EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

terça-feira, 3 de março de 2015

LÁZARO MORREU; DESATAI-O E DEIXAI-O IR!


NA VIDA A PARTE MAIS DIFÍCIL DE PASSAR É A DA PERDA DE ALGUÉM, MAS TAMBÉM PODE SER MAIS DIFÍCIL AINDA PARA UNS QUE PARA OUTROS, POR QUE SERÁ?
Achei muito interessante uma pequena frase de Jesus no final da narrativa da ressurreição Lázaro: DESLIGAI-O E DEIXAI O IR. Jo 11,44 
Mais que uma simples ordem, existe ai uma expressão de desejo de liberdade que Jesus tinha para as pessoas!
Lázaro era amigo de Jesus, mas com certeza era a causa de muitos transtorno para as pessoas da época, lembramos que ele tinha uma doença que impedia as pessoas de terem um contato direto com ele, hora as pessoas queriam se aproximar de Jesus, porem por que Jesus se hospedava em sua casa as pessoas não podiam ter contato também com Jesus, todos aqueles que tocarem num cadáver se tornam impuros; "Quem tocar o cadáver de um homem qualquer será impuro sete dias." Num 19,11 
Os leprosos eram tidos com mortos, pois estavam condenados pela lei a exclusão social e proibido de viverem entre os irmãos por causa de sua enfermidade e considerado ainda um maldito. Quanto transtorno não trazia Lázaro para Jesus por causa de sua "impureza"? Porem para Jesus isto não era problema, mas para os mestres da leis sim, para as pessoas que observavam as leis ao pé da letra sim, Jesus por ter convivência com os leprosos era considerado impuro.
Jesus ao ressuscitar Lázaro queria nos mostrar outra realidade, a realidade das pessoas que se prendem aos problemas do passado, dos conflitos entre os vivos e os que já partiram, ora muitas pessoas odiavam Lázaro que por causa do contato de Jesus com ele, isto porque não permitia que se aproximassem do Mestre sem descumprir a lei!
"Desligai-o e deixai-o ir!" Vejam, Jesus não disse desligai-o e levai-o para casa, ou segui-o, mas deixa-o ir, por que?
Muitas pessoas continuam carregando os lázaros da vida remoendo as desavenças do convívio enquanto estes viviam, muitos talvez não vão entender o que ao remoerem as magoas e ressentimentos passados com pessoas que já voltaram para a casa do Pai, muitas pessoas carregam seus  lázaros pelo resto da vida!
Toda vez que alguém remoe as magoas de alguém que já faleceu ressuscita o seu Lázaro, mas Jesus ao ressuscitá-lo disse deixai-o ir, desligai-o, isto é liberte se dos males antigos, liberte-se de suas lepras, purificai-vos daquilo que o torna impuro ainda mesmo depois de morto, a lei dizia que quem tocava no morto era impuro por sete dias, Num 19,11, mas alguns passam a vida ruminando suas impurezas e carregando seus mortos, por que? Para que?
Jesus surpreende os discípulos quando diz que Lazaro havia morrido e deviam voltar até onde ele se encontrava, a ponto de causar um transtorno, até mesmo o repreenderam por querer voltar onde à pouco queriam apedrejá-lo. Mestre, responderam eles, há pouco os judeus te queriam apedrejar, e voltas para lá? Jo 11,8 Jesus ao retornar, força os seus amigos a enfrentar com ele a realidades de uma separação, para que voltar até uma pessoa que já morreu? Para deixá-la partir em paz, para que possa confortar o coração dos que amavam-no de tal forma que eles pudessem ter a certeza que ele devia seguir seu destino sem pesares!
Na ressurreição da filha de Jairo Jesus devolveu-na aos pais e disse que alimentassem ela; Mc 5,41-43, à viúva de Naim também ele devolveu com vida o que era morto.  Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores! E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: Moço, eu te ordeno, levanta-te. Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. Lc 7,12-15, porém na ressurreição de Lázaro mandou que o deixassem ir, temos que saber que a momentos que deveremos as pessoas segurem seu curso, seguirem rumo ao Pai.
Saibamos compreender que a ressurreição é para a vida eterna e não para a vida da terra!