EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

JESUS INAUGURA SUA PREGAÇÃO Mc 1,14-15



      14Depois que João foi preso, veio Jesus para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: 15Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.


14a) Depois que João foi preso, ______ (mudança de tempo e situação)
14b) Jesus veio para a Galileia    _____ (mudança de lugar e de personagem)
14c) pregando o Evangelho de Deus: ___ (ação do novo personagem)

15a) Cumpriu- se o tempo e ______ (talvez aqui possamos dizer tempo das profecias)
15b) O reino de Deus está próximo. ______ (o Ministério de Jesus inaugura este novo Reino)
15c) Arrependei-vos e _________ (primeiro passo da conversão é o arrependimento)
15d) crede no Evangelho. _______  (do grego euaggélion que significa “Boa Notícia)

Nesta perícope encontramos uma mudança de tempo expresso na palavra “depois”; aqui vemos também o relato de um fato, a prisão de João.
Marcos nos revela aqui a saída do último dos profetas, João Batista, de cena e o início do Ministério de Jesus. (Sobre a prisão de João veremos mais adiante quando chegarmos ao cap. 6)

Galileia, terra de gentios, ao contrário da Judeia que era renomada em Israel onde moravam os religiosos, pois ficava aí Jerusalém e o Templo. Jesus vai primeiro ao encontro dos pobres, assim como Moisés foi enviado ao povo oprimido no Egito, Jesus vai aos oprimidos do reino para conduzi-los ao Novo Reino. O reino de Deus!

Os fariseus pregavam a lei, Jesus vem para pregar a Boa Nova, o Reino de Deus e sua Justiça. Antes o anuncio era de um novo tempo, agora é chegado o fim do tempo da espera, agora é o tempo da manifestação do Amor, finalmente Deus está no meio de seu povo, antes se fazia presente nos sinais, (fogo, nuvem, vento) agora na Pessoa de Jesus que irá ensinar o caminho: “...Ele nos ensinará os seus caminhos...” Miq. 4,2

Aqui é feito um convite, o primeiro de muitos que Jesus fará, o convite à conversão, a conversão passa pelo cadinho do arrependimento, não se abandona o caminho velho se não se arrepender do caminho escolhido antes.
O povo por diversas razões tinham abandonado os caminhos do Senhor e praticavam uma serie de práticas pagãs, Jesus faz o convite para que o povo volte a Deus e a primeira via é a do arrependimento de tais práticas e ter abandonado as Leis do Senhor.
Hoje também devemos acolher este convite, ele é feito também a nós, é chegado a nós a Boa Nova, mas muitos ainda estão com o coração endurecido...

É preciso crer de novo, agora não apenas na profecia, mas no seu cumprimento, verdadeiramente: “Iahweh, o teu Deus, está no meio de ti, um herói que te salva!” Sof. 3,17

Jesus é a própria Boa Notícia, é nele que devemos crer, o convite foi feito à Israel, e hoje é feito a cada um de nós, não é somente um boato, uma manchete para vender jornal, não! Jesus não é notícia comercial como se fazem em tantas igrejas por aí, é por isto que Deus nos chama ainda hoje, volta... converte-te, crê e serás salvo, por que será tão difícil a nós entender estas palavras???