EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

segunda-feira, 26 de junho de 2017

JESUS ENSINA EM CAFARNAUM Marcos 1,21-22


Continuando nossos estudos do Evangelho de Marcos

21Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, foram à sinagoga. E ali Ele ensinava. 22Estavam espantados com seu ensinamento, pois Ele ensinava com quem tem autoridade e não como os escribas.
  
21a) Entraram em Cafarnaum e, ____ Cafarnaum, cidade que Jesus Morou?  
21b) logo no sábado, ______ dia em que se reunião para ler os Salmo
21c) foram à sinagoga. ____ local de culto (ensinamento e oração)
21d) E ali Ele ensinava. ___Jesus é tido por muitos como um grande mestre!

22a) Estavam espantados com seu ensinamento, ___ A Sabedoria de Deus causa espanto aos homens.
22b) pois Ele ensinava com quem tem autoridade ___ Jesus não é um homem comum, sua sabedoria é divina e por isto tem uma eficácia infalível
22c) e não como os escribas ____ mestres que ensinavam as Escrituras e a Lei

Ainda não sei se estou certo, mas preferi separar assim a perícope para analisarmos alguns pontos.
Cafarnaum situava se ao norte da Galileia, região marítima, lugar onde Jesus fez vários milagres e tem se que ali morou por algum tempo, também a cidade em que Pedro morava!

Marcos usa aqui a palavra logo, creio que isto significa a pressa com que se deve anunciar a Palavra, Jesus tem pressa que Seu Reino seja difundido, pois foi para isto que veio, coincide que era dia de sábado, dia em que os judeus costumavam se reunir para a leitura do Salmo e dia de ensino que os escribas faziam à respeito das leis mosaicas.

Jesus não quebra a regra, “não fará ouvir a voz nas ruas” Is 42,2; é na sinagoga que Ele começa a desenvolver seu ministério. Sendo chamado para o serviço, (como é apresentado por Isaías) recebeu do Pai o Espírito de Deus, é com esta Sabedoria que Jesus ensina, não interpretando as leis, mas falando com propriedade de quem as criou, (só é capaz de ensinar o funcionamento de um engenho com propriedade aquele que o desenvolveu, os demais apenas podem interpretar o seu desempenho e funcionamento.)

O ensino de Jesus causa espanto, por que será? Ainda nos nossos dias estes ensino de Jesus ainda causam grande transtorno, a muitos que querem ensinar sobre Jesus, mas muito pouco, pouquíssimo mesmo querem imitá-Lo, na verdade não o conseguem fazer por que ainda temos por demais fariseus nos templos de hoje.

Jesus veio para trazer a Luz e abrir os olhos aos cegos, mas infelizmente é o contrário que acontece hoje, os ensinamentos tem cegado o povo e os levado cada vez mais para as trevas, Jesus já anunciava que nestas trevas haveriam dores e ranger de dentes, quanto hoje a humanidade tem sofrido nas mãos dos falsos mestres, as autoridades de todo o lado oprime o povo, aqueles que deveriam trazer paz e alento ao povo o defrauda de seus bens materiais e ainda por cima desviam os filhos que buscam a verdadeira salvação, há muitos havidos em ensinar as leis, mas nem um minuto as querem cumprir, se dizem servos de Deus, mas na verdade são servos das trevas espalhando trevas, dor, revolta, morte e pavor entra os povos!

Os escribas eram pessoas letradas, versadas nos conhecimento da Torah, muito embora todo este conhecimento por vezes não levava as pessoas a uma verdadeira mudança de vida, Deus deu a Moisés as Tabuas da Lei, elas tinham o Decálogo, mas foram sendo criados preceitos para serem cumpridos a Lei que elas acabaram ficando impraticáveis, sendo incapazes de serem cumpridos desanimavam em muito as pessoas de as praticarem, será que não está novamente acontecendo isto hoje?
Em muitas igrejas e seitas por ai está assim, tantos preceitos que acabam minando a fé das pessoas e desviando as do verdadeiro caminho da salvação!

O que você é?
O que você tem ensinado?
Como tem sido seu ensino?
Qual a autoridade do seu ensino?
Como o ensino de Jesus ou dos fariseus?

Jesus tem pressa que Seu reino seja conhecido, que as pessoas desfrutem de Sua Luz, a Autoridade de Jesus está alicerçada no testemunho de Sua atitude de Amor para com o seu rebanho, como você tem tratado o rebanho que o Senhor te confiou?
Quem é seu rebanho? Sua família, seus funcionário, seus amigos...
A autoridade de seus ensinos não vão estar na dramatologia usada, mas na sinceridade de suas atitudes, estas podem ensinar muito mais que múltiplas palavras.

