EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O BATISMO DE JESUS


           Retomando os estudos do Evangelho Segundo Marcos

Qual a importância do batismo para você? Acha que o batismo foi importante para Jesus? Batismo por imersão ou por aspersão?
 Mc 1,9-11
9a) Aconteceu, naqueles dias,
9b) que Jesus veio de Nazaré da Galileia
9c) e foi batizado por João no rio Jordão.

10a) E, logo ao subir da água,
10b) ele viu os céus se rasgando
10c) e o Espírito, como uma pomba,
10d) descer até Ele,

11a) e uma voz veio dos céus:
11b) Tu és meu Filho amado,
11c) em Ti me comprazo

A segmentação nos ajudará no caminho da reflexão.
“Aconteceu naqueles dias’, tempo determinado em que João estava a batizar, João havia sido enviado para isto cf. João 1,33 “Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água... O batismo era uma vontade de Deus para os homens.
 “Jesus veio de Nazaré da Galileia”. Tão importante para Jesus era o batismo que Ele percorreu em média uma distância de 50 km de Nazaré até o rio Jordão, da Galileia à Judeia, uma rota atravessando áreas hostil, montanhosa, e desértica em alguns momentos, não tendo veículo nem estradas pavimentadas na época o percurso era feito em lombos de animais ou à pé, este deve ter sido meio que Jesus usou, ou seja caminhou da Judeia á Galileia para receber o batismo das mãos de João no rio Jordão.
Jordão originado do hebraica yarden a partir da palavra yarad que significa descer, vir abaixo; Jesus desce de sua Divindade e vem abaixo, como homem se faz pecador por causa de nossos pecados, não comete pecado, mas se faz assim para que possa estar mais próximo a nós, “Deus, enviando seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado... Rm 8,3

Não falaremos do batismo de sangue no memento. Muitos falam que o batismo deve ser por imersão devido o relato dizer “ao subir das águas”, 1,10a muitas vezes se uso o termo: ‘o gado desceu às águas para beber’, mas isto não significa que o gado mergulhou nas águas para matar a sede, o termo subir das águas não significa exatamente que alguém tenha sido mergulhado nela, se assim fosse o termo mais correto para expressar que havia subido do fundo dá água seria emergiu, logo sendo o rio um lugar mais baixo, pode significar que Jesus saiu do leito do rio para um lugar mais afastado dele.

Batizado, pode também significar: lavado, purificado, imergido, banhado, e isto tudo nos traz à uma única coisa, fomos de novo inserido pelo Batismo de Jesus no número dos eleitos dos filhos de Deus. O rito do batismo pode ser uma substituição ao rito da ablução que os judeus faziam. (ablução: lavagem do corpo ou parte dele, purificação)
“Ele viu o céu se rasgando”; o caminho do Paraíso volta a ser aberto, o que havia sido fechado pelo pecado de Adão agora é resgatado pelo batismo de Jesus, O Espírito Santo agora pode habitar novamente o homem, graça que só pode ser nos dada através da encarnação de Jesus, e isto se cumpre primeiro no batismo de Jesus para se cumprir a Palavra de Isaías 44,3 Ezequiel 33,25, Joel 2,28-29 derramando a água sobre seus filhos, o Senhor novamente purifica-os para terem de novo a sua Misericórdia Infinita!
“O Espírito, como uma pomba”, “Desce sobre Ele”. A pomba é uma forma simbólica com a qual se apresenta o Espírito Santo. Assim como Jesus desceu aos homens também desce o Espírito de Deus e assim como repousou sobre Jesus também há de repousar em todo coração que O declarar como Senhor e Salvador.

E uma voz veio dos céus: Tu és meu Filho amado, em Ti me comprazo.
Assim como Deus falou ao povo no Monte Sinai, se comprazendo da servidão de Moisés, o Senhor se compraz com o Filho há de se alegrar também com todos aqueles que o Filho resgatar no seu servir!

É do Céu que se ouve a voz de Deus, é sendo com Cristo batizado que também seremos ainda mais amados por Ele e assim O faremos felizes por nos ter resgatados!

Lavemos hoje o nosso coração, purifiquemos nos de nossas impurezas e recebamos aquilo que Deus nos dá em seu Filho, Jesus! Recebamos como Jesus, o Espírito Santo!

Talvez você ainda não seja batizado, mas se buscar o significado do batismo e o quando Jesus o desejou você também o buscará!