EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SEDE SÓBRIO, VIGIAI



Ser sóbrio! Como é difícil ser sóbrio nos dias de hoje...
Espera ai o que é ser sóbrio, ser sóbrio não é só quando não bebemos nada alcoólico??? Não, ser sóbrio é também não ter multiplicidade de imagens, é manter se firme diante e suas decisões, evitar excessos e atos  que possam enfraquecê-lo diante de muita situações, para ser vigilantes é preciso estarmos sóbrios, conscientes do que estamos fazendo e sem riscos de dar margens a contradições.

Uma coisa muita clara que devemos ter em nossa mente é que: o inimigo está sempre a espreita, sempre aguardando uma brecha para entrar, sua missão é destruir, enganar, roubar, matar, tirar os filhos da presença do Pai, impedi-los de tomar posse e de viverem na graça de Deus, para ele não importa se vai matar, ferir, imobilizar, faze-lo mergulhar em profunda depressão, torná-lo um dependente 
químico, para ele, qualquer coisa que conseguir fazer de mal aos filhos de Deus está muito bom. 

É como diz em I Pedro 5,8-11;   Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.
 A ele o poder na eternidade! Amém.

Aqui são Pedro nos diz o que é preciso fazer: resistir, ser firme na Fé, isto é, confiar em Deus, pois o inimigo ruge, mas não tem poder sobre você, ele não pode faze nada sem a sua ajuda, ou seja é sempre sua a decisão, isto até mesmo Deus te dá liberdade para fazer, qualquer decisão é sempre sua, você tem sua liberdade de escolha sempre.

Em uma palestra  feito pelo Marcio Rodrigues, pude entender que não é a bebida, droga, arma que matam, mas o uso incorreto destas, isto veio provar para mim que Deus nunca, repito, nunca quer o nosso mal, que as coisas erradas que nos acontecem, os males precisam de que eu dê a eles uma razão para acontecer, se bebo, consequentemente, posso ficar bêbado e depois acabar sendo um depende alcoólico, se faço uso da droga posso ser um dependente dela, se pego uma arma, posso ser tentado a puxar o gatilho, e se puxar posso acabar matando alguém, isto mesmo sem intenção de faze-lo, quantas balas perdidas já não ceifaram vidas que não tinham conhecimento sequer de quem as disparou.

Sempre acaba sendo por causa de uma primeira atitude errada que males irreparáveis acontecem, como diz o Nosso Amigo Marcio citado acima, a bebida não sai sequer da garrafa sozinha, um projetil jamais será disparado sem ninguém coloca-lo em uma arma e depois acionar o gatilho, assim é nossa vida, as coisas certas ou erradas são consequências da nossas escolhas e ações.

Veja que interessante, nossas ações podem ser remediadas, ao fazer uso errado da bebida, da droga, da arma, podemos evitar o crescimento do mal resistindo ao uso destas, com o pecado é a mesma coisa, não precisamos ficar escravos a vida toda destas realidades, assim também é com o pecado, pode até causar uma dor terrível, mas depois de padecer um pouco, podemos viver uma vida de alegrias, ser felizes de verdade. Veja: depois de ter padecido um pouco Deus nos aperfeiçoa, isto mesmo, podemos e devemos usar de um mal para crescermos, aprender com os erros é uma virtude que Deus nos concede, claro que o erro não precisa ser exatamente cometido por mim, mas como a Palavra diz: muitos no mundo sofrem dos mesmos padecimentos.

A tentação está espalhadas pelos ares, pelo mundo. Não é preciso que eu cometa um determinado pecado para saber as consequências, "não é necessário entrar em um chiqueiro para se saber que não é porco." (grifo meu) Entenda isto, não é necessário tomar veneno para saber se vai matar ou apenas deixar sequelas, basta ver o que já causou a outras pessoas, acontece que muitas vezes a curiosidade matou o gato, mas ainda muitos gatos continuam curiosos, não seja você assim!

Deus te chamo para a eterna gloria em Cristo Jesus, resista, insista, persista, não desista, a dor não é o fim, o seu sofrimento não será eterno, se você não quiser, quem comete um pecado, pode ser absolvido no sacramento da reconciliação! Nem tudo está perdido! Deus sempre vai ter um caminho para você voltar, mas sempre será sua decisão de usá-lo ou não!

 Os efeitos deste sacramento "Toda a força da Penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a Ele com a máxima amizade." Portanto, a finalidade e o efeito deste sacramento é a reconciliação com Deus. Os que recebem o sacramento da Penitência com coração contrito e disposição religiosa "podem usufruir a paz e a tranqüilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual". Com efeito, o sacramento da Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira "ressurreição espiritual", uma restituição da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus (Cf Lc 15,32). CIC §1468 
 
A reconciliação sempre é possível, pois Deus sempre pode tirar até um erro um bem maior, mas é preciso que eu acredite na reconciliação, sem crer não há salvação! Isto vale para quem por acaso é dependente químico, é preciso acreditar na sua cura! Tanto para a dependência química que também é uma forma de pecar como para o pecado de outras de qualquer tipo existe uma cura, basta que o infrator queira se redimir, ma para isto é preciso "crer" em sua reabilitação, reconciliação com o homem, com a sociedade, com Deus.

Devemos estar sóbrios, vigilantes, pois o demônio está ai buscando a quem devorar, Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia. I Cor 10,12  A oração é muito útil para que estejamos fortalecidos contra as ciladas, mas não é só isto, é preciso sempre estar atento e ter a firme decisão de não voltar ao vômito, como nos diz em II Pd 2,22  O cão voltou ao seu vômito (Pr 26,11); e: A porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. Ser sóbrios e vigilantes, ter Fé, resistir ao convite do maligno a cada instante, se não coloco a bala na arma não será possível detoná-la, se não estiver nos lugares propícios ao pecado, se não estiver em um bar, se não pegar em um copo de bebida ou algum tipo de droga, então estarei com maior possibilidades de resistir-lhes firmes na Fé!

Querido Deus, peço vos nesta hora a graça da sobriedade, Senhor revela em meu coração as armadilhas que tem sido armadas contra mim, dá me a graça de ter um entendimento e discernimento daquilo em que estou preso, vem com teu Espírito Santo iluminar meu consciente e inconsciente para que mais unido a Vós eu consiga me manter em pé, sem ti nada posso, nada há em mim que seja bom, por isto lhe peço dai-me a graça de ser sóbrio e vigilante e assim desfrutar das vossas graças, e se chegar a cair vem em meu socorro, Senhor não me abandoneis a ações do mal, em tudo Senhor sejam dados a Ti a honra gloria e poder, e a mim Senhor a força do Teu Espírito Santo a sobriedade e a vigilância para em tudo vos dar glorias diminuindo a cada dia as ocasiões de pecado e assim de Vos entristecer! Vem Espírito de Deus, em nome de Jesus pelos séculos! Amem! Aleluia! Amem!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O LEPROSO AGRADECIDO

                                   

Você é leproso? Sim ou não? Que tipo de leproso você acha que é? Creio que todos nós temos ao menos uma ferida que é uma lepra, pois sempre acabamos contagiando alguém com ela.
Lepra é uma doença muito antiga, conhecida como a doença mais antiga do mundo, desde muito ouvimos falar dela, tem seus primeiros registros no Egito a mais de 4000 anos, houve um tempo em que ela era muito mais conhecida, no entanto apesar de hoje ainda existir, já não se fala muito dela, ou não se fazem tantas referencia a ela, mas ela não deixou de existir, uma doença contagiosa, mas que tem cura. Hoje é também conhecida como Hanseníase.

Talvez você esteja se perguntando onde quero chegar, pois bem, a lepra em si como enfermidade física também esta relacionada com outra doença muito mais grave e que não é física, o pecado, para o povo israelita a lepra era tido como uma maldição adquirida por causa do pecado, ou seja, para marcar um pecador segundo a concepção Deus enviava a doença para que ficasse identificado aquele que lhe havia desobedecido, Deus não age assim, pois Ele não rotula ninguém como a humanidade o faz principalmente em nossos dias.
Nos dias de hoje existe uma diferença um tanto grande, pois antigamente o pecado era denunciado, o leproso precisava manter um certa distancia dos demais, e ainda usarem um sino, para que se evitassem o contagio sarem roupas que o identificassem-no ao longe, hoje porem muitos querem encobrir os pecados, mas também querem disfarçá-los para que outras pessoas não se dêem conta do mal que estão entrando, da sujeira com a qual estão se contaminando. “O pecado contamina tudo que o toca.” Reconheça hoje a sua fragilidade a sua doença.

Veja, no texto de Lucas encontramos alguém diferente, alguns leprosos que queriam a cura, mas dentre eles havia um que era diferente.

Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.  Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados.  Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.  Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?! E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou.  Lc 17,11-19 11

O que tem de diferente este leproso, o fato dele ter voltado para glorificar a Deus pela sua cura agradecendo a Jesus, não só isto, mas o fato dele se reconhecer estrangeiro, ele voltou para agradecer a Jesus por lembrá-lo que está aqui de passagem, que ele não é desta terra, mas concidadão do Céu; glorificou a Deus por compreender que ele é filho e se filho é co-herdeiro das graças alcançadas por Jesus para ele. Diferente ainda do círio Naamã, que quando foi lhe dito que deveria ir ao Jordão para se purificar, murmurou antes, este não murmurou, mas apenas se colocou a caminho confiante de que a ordem era um sinal de libertação, que a obediência lhe daria não só a cura física, mas também a cura espiritual, antes um pecador, agora alguém que foi salvo por Jesus. E os outros 9? Não foram curados? Sim, mas não foram salvos, não tinham fé na salvação, apenas queriam a cura, mas não queriam abandonar a sua vida de pecado, queriam a cura física, mas não a da alma.
É preciso nos desenvencilharmos das cadeias do pecado, desfazer-se das lepras, mas é muito mais preciso saber que somos cidadão do Céu, que estamos aqui de passagem, que somos estrangeiros nesta terra, que somos moradores da Nova Terra, da Jerusalém Celeste, é preciso não só saber disto, mas também desejar isto! 

 Ir a o sacerdote é reconhecer o seu pecado, suas lepras, tomar a decisão de ir ao sacerdote é o primeiro passo para a cura, é o primeiro passo para a purificação, pois só os puros de coração entraram no Reino dos Céus!
Naamã queria presentear o profeta, mas que presente podemos dar pela nossa salvação? Nada. Pois não são nossos méritos, não são nossos bens capazes de pagarem isto, podemos pagar por nossa cura física? Nem isto acho, pois ela também depende unicamente da vontade de Deus, se Ele assim achar por bem nos concede, e designa Ele mesmo o meio para isto, através de um medico ou de um profeta, através da medicina ou através da Ação de Sua Palavra, de um milagre, mas tudo isto nos é dado por Sua bondade e Misericórdia, por Seu infinito amor.

O profeta sabe que a graça não prove dele, mas de Deus e da fé daquele que se põe a cumprir seus mandamentos, daquele que Lhe é obediente, Naamã embora a princípio tenha murmurado, achando impossível que a graça da cura viesse de uma maneira tão fácil, que não lhe custasse nada, nos dias de hoje, você já viu alguém vendendo a cura, a graça de Deus? isto também é uma lepra que tem assolado a humanidade, pessoas e igrejas que colocam preço para um milagre, milagre este que nunca acontece.

Quais são as suas lepras? Nesta hora vamos pedir ao Mestre que nos cure, nos purifique de toda imundície, que Deus na sua infinita misericórdia nos conceda a graça do encontro com o Sacerdote, com o Supremo Sacerdote Jesus, que neste dia assim como aqueles leprosos sejamos obediente, que no coração de cada um solidifique esta certeza, enquanto caminharmos seremos curados, assim como a cura daqueles aconteceu ainda no caminho, que neste dia tenhamos a coragem de caminhar, caminhar ao encontro do Sumo e Eterno Sacerdote, assim como Naamã se purificou nas águas do Jordão, possamos nós nos purificar no Sangue de Jesus, e sendo purificados Neles, estejamos aptos a entrar no Céu, na Jerusalém Celeste, puros e sem manchas.

Não seja como os outros nove, seja como aquele estrangeiro, afinal você é um estrangeiro aqui, o Céu é o seu lugar, volte correndo para os pés de Jesus, louvando e cantando as suas maravilhas! Seja fiel e testemunhe o que Deus já fez em sua vida, ou voce ainda é um simples leproso?

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VOCÊ CRÊ EM DEMÔNIOS?



Vamos buscar aprofundar a nossa fé? Jesus diz que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda, à nossa ordem até as arvores se transportariam do lugar, mas como usar desta força se não sabemos sequer de onde ela vem?
Talvez você tenha lido que “A fé é o fundamento da esperança” (Heb 11,1), mas você sabe em que ou em quem deve esperar? Pois bem hoje é assim, as pessoas acreditam em tudo ou desacreditam de tudo, por que será?
Exemplo: Uns acreditam na existência de demônios, outros negam. Você acredita em demônios? Se não acredita, me responda, você acredita em Jesus? Como você interpreta os enfrentamentos que Jesus teve com eles? A Bíblia por diversos momentos relata estes enfrentamentos, como você os vê? Você sabia que só no NT a palavra demônio é citada 97 vezes e no AT 11? Tantas perguntas não podem ficar sem respostas não é mesmo?
Vamos tentar responder algumas destas perguntas começando por esclarecer o que é Fé!
Fé é uma confissão de crença, é acreditar mesmo sem que haja uma prova contundente e tocável daquilo que se relata seja verdadeiro, é confiar cegamente em um relato ou fato! Isto é uma fé natural, acreditamos sem ver ou tocar por confiança que depositamos em quem nos apresenta os fatos ou argumentos.
Fé expectante é aquela que nos relata a citação acima de Hebreus 11, é uma certeza a respeito daquilo que não se vê, é a fé sobrenatural, assim como a fé natural, ambas são dom de Deus. “A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a Ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último de sua vida.” Conf CIC § 26
Se fé é nossa resposta a Deus que o que Ele nos revela é fidedigno, que cremos e aceitamos como verdadeiros suas palavras e revelações então devemos dar prova desta aceitação! Mas nos dias atuais isto não tem sido a pratica do homem, que acaba por crer mais nas mentiras que o demônio diz do que aquilo que o Senhor nos fala!
O que são demônios? São anjos decaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus a seu desígnio, CIC § 414, tem como seu líder satanás um anjo que sendo ele criado por Deus como um anjo bom se rebelou e levou a 1/3 dos anjos a se rebelarem com ele segundo narra a Sagrada Escritura em Genesis 3 e Apocalipse 12.
Jesus quem é?   Uma virgem dará a luz e seu filho será chamado Emanuel Is 7,14, que significa Deus conosco! Mt 1,23; Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados Mt 1,21. Aquele que veio trazer a luz ao mundo conforme Jo 1,9 [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.  Jesus é o nosso redentor aquele de quem dizia o evangelista Lucas, “hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.” Lc 2,11
Diante disto se acreditamos em Jesus e se acreditamos nas Sagradas Escrituras, logo devemos acreditar naquilo que Ela nos revela, ela nos revela a existência do mal, revela a ação dos demônios, e das batalhas que o próprio Jesus travou contra eles, por que nos dias de hoje então querem ignorar estes seres ou fazerem os homens desacreditar em suas ações? Qual é o objetivo de até mesmo algumas autoridades eclesiásticas diminuírem a sua importância, presença e ação?
Que um leigo duvide de suas ações é até um tanto relevável, mas de um sacerdote ou alguém de maior patente se torna um tanto estranho, pois afinal é deles que recebemos a transmissão da Doutrina, do Magistério e da Tradição da nossa Igreja, que a eles foram transmitidas pelas Sagradas Escrituras e pelos Apóstolos seus antecessores. Ou cremos naquilo que nos é revelado pela Palavra e nos ensinamentos de Jesus e dos Apóstolos, ou então como diz Paulo somos os mais dignos de lastimas, se não cremos na Palavra, na Tradição e no Magistério então é vã a nossa fé, aliás, se não cremos nem fé temos!
Aquele que ensina deve "fazer-se tudo para todos" (1 Cor 9,22), a fim de conquistar todos para Jesus Cristo... Particularmente, não imagine ele que lhe é confiado um único tipo de almas, e que consequentemente lhe é permitido ensinar e formar de modo igual todos os fiéis à verdadeira piedade, com um só e mesmo método, sempre igual! Saiba ele bem que uns são em Jesus Cristo como que criancinhas recém-nascidas, outros, como que adolescentes, e finalmente alguns estão como que na posse de todas as suas forças... Os que são chamados ao ministério da pregação devem, na transmissão dos mistérios da fé e das regras dos costumes, adaptar suas palavras ao espírito e à inteligência de seus ouvintes.
Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado? Apenas isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pelas práticas da lei ou pela aceitação da fé? Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne? Gal 3,1-3
Peçamos nesta hora que o Espírito Santo, nos de clareza da nossa fé, que Ele suscite em nós um desejo profundo de mergulhar nas Sagradas Escrituras e encontrar o verdadeiro sentido daquilo que Deus quis e quer ainda hoje nos revelar. Peçamos aos Santos que deram a vida para nos transmitira está fé interceda para que o Espírito Santo que nos convença  de tudo o que o Senhor ainda hoje quer fazer para libertar o seu povo, da mentira de Satanás se seus demônios, que os homens busquem dar sentido a fé que professa, e assim alcançar a graça plena da Salvação que Jesus alcançou para nós na Cruz pelo Seu Sangue Preciosíssimo nela derramado, peçamos a Jesus que nos seja dado a graça de respondermos ao seu chamado pelo dom da fé.
Renove em nós ó Senhor o dom da fé! que sejamos tais como foram seus Apóstolos, que neste mundo sejamos sinal vivo da Sua presença em meio a nós, vivo e Verdadeiramente Deus como desde o principio nos foi anunciado!