Peçamos hoje: Jesus, dá nos de Tua Sabedoria para que possamos ensinar os teus caminhos com sinceridade e autoridade!

terça-feira, 6 de junho de 2017

VOCAÇÃO DOS QUATRO PRIMEIROS DISCÍPULOS Mc 1,16-20



 Continuando os estudos do Evangelho segundo São Marcos vemos nesta perícope um relato de vocação, um chamamento que exige uma resposta, não uma resposta qualquer, mas uma resposta firme e imediata!
Esta perícope é semelhante a narrativa feita por Mateus Mt 4, 18-22, pouco diferente de Lucas que fala que o encontro deste chamado se deu dentro do barco de Simão e os outros estavam juntos, sem a citação do nome de André Lc 5, 8-11. Lucas também deixa claro que Jesus já conhecia Simão Lc 4,38-39
Já para João este primeiro encontro se deu por que João revelara que Jesus era o Messias a seus discípulos. Talvez João seja quem está junto de André. Jo 1,35-42


16a) Caminhando junto ao mar da Galileia, ____ Jesus começa seu Ministério na Galileia e à beira do Mar sabe o que procura
16b) Viu Simão e André, ___________ os dois primeiros discípulos de Jesus, 
16c) o irmão de Simão. _______ Marcos faz questão de identificar a familiaridade entre os discípulos Pedro e André.
16d) Lançavam a rede ao mar, ___________Exercício árduo da profissão
16e) pois eram pescadores. ______Profissão humilde, mas que mantinha o sustento de muitos na região

17a) Disse –lhes Jesus: ______É sempre de Jesus a iniciativa
17b) “Vinde em meu seguimento, _____ primeiro chamado é segui-lo
17c) e Eu farei de vós pescadores de homens” ________ Se atender o chamado a vocação é quase que imposta

18a) e imediatamente, ______a proposta recebe uma resposta imediata
18b) deixando suas redes, _______ Para seguir Jesus é preciso deixar tudo
18c) eles O seguiram. ______O Caminho ainda é incerto para eles, mas a confiança faz com que eles não hesitem

19a) Um pouco adiante, ________ os pescadores sempre ancoram seus barcos próximos, na praia é o lugar de descanso
19b) viu Tiago,    ___________ novamente a iniciativa vem de Jesus
19c) filho de Zebedeu,                     ___
19d) e João, seu irmão,                            ___Marcos mais uma vez faz referência aos familiares
19e) eles também no barco, ­­­­­­­______ mesma posição de Simão e André, no barco
19f) concertando as redes. ____ Após a pesca é preciso reparar as redes, instrumento de trabalho que se desgasta após tantos lances

20a) E logo os chamou. ____ Novamente o chamado
20b) E eles deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, _____Idem 18b/18c deixar tudo
20c) partiram em seu segmento.
 
 Vemos aqui um paralelismo nesta perícope, o chamado dos 4 se dá à beira do mar, da mesma forma que Jesus chama a Pedro e André, chama também a João e Tiago e igualmente deles Jesus recebe a mesma resposta, sem perguntas, sem demora!

Não é passível àqueles que recebem um chamado hesitarem, ou aceitam ou não ao chamado, se aceitam não impõe se condições para responder, mesmo por que o chamado de Jesus é urgente e emergente, urgente pois é preciso que se propague logo o Reino, é emergente, pois deve vir de dentro, deve se responder com o coração.
De homens simples e humildes são chamados a um trabalho que exigirá deles um entrega total de suas vidas e tempo, diferente dos profetas os discípulos são chamados pelo Senhor em pessoa. De pessoas rudes serão transformados pela Sabedoria Divina em Apóstolos protagonistas num novo projeto de Salvação, projeto este que deverão pagar com a própria vida para que Ele seja propagado com eficácia, quando Jesus pergunta se eles poderão beber do cálice que o Pai lhe dará eles dizem sim Mt 20,22, mesmo ainda não tendo compreendido que o cálice significava o martírio, assim como a pesca de bons peixes exige que se lance a águas mais profundas, para cumprir com o chamado, para dar uma resposta à altura do que que lhes é confiado também terão que arriscar suas vidas e por fim doá-las pelo bem do reino de Deus, pelo testemunho de Fé,
Um fato que não posso deixar passar é a identificação dos personagens, pois muitos fundamentalistas alegam que Jesus teve outros irmãos, aqui já fica claro que Tiago que um dos que é tido como irmão de Jesus é filho de Zebedeu e João também e que Jesus aparentemente não tinha uma intima relação com eles, se assim o fosse este chamado poderia ter se dado em sua casa e não no local de trabalho! Há que se pensar e analisar bem antes de tirar conclusões.


Ser pescador de homens é uma proposta que eles recebem com alegria, Hoje Jesus continua chamando! Jesus é o Salvador que nos chama a também fazer parte, sermos integrantes desta Companhia de Pesca!
Qual a sua resposta? Você está disposto ao chamado?
Podes beber o Cálice Que Jesus bebeu?