A quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados Jo 20,23. Um mandato que os Apóstolos receberam de Jesus e é muito forte isto, ah se soubessemos de verdade o quanto isto é grandioso!
O pecado é uma ofensa a Deus que causa uma ruptura porque desvia Dele nosso coração, o primeiro pecado é uma desobediencia, uma revolta contra contra Deus. CIC 1849-50
O pecado é uma ferida para a qual não existe remedio humamo, não se pode produzir uma fonte de cura em um laboratório, mas isto não significa que não haja cura, a cura existe e pode ser ministrada por um Sacerdote, aliás só ele que recebeu o mandato de Jesus através do seu Ministério recebido da Santa Igreja consegue ministrar com eficácia, pois o Remédo vem de Jesus do qual ele é revestido para este sacramento, o Sacerdote é In Persona Crhist, a Pessoa de Jesus ao ministrar os Sacramentos.
Deus criou o homem, deu lhe a graça de ser feito à sua imagem, porém o homem por desejo de ser igual a Deus desobedece, comete assim uma falta gravíssima, porém Deus que É Puro amor não desiste do homem, por isto se encarna numa carne semelhante a do homem, para desta forma, como homem vencer o pecado e a morte que o homem se submeteu.
na Cruz crucificou o meu e seu pecado. Cesar no seu tribunal condenou Jesus a morte, na verdade foram os nossos pecados que determinou esta sentença, Porém Jesus assumiu junto ao Pai não o papel de carrasco, de um promotor que exaustivamente aponta nossos erros, mas um Advogado, e também o Juiz, Justo Juiz, apresenta a defesa:
" Seu Sangue Preciosíssimo é o argumento de defeza que cobre nossas faltas de modo que não se pode mais vê-las!"
Sentado à direita do Pai, como Juiz declara a sentença que Ele Própio havia pedido na Cruz: " Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem!"
"O Sacramento da reconciliação é o único tribunal onde voce se declara culpado e sai dele perdoado, entra com a alma morta e sai ressuscitado!"
Arrependei-vos e crede no Evangelho Mc 1,15, este é o caminho para a reconciliação: arrepender, confessar os pecados, invocar a Misericórdia de Deus receber a Graça da absolvição.
Confessei o meu pecado, e meu erro não te encobri, eu disse: "Vou a Iahveh confessar o meu pecado!" e Tu absloveste o meu erro e perdoaste meu pecado. Sl 3,15
De coração contrito oremos pedindo com confiança este ato de contrição:
"Meu Senhor e meu Deus estou arerependido de ter Vos ofendido,e como não tenho eu como apagar os meus muitos pecados recorro à sua infinita Misericórdia, clamo e suplico por Ti oh meu Deus Misericordiosíssimo que venhas em meu socorro e laveis-me com Teu Sangue das manchas do meu pecado! Peço que me conceda a força do Espírito Santo para que no futuro não venha mais lhe ofender com tamanha insensatez. Meu Senhor e meu Deus, perdão e Misericórdia! Arrependido eu Vos suplico! Sela em meu coração o desejo ardente de não mais pecar!"