EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Introdução e analise do Evangelho de São Marcos, Mc 1,1-8




A cada dia temos uma dificuldade enorme de compreender a mensagem do Evangelho, por isto devemos fazer uma espécie de dialogo com Ele, na verdade acho que devemos interrogá-Lo até a exaustão, ainda assim talvez corramos o risco de não conseguir por em pratica aquilo que Ele nos impele.

O objetivo hoje é começar um estudo do Evangelho segundo Marcos, para isto delimitarei as perícope e segmentarei os versículos para que possa analisar o gênero literário e sua estrutura, como disse a minha dificuldade não é pequena, mas como quebrar esta barreira se não tentar?

A bíblia que usarei será a tradução Bíblia de Jerusalém.

Uma das dificuldades é já no inicio definir quem foi Marcos! Quem Foi marcos?

Alguns exegetas, biblistas e teólogos são unânimes e afirmar que era um discípulo e interprete de Pedro, filho de Maria que acolhe Pedro após sua libertação miraculosa da prisão conf. Atos 12,12; primo de Barnabé (Cl 4,10), companheiro da missão de Paulo e Barnabé a Chipre (At 13,5), motivo da separação de Paulo e Barnabé (At 15,39), mas que é reconhecido como importante por Paulo para ele próprio e para a missão (II Tm 4,11), (Cl 4,10; Fm 1,24) isto mostra que houve uma reconciliação entre eles e um reconhecimento de Paulo que antes o havia rejeitado por ter separado-se deles logo após a primeira missão.

 Também concluem que foi o primeiro Evangelho a ser escrito servindo de base para o Evangelho de Mateus e de Lucas e que teria sido escrito antes da destruição do templo de Jerusalém, mas tão logo a morte de Pedro e Paulo por volta dos anos 65 e 70 DC, Pápias Bispo de Hierápolis quem atesta esta atribuição por volta do ano 150, Irineu e Clemente também demonstram acreditarem desta forma. Mas não é nosso objetivo provar quem foi Marcos, apenas apresentar nossa visão diante dos relatos de introdução já
Feito, pois não sou pretenso a biblista.

Marcos usa um estilo próprio de narrador e não de historiador, não está preocupado muito coma ordem cronológica dos fatos, mas em relatar com veracidade os acontecimentos da vida de Jesus que é o protagonista de suas narrativas, embora não faça menção à infância e a genealogia de Jesus, de inicio mostra quem Jesus será conhecido para todo o sempre, não como o filho do carpinteiro e Maria (Mt 13,55; Mc 6,3), mas como Jesus o Filho de Deus (Mc 1,1. 15,39)

Assim como Moisés foi escolhido por Deus para reconduzir o povo escolhido Ele, João Batista também podemos dizer que é aquele que prepara um povo bem disposto a aceitar e experimentar em suas vidas Presença de Deus no meio deles.

João preparou a passagem do Antigo para o Novo Testamento, foi o precursor de Jesus, a Boa Nova, o Messias esperado, Acredito que Marcos quis com seu Evangelho reacender ou fortalecer a fé dos que estavam a caminho da salvação.
Relembrando o Profeta Isaías apresenta João, “voz do que clama no deserto” como o escravo que abre a porta para que o Senhor possa passar e relata que João não se achava digno de desatar as sandálias (abrir esta porta), mas que cumpre a missão, apresentar o Messias antes de sua morte!
Mc 1,1-8

1a) Principio do Evangelho de Jesus Cristo,
1b) Filho de Deus.

2a) Conforme está escrito no profeta Isaías;
2b) Eis que Eu envio o meu mensageiro diante de ti
2c) a fim de preparar o teu caminho;

3a) voz do que clama no deserto:
3b) Preparai o caminho do Senhor,
3c) tornai reta suas veredas.

4a) João Batista esteve no deserto
4b) proclamando um batismo de arrependimento
4c) para a remissão dos pecados

5a) e iam até ele toda a região da Judeia
5b) e todos habitantes de Jerusalém
5c) e eram batizados por ele no rio Jordão,
5d) confessando seus pecados.

6a) João se vestia de pele de camelo
6b) e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre

7a) e proclamava:
7b) Depois de mim, vem aquele
7c)  que é mais forte que eu,
7d) de quem não sou digno de,
7e) abaixando-me,
7f) desatar a correia das sandálias

8a) eu vos batizei com água,
8b) Ele, porém vos batizará com o Espírito Santo

-Protagonista: Jesus o filho de Deus (v 1
-Ator coadjuvante: João Batista  (v 4a, 6a
-Vocação de João Batista: Profeta  (2b
-Condição econômica: pobreza (vestia pele de camelo e se alimentava de mel e gafanhoto) (6a, 6b
-Destinatários da mensagem de João: Judeus (5ª, 5b
-Cenário: Deserto da Judeia próximo a Jericó. (5ª, 5b, 5c
-Objetivo da mensagem: Batismo de conversão e mudança de vida (4b
-Nível de autoridade: João batiza com água, Jesus com o Espírito Santo. (8a, 8b
-Situação político/religioso: Reinado de Herodes, dominação romana, líderes religiosos sumo sacerdote e mestres da lei; o povo judeu insatisfeito tanto com um como com outro, opressão de ambos os lados.
João se achava indigno de tirar as sandálias de Jesus, preparou-se no deserto para a missão, João se despojou para a missão.

João enfrenta não só o deserto, mas experimenta o ódio por parte dos lideres religioso, pois fala de um novo Messias, também fica na berlinda com o imperador que sente se ameaçado com a possibilidade de um novo Rei.


João o precursor do Messias, Marcos relata os atos deste Messias e os fatos que o envolveram para que nós saibamos quem é o Filho de Deus anunciado por João e pelos profetas.