos seremos curados, assim como a cura daqueles aconteceu ainda no caminho, que neste dia tenhamos a coragem de caminhar, caminhar ao encontro do Sumo e Eterno Sacerdote, assim como Naamã se purificou nas águas do Jordão, possamos nós nos purificar no Sangue de Jesus, e sendo purificados Neles, estejamos aptos a entrar no Céu, na Jerusalém Celeste, puros e sem manchas.

Não seja como os outros nove, seja como aquele estrangeiro, afinal você é um estrangeiro aqui, o Céu é o seu lugar, volte correndo para os pés de Jesus, louvando e cantando as suas maravilhas! Seja fiel e testemunhe o que Deus já fez em sua vida, ou voce ainda é um simples leproso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário