EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

É JESUS QUE BATIZA NO ESPÍRITO SANTO (SBES)


 João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados e dizia:
"Eu vos batizei com água; Ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." Mc 1,8..."Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo." Lc 3,16" De quem João Batista falava? De Jesus...

É Jesus quem batiza no Espírito Santo, é dele que João falava,: Ele vos batizará no Espírito Santo, no Espírito Santo e no fogo. Estando os apóstolos reunidos jesus se pôs no meio dele e Soprou sobre eles, e disse: "Recebei o Espírito Santo!" Jo 20,22 Aqui Jesus sopra, uma forma conhecida deles, o Ruah, lembrando eles do sopro de Deus na criação do homem, como se dissesse a eles recebam a Vida, agora podeis se tornarem eternos novamente! A vida permanecerá em vós!

Em Jo ainda ele falando aos discípulos de sua partida promete a eles, "eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito para que fique eternamente convosco", em At 1 ele diz aos discípulos que não se afastem de Jerusalém até que sejam revestido da força do alto, repete a Promessa:" João batizou na água, mas vós sereis batizado no Espírito Santo, mais ainda que Ele desceria sobre eles e lhes daria força para que serem testemunha Dele. 

Logo após o receberem o Espírito Santo no dia de Pentecostes, eles saem para fora e Pedro cheio do Espírito fala sem medo, em tom profético proclama o querigma, anunciando que Jesus é Senhor, aquele que eles mataram fora exaltado por Deus  e Glorificado recebeu do Pai o Espírito objeto de Sua promessa e O derramou sobre eles lembrando lhes as palavras de João Batista, ele vos batizará no Espirito Santo e no fogo,  Jesus já tinha revelado que assim seria quando disse: quem tiver sede vem a mim e beba...  Jo 7,37 dizendo assim do Espírito Santo que deveriam receber quando fosse glorificado, 39 e agora se cumprira a promessa, agora este  Espírito Santo não será mais para algumas pessoas ou alguns momentos delas, seria dado para estar eternamente naqueles que cressem.

A promessa e para vós e para todos que de longe ouvirem, mas uma coisa é preciso, voltar-se inteiramente para o Senhor, quando Pedro é indagado do que é preciso fazer ele diz: arrependei vos, e sejam batizados em nome de Jesus, creiam neste nome, aceitem-O como seu Senhor e recebereis o Espírito Santo.

Em At 10 vemos uma história maravilhosa do derramamento deste Espírito sobre a família de Cornélio, ele é o primeiro estrangeiro convertido a receber esta graça, a conversão deles era tão grande que sendo pagãos e ainda nem  tinham recebido o Batismo de conversão ainda durante a pregação de Pedro foi derramado sobre eles o Espírito Santo como havia sido derramado sobre os apóstolos. 

Quer receber uma nova porção deste Espírito Santo? Quem sabe receber Ele a primeira vez, o que fazer? Apenas vir a Ele, vir de coração aberto, e desejoso, mas com simplicidade, humildade e fé pedir, Senhor dá me deste Espírito Santo, vem com teu poder sobre mim, derrama Senhor a tua unção sobre mim, vem Senhor! Cumpre Senhor hoje em nós as Suas promessas, realiza Senhor o Teu desejo, incendeia a minha alma, purifica me Senhor neste fogo abrasador! Batiza nos Senhor!!!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO (SBES)



Batismo no Espírito Santo, um tema para uns polêmicos quando  ouvem o termo, pois pensam que há dois batismo, não, não há dois batismos enquanto sacramento, este é único!  Há séculos, mediante tantas línguas, culturas, povos e nações, a Igreja não cessa de confessar sua única fé, recebida de  um só Senhor, transmitida por um único batismo, enraizada na convicção de que todos os homens têm um só Deus e Pai, São Irineu de Lião, testemunha desta fé, declara:  . "Com efeito, a Igreja, embora espalhada pelo mundo inteiro até os confins da terra, tendo recebido dos apóstolos e dos discípulos deles a fé... guarda [esta pregação e esta fé] com cuidado, como se habitasse em uma só casa; nelas crê de forma idêntica, como se tivesse uma só alma; e prega as verdades de fé, as ensina e transmite com voz unânime, como se possuísse uma só boca". CIC  §172-173  Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Ef  4,5 porém na RCC quando se fala de Batismo se fala de um batismo experiencial. 

O batismo sacramental refere se a inserção do crente no Corpo Mistico de Cristo, ou seja um mergulhar na graça, trata se da iniciação a vida cristã, no batismo que vamos tratar aqui refere se ao cumprimento da Promessa do pai visto no artigo anterior,  é um transbordamento do Espírito Santo, pouco relatado, mas creio aqui
oportuno para fazer constar, pois o fato é que lá no antigo testamento aconteceu um transbordamento do Espírito, mas não perdurou, ainda não se cumpria ali Promessa do Pai, mas uma forma que o Senhor usou para mostrar ainda que o povo não compreendesse de manisfestar o seu Poder que não se prendia a distancias territoriais,e não se limita apenas as pessoas que se encontram no Templo, lá foi apenas uma amostra daquilo que estava por vir, e que hoje temos a graça de desfrutar.

Amados(as) este batismo é a perpetuação de Pentecostes em nossas vidas, após sua Paixão e Morte, Jesus é Glorificado e já glorificado pode então dar nos continuamente daquela Água Viva que nos oferece em Jo 7,37 39 "Se alguém tiver sede vem a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11) Sim agora todos podem saciar se e quantas vezes assim o desejarem, pois Jesus nos garante "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem. Lc 11,13

Vejam que quantas vezes os Apóstolos oravam e pediam o Espírito Santo o Pai derramava em profusão, no Cenáculo junto com Maria foi a primeira vez, Pentecostes Históricos, At 2,1-4, mas ainda podemos ver outras vezes o transbordar do Espírito tão intenso que abalavam se a estruturas onde se encontravam, como logo depois da 1ª  prisão de Pedro e João, eles se puseram em oração e  mal acabaram de rezar tremeu o lugar onde estavam e todos ficaram cheios do Espírito Santo, At 4,29-31, em At 10 enquanto Pedro anunciava a Palavra na casa de Cornélio, o Espírito Santo veio sobre todos e eles também falaram em outras línguas glorificando a Deus.

Esta experiência é nos concedida ainda nos dias de hoje, somos capazes de o testemunhar com nossos próprios olhos, quando em nossos grupos de oração se invocam a presença do Espírito Santo, Este é derramado em tantos corações que se enchem de Temor e  Amor a Deus, buscando uma mudança de vida radical e frutuosa por causa deste transbordamento do Espírito em suas vidas. Depois de Pentecostes o espírito Santo nunca mais parou de ser derramado sobre a Igreja, sobre todos aqueles que creem e o desejam, quem sabe não seja agora o momento de você querer mais uma vez, ou talvez a 1ª vez esta experiência em sua vida!

O Espírito Santo quer se manifestar na sua vida hoje, você quer? Então podemos pedir, assim como os apóstolos pediram! Senhor Jesus! Nesta hora queremos te pedir cumpre também em nossas vidas mais uma vez a tua promessa, envia Senhor o Teu Espírito, que ele possa repousar sobre cada um de nós como no Cenáculo. Maria, Mãe Santíssima! Te pedimos, intercede por nós junto a Teu Filho Jesus assim como fizestes no Cenáculo, pra que venha sobre nós como um fogo que queima, que purifica, que aquece os nosso corações, queremos arder de Amor pelo Deus Vivo e Verdadeiro, queremos ser inteiramente ser tomados, invadidos do Poder do Espírito, que ele nos leve a uma conversão radical em nossa vidas hoje, que possamos ser por Sua ação em nós homens e mulheres novas, sejamos novas criaturas em Cristo Jesus, pelo poder do Espírito Santo agindo em nós! Vem Espírito! Vem nos renovar, queremos em ti renascer! Vem Espírito Santo, vem!!!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ORAÇÃO PARA PEDIR PERDÃO



Eis me aqui, diante de ti, mas não sei nem como me colocar, se de joelho, de pé, sentado, prostrado; mas o que vale nesta hora? É a posição em que vou me colocar ou o motivo que coloca me diante de ti, com que intenção, por que eu estou aqui?

A posição física que me colocar diante de ti ainda que com o rosto em terra, não terá nenhum sentido se o sentimento que me move a fazê-lo não vier do coração, mas do que estou falando afinal? 

Quero me colocar diante de ti e só! Quero me colocar diante de ti para invocar a sua misericórdia, o seu perdão. Pedir perdão por não dar conta de quanto vos ofendi, de quantas faltas cometi! Por quantas vezes não agi com amor, por quantas vezes não consegui te identificar na forma com que se apresentaste a mim, por não te descobrir na forma do Deus humanizado, e por muitas vezes te compreender como Homem divinizado!

Venho a ti para invocar o teu perdão, perdão por não te abraçar na pessoa do meu pai, por me achar tão educado e ele tão quadrado, por não amar minha mãe, tão maltrapilha, enquanto eu me vestia a última veste da moda, por não amar meu irmão drogado, quando eu acabara de ser diplomado, perdão, por não defender o direito, o pobre, por não ter dinheiro para os honorários de um advogado.

Ah senhor!Senhor podes mesmo me perdoar? Podes me perdoar quando muitas vezes não acredito se quer que estás ao meu lado, podes me perdoar quando penso que minhas faltas tão grande são que acho para mim não ter mais solução?  Hoje eu venho a ti e quero te pedir perdão, por quantas vezes acreditei que era impossível a ti perdoar meus pecados, na verdade confesso mais este pecado.

Se te é possível Senhor, não sei quanto tempo me resta, por isto quero neste momento te pedir perdão, perdão pelas vezes que busquei nos prazeres do sexo, da droga, da bebida, a alegria que só em Ti se encontra. Perdão Senhor por buscar a cura em centros espíritas, terreiros de umbanda e candomblé, pelas vezes que busquei esperanças em energias transcendentais, em pedras mágicas, por muitas vezes desejar o mal a outrem. 

Senhor! perdão por tentar encontrar meios de me enriquecer em pirâmides, culturas e teologias da prosperidade, por desejar bens que a traça corrói e a ferrugem consome, por tanto apego material, meu Senhor e Deus, misericórdia.

Quero agora te pedir perdão pelas vezes que atentei contra a minha própria vida,  por atentar contra a vida daqueles que estão próximos de mim, dirigindo embriagado ou tendo feito uso de algum tipo de droga, perdão Senhor por praticar aborto ou ter incentivado alguém a praticá-lo, por não defender a vida, misericórdia Senhor!

Perdão  senhor por quantas vezes não compreendi e não aceitei os caminhos do Calvário, por não aceitar a cruz, perdão por tentar fugir da Cruz, quando  deveria abraçá-la e assim sentir a mais profunda forma com a qual nos amaste!

Perdão Senhor pelas vezes que me desesperei, pelas vezes que abusei da tua graça, por não me reconciliar com meus irmãos, por não ter te amado na pessoa do indigente, por não te reconhecer no flagelado, no estrangeiro, perdão Senhor!

Quero te pedir perdão por não te sentir na presença da Eucaristia, por não te encontrar na pessoa dos Sacerdotes, por tantas vezes que não dei valor ao sacramento, até mesmo abusando deles, meu Senhor e Deus, Misericórdia! 

Quero neste momento te pedir, dá me Senhor um coração contrito e a graça de com profundo arrependimento me colocar diante de ti para ser lavado e redimido no Teu Sangue preciosíssimo, pois até mesmo para me colocar diante de Ti, é por tua graça que isto acontece!

Agora Senhor que me sinto limpo e purificado, quero te louvar e bendizer, render graças ao Deus Amor e rico em misericórdias como És, muito obrigado meu Deus, bendito e louvado seja agora e para sempre!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A PROMESSA DO PAI (SBES)


A promessa do Pai só acontece no coração daquele que tem Fé! "Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós, acaso o faz pela prática da lei, ou pela aceitação da fé?" Gl 3,5  "...é pela Fé em Cristo Jesus que recebemos o Espírito prometido! Gl 3,14

Dando continuidade ao nosso Seminário Batismo no Espírito Santo (SBES) vamos ver desta feita a "Promessa do Pai", que promessa é esta, quando ela foi feita, por que, e como se cumpre. Que ao final estejamos de coração aberto, e assim recebermos o cumprimento desta promessa!


A Promessa; foram muitas as promessas, uma delas é algo que até nos dias de hoje, depois de mais de XX seculos do seu cumprimento há pessoas que ainda questionam a forma com a qual o Senhor a cumpriu, é a promessa feita em Is 7,14 "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. Deus nos prometeu estar de novo em meio aos homens e o fez na Pessoa de Jesus Cristo, através de uma Virgem, que até hoje questionam sobre a vontade de Deus ao não só vir se alojar no ventre de uma Virgem, mas de a preservar Virgem, mas não é sobre esta promessa que vamos tratar aqui.


A Promessa que vamos falar é a que está em Ez 11,19: "Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo: extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne." Em 36, 26-27a Ele vai repetir a mesma promessa: "Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne.

Dentro de vós meterei meu espírito", vejam aqui o Senhor fala de um derramamento do Espírito, é do Seu Espírito, do Espírito de Jesus, do Espírito Santo, mas a Promessa não fica só aqui.

Em Ag 2,5 Ele vai afirmar que o Seu Espírito habitará em nós, Em Jl vemos outra promessa referente a esta mesma: "Acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões.  entre outras promessas feitas no A.T. Estas são as mais conhecidas do nosso meio, mas muitos ainda não as conhece ou tem alguma duvida que sejam assim, mesmo depois desta promessa já realizada em nossos dias, estas foram feitas aos profetas que as transmitiram aos seus filhos até chegarem a nós.


No A.T. o Senhor nos falou por meio dos profetas,já no inicio do N.T. o Senhor falou pela boca de João Batista, fala de novo da Promessa de um jeito novo, "Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no 'Espírito Santo e em fogo'." Mt 3, 11 Jesus vai nos dar um sinal de que está próximo este dia quando fala:  Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso? Lc 12, 49


Por ultimo ouvimos esta mesma Promessa da boca de Jesus, "Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto." Lc 24, 49 Aqui Jesus é quem fala da Promessa do Pai e  quando ela vai se cumprir, bem próximo na vida dos discípulos, como se cumpriu logo depois de Jesus ter ascendido ao Céu!

Esta Promessa foi feita por Deus Através dos profetas e por último pela boca de Seu Filho Jesus, é o Espírito Santo, esta Promessa se cumpriu  durante uma aparição de  Jesus aos Discípulos narrado no evangelho de São João, chamado de Pentecostes Apostólico, "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.", mas existe uma outra vez, que nos é narrado por Lucas no Atos dos Apóstolos, que é o Pentecostes Histórico, onde se tem o novo modo do operar do Espírito Santo!

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
3. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. At 2, 1-4, agora não mais para apenas um pequeno numero de pessoas, mas um derramamento do Espírito Santo sobre, naquele momento, mais de 120 pessoas, e não parou ai, pois quando Pedro  sai para fora da sala este mesmo Espírito já está atingindo outras pessoas, como narra ainda São Lucas.
 Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu.
"Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos,
 judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? 

Amados quando o Espírito Santo se manifesta Ele não fica preso a uma pouca ação, onde ele se manifesta é percebido por todos,pois para todos é que Ele veio, como vai afirmar Pedro em seu primeiro discurso, "Exaltado pela direita de Deus, havendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido, derramou-o como vós vedes e ouvis.... Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus. At 2, 33.39 

É para vós e todos que de longe ouvir, amados e hoje vc ouviu estas palavras, este mesmo Espírito Santo Deus quer derramar sobre a sua vida! A condição para recebe-lo Ser Batizado! como nos afirma Pedro no vs 38, Jesus Também deu esta condição, quem crer e for batizado será salvo, e não há salvação sem a ação do Espírito Santo, pois é Ele que nos convence da salvação que Jesus nos deu, mediante a Fé! 

Este Espírito Santo é quem nos Santifica, vivifica, Ele é a Promessa
 do Pai e a Igreja o confirma em sua doutrina! 
Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para Ele cumprir na terra (cfr. Jo. 17,4), foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes, para que santificasse continuamente a Igreja e deste modo os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito (cfr. Ef. 2,18). Ele é o Espírito de vida, ou a fonte de água que jorra para a vida eterna (cfr. Jo. 4,14; 7, 38-39) LG 4

  Jesus neste momento  queremos te pedir: Cumpri hoje Senhor também em nossas vidas esta Promessa, derrama Senhor sobre cada um(a) de nós o Teu Espírito Senhor, dá nos um novo Pentecostes, derrama Senhor sobre todos nós a tua graça transborda nos Senhor deste Espírito!!!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

MOTIVAÇÃO PARA O MÊS VOCACIONAL

                       

Todos os anos, em agosto, a Igreja no Brasil celebra o Mês Vocacional,com uma temática específica. Este ano, somos convidados a refletir, rezar e a dinamizar o Mês Vocacional, lembrando do chamado que cada um de nós recebeu no dia do nosso batismo. Se, por um lado, o Mês Vocacional é um tempo propício para o reavivamento da chama da nossa vocação, por outro lado, é também um tempo propício para
animar e conduzir os irmãos e as irmãs a assumirem verdadeiramente a sua vocação batismal. A verdadeira felicidade está em descobrir a vocação, que nasce da abertura da porta do coração a Deus para que entre e faça nele a sua morada. Iluminados e impulsionados pelo “eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), da CF-2013, e pelo “ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), da JMJ, percebemos a necessidade de uma intensificação e de uma retomada do trabalho vocacional em muitas partes do Brasil. 

crise é real, grande e profunda, mas também está faltando uma palavra viva, forte, clara e eficaz que fale e cale bem no fundo do coração dos mais jovens na fé. Mais do que trabalhos vocacionais isolados, precisamos urgentemente juntar força, trabalhar e rezar juntos ao Senhor da messe que envie muitas, boas e santas vocações para todas as Igrejas e para todas as missões.

Rezemos  pelos ministros ordenados para sejam místicos e mestres da oração; rezemos com e pelas famílias para que sejam berços da fé; rezemos com e pelas pessoas de vida consagrada para que sejam sinais e presenças do Reino de Deus no mundo. 

Rezemos com e pelos cristãos leigos e leigas para que sejam operários e operárias na vinha do Senhor na nova evangelização; rezemos com e pelos(as) catequistas para que sejam aprendizes, discípulos- missionários da escola de Jesus. 

Dobremos todos e juntos os joelhos diante de Jesus, na Eucaristia, pedindo por todas as vocações que a Igreja precisa para a sua missão.

Peçamos a Maria, Mãe das Vocações, que interceda, com seu olhar maternal, pelas nossas vidas e nossas vocações, a fim de que os nossos trabalhos de “fazer discípulos entre todas as nações” sejam eficazes e se tornem realidade, para que possamos contemplar, fazer e viver a vontade de Deus.


 Ministros Ordenados: mestres da oração

São ministros ordenados os diáconos, presbíteros e bispos. Cada um deles tem uma missão específica. Deus os escolheu, no amor, para a missão de anunciar a todos a Boa Nova dedicando sua vida, suas energias e suas forças físicas e espirituais em vista do Reino de Deus. Nesta primeira celebração, com o canto inicial, queremos oferecer nossa prece e louvor por todos os ministros ordenados da nossa Igreja.
                                
 É em nome da Trindade que nos reunimos como comunidade. Todos formamos o povo de Deus e por meio do batismo recebemos a herança eterna. Nossa vocação é viver de acordo com o plano de Deus.

Para melhor cumprir essa vocação, precisamos constantemente – nos dirigir a Deus. Ele é Pai e nos ama com amor infinito.

Os ministros ordenados, como consagrados ao Senhor tanto pelo batismo quanto pelo sacramento da Ordem, dirigem-se cotidianamente a Deus através da Oração da Igreja.

 Sua missão de anunciar a Boa Nova servindo à Igreja e a seu povo comporta a busca constante para se aproximar a Jesus através da oração. Por isso estão sempre procurando se configurar a Cristo (cf. Rm 8, 29; Fl 3, 10.21), Mestre e Senhor.

Assemelhar-se a Cristo é assumir seu estilo de vida. Uma das dimensões mais perceptíveis do Filho de Deus era sua intimidade com o Pai, através da oração. Assim como Jesus Cristo, os ministros ordenados devem viver sempre em intimidade com Deus, na oração e na fidelidade à sua missão.

A Palavra de Deus ilumina o coração humano. Queremos acolher esta luz, aclamar a Palavra e deixá-la fecundar a vida.                                          

 Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 11,1-13)

 Glória a vós, Senhor! 

Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 
Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: 

 Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação”.

E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer, e se o outro responder lá de dentro: Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar
os pães; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo:

Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.

 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”.

Palavra da Salvação.

 Glória a vós, Senhor!


 A PARTIR DA PALAVRA

A oração do Pai Nosso resume todo o Evangelho e sintetiza a fé dos discípulos missionários de Jesus Cristo. Sem vida de oração não há discipulado nem ministério que se sustente e ilumine a comunidade. Os ministros ordenados são modelos desta adesão ao Evangelho e
mestres de oração.

A oração é expressão de nossa Aliança com Deus. Todos, ministros ordenados e leigos, somos membros do Povo da Aliança, operários e operárias a caminho do Reino definitivo.

Jesus é modelo perfeito de oração. Ele não rezava na língua hebraica, idioma da liturgia oficial. Jesus rezava em aramaico, sua língua cotidiana. O Mestre de Oração reza na montanha, a sós ou na companhia dos discípulos, de dia ou de madrugada. Reza no deserto, às margens do lago da Galileia ou mesmo na barca. Ele ensina a rezar em todos os momentos e lugares.

- A oração de Jesus brota do coração. Nasce  espontaneamente desde a sua condição de Filho amado de Deus. Jesus reza a vida, a vocação e o chamado missionário do Pai que o envia.

Sua oração é simples, direta e plena de confiança em Deus. Com familiaridade ele dirige ao Pai. Ele pede a santificação do nome santo de Deus e de sua obra, o Reino. Pede também pela necessidade material dos discípulos, o pão. Reza pelas necessidades espirituais, o perdão dos pecados e a libertação das tentações.

 Mas a oração de Jesus começa com a invocação “Pai”. Assim, Ele manifesta sua consciência filial e nos convida a reconhecer a bondade de Deus. Ele é Pai amoroso e nos convida a viver como irmãos e irmãs. Somos a grande família de Deus.

 ORAÇÃO

 Rezemos a oração elaborada pelo papa emérito Bento XVI, por ocasião do 43º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. 

 Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.

 Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiães da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.

Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.

Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério presbiteral e à vida consagrada.                                                       
Ajudai os Bispos, os presbíteros, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho.

Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Maria, Rainha dos Apóstolos, Rogai por nós!

Ministros Ordenados: mestres da oração

O sacramento da ordem concedido aos Ministros Ordenados é de instituição divina, isto é, foi criado pelo próprio Cristo. Os presbíteros nas palavras do apóstolo Pedro devem “ser pastores do rebanho de Deus” (cf.1Pd 5,1-4). Isto nos diz que os ministros ordenados não são apenas administradores em suas dioceses ou comunidades paroquiais; são sim, fiéis cristãos que receberam, no Sacramento da Ordem, uma
marca perpétua na alma, que não se apaga jamais. Esta marca os constitui ministros de Cristo, mestres da oração, para servir não a si mesmos, mas ao povo de Deus.

Os ministros ordenados ao responderem o chamamento divino oferecem o próprio testemunho de vida. São assim, mestres da oração e amigos de Deus para cuidar com zelo de todos os vocacionados e vocacionadas, homens e mulheres que desde o batismo foram chamados por Deus a uma vocação.

Vemos na primeira carta de São Pedro que os ministros ordenados devem ter um “coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que lhes foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho” (cf.1Pd 5,1-4). Para ser um modelo do rebanho implica ao ministro ordenado ser íntimo de Deus. A intimidade na oração, a capacidade de disciplinar-se para rezar a sós (Lc 11, 1-13) e com a comunidade, antes e depois das atividades. 

Encontramos na Exortação Apostólica, Verbum Domini: “No diálogo com Deus, compreendemo-nos a nós mesmos e encontramos respostas para as perguntas mais profundas que habitam o coração”. (cf. Verbum Domini, 1ª parte, nº 23, p. 48, Paulinas).

O Papa Bento XVI nos recordou, durante o Ano sacerdotal, que três aspectos são essenciais na vida do sacerdote para que seu testemunho seja eficaz. O primeiro se refere à amizade com Cristo, cultivada a partir da escuta da sua Palavra. O segundo aspecto é o dom total de si mesmo a Deus, que se concretiza no ministério pastoral e na “alegria
de se tornar companheiro de viagem de tantos irmãos, para que se abram ao encontro com Cristo e sua Palavra torne-se luz para o seu caminho” (Bento XVI, mensagem para o 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações). O terceiro aspecto é o viver a comunhão. 

Os ministros ordenados, mestres da oração, “devem ser homens de comunhão, abertos a todos, unidos ao rebanho inteiro que a bondade do Senhor lhes confiou, ajudando a superar divisões, enