EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

DEPRESSÃO



Jesus não se encarnou apenas para libertar os homens da morte eterna pela sua morte na Cruz, mas para ensiná-lo a mergulhar nas profundezas de sua existência e olhar para as múltiplas oportunidades que a vida nos oferece mesmo em meio ao mais terrível sofrimento, a questionar a nossa própria existência e os fatos que nos cercam ao longo da vida!

Existe um mal que tem rondado o ser humano e ceifado vidas de uma forma meticulosa, age no silencio, mas com uma eficácia violenta, talvez você já tenha passado por ele ou alguém de sua casa, família, amigo, alguém próximo a você, só quem passou ou presenciou as ações deste mal pode dizer o que experimentou por causa deste mal, um mal que ceifa vidas, dignidade, sonhos, ele é o mal da depressão!

A depressão tem na maioria das vezes seu inicio por causa de um conflito interior vivido ainda no período da gestação, mas também pode ser por causa de alguns fatos ocorridos durante o decorrer de nossas vidas, uns dizem que a depressão acontece com pessoas que não tem fé, mas não creio que isto seja verdade.
Jesus ao se encarnar quis mostrar ao homem que muitas coisas podem transformar a vida do homem a partir de suas escolhas e interpretações, e por isto vou aqui fazer um paralelo com a vida de Jesus para mostrar a importância de olhar para outras perspectivas de vida e assim vencer o que penso ser um dos maiores mal que afeta o ser humano.

Disse mais acima que ela pode ter sua razão pode ter inicio por causa de fatos acontecidos na gestação, pois bem, como pode ser isto? Tudo que a mãe passa, por todas as situações em que se é gerado uma criança tem ação direta no seu ser pessoal e suas interpretações podem acarretar em sérios danos na sua vida, vamos ver como Jesus experimentou seu momento de ser uma pessoa, lembrando que, apenas a forma de fecundação é que foi diferente, pois não houve uma relação sexual para que ele fosse colocado no ventre da Virgem.

Lucas, por ser medico, faz algumas revelações mais detalhadas da encarnação de Jesus, vejamos:
O Susto de Maria ao saber que ficaria grávida, já seguindo uma confusão pela presença do Anjo que se lhe apresentou muitas vezes este susto pode ser a razão de um sentimento de rejeição á primeira vista para o feto, mas a forma com que Maria encarou os fatos fez toda a diferença, pois ela dissipou as duvidas imediatamente coma pergunta: “como se dará isto?” (Lc 1,34) a explicação do Anjo lhe trouxe segurança e esta segurança foi transmitida instantaneamente a criança que com sua aceitação fora fecundada, os sustos que as mulheres levam ao descobrir se grávidas são por vezes um trauma para a criança que está naquele ventre, fazendo com que a criança venha a ser medrosa e insegura diante das decisões futuras.

O sentimento de rejeição pode brotar quando é dado a noticia ao pai, principalmente se a gravidez ocorre antes de se contrair o matrimonio, foi o que ocorreu quando “José soube que Maria estava grávida, quis rejeitá-la”, (Mt 1,19) isto gera um conflito muitas vezes fatal, capaz de gerar na criança uma depressão tão profunda que ela acaba optando por não nascer, provocando um aborto espontâneo, mas as pessoas quase nunca sabem o porquê ele ocorreu, pensando ser má formação ou outro fator que não este, mas Jesus que experimentou estes fatos fez também suas opções a partir de fatos imediatos, José aceitou a sua missão e isto deu segurança a Jesus em prosseguir, por sentir se amado por seus pais, fato muito importante na vida de uma criança em gestação é o amor com que é acolhida, quando isto não ocorre então os traumas podem ser danosos e a causa de uma possível depressão futura que pode causar uma serie de outras enfermidades.

Jesus é procurado para seja morto por Herodes (Mt 1, 13 seg.) e precisa mudar-se, precisa de proteção, mas a criança pode pressentir o perigo que corre, ela tem uma sensibilidade muito aguçada e pode por conta disto aperceber-se de fatos que ocorrem mesmo que se lhe tentem esconder, isto pode provocar um sentimento de pavor diante de pessoas estranhas na infância e traumas sérios diante de outras fazes da vida que pode terminar acarretando também num tipo de depressão.
Jesus precisou ao longo da vida fazer algumas mudanças e isto ás vezes causa traumas na vida das crianças e dos adultos causando um sentimento de perda e também abrir uma porta para a depressão.

Jesus perde seu pai, a Bíblia não fala quantos anos Jesus tinha quando isto ocorreu, mas isto também é causa de conflitos difíceis de serem vencidos dependendo da situação em que se encontra a pessoa que passa pela perda de seu pai ou mãe, isto sempre causa dores, mas pode ser uma dor inaceitável por quem a experimenta principalmente se já teve outras perdas na sua vida.

Por muitas perseguições Jesus passou em sua vida e ministério, e tudo isto poderia tê-Lo feito sofrer e fez, mas Ele preferiu olhar para as coisas boas que Lhe acontecia e acreditar no que o Pai tinha para Ele, e isto Ele já sabia desde a sua Encarnação, todos nós recebemos uma missão, algo que nos dá sentido a vida desde que somos gerados, mas como interpretamos este chamado e o que passamos desde o chamado à vida até o seu fim último  fará a diferença no seu desenrolar.

Saindo da Divindade Jesus para vermos outros que não tinham as mesmas características que Jesus, os mesmos atributos, compare a situação de Pedro e Judas:
Judas tinha uma expectativa em relação à Salvação que esperava de Jesus e Pedro também, mas eles olham por ângulos diferentes e acabam com resultados muito mais diferentes ainda.
Pedro mesmo ao final tendo traído Jesus negando O, por ter experimentado um amor que também fora dispensado a Judas, fez uma opção que o tornou agradável às pessoas e também a Deus por isto pode vencer a depressão e ir ao encontro de sua Missão como escolhido por Jesus para fundamentar sobre ele sua Igreja, ao contrario, Judas, que se fixou na sua própria visão e desejo, não aceitou aquilo que era anunciado aos outros discípulos, os traumas e as formas de agir diante das interpretações que fez dos acontecimentos ao longo de sua vida provocou a depressão que o levou a morte, morte por enforcamento tão procurada por quem sofre com a depressão e não deixa ser alcançado pelo verdadeiro Amor.

As pessoas tendem a entrar em depressão por não questionarem os fatos, as causas de certas ações e interpretações dos acontecimentos. Não tenhamos medo de ir contra aquilo que se revela apenas na aparência, busquemos questionar continuamente o porquê e para que das coisas que acontecem em nossas vidas.
Quer se prevenir contra a depressão? Estude a vida de Cristo, questione sua maneira de agir e de pensar... Termino esta reflexão com um pensamento que Augusto Cury deixa no final de seu livro Analise da mente de Cristo – O Mestre dos mestres

“Estudar a escalada de sofrimentos que Cristo atravessou contribuirá para prevenirmos as mais insidiosas doenças psíquicas das sociedades modernas: a depressão, a ansiedade e o stress. Também contribuirá para expandirmos a arte de pensar, refinarmos a sabedoria e enriquecermos o sentido de vida, mesmo diante das dores da existência..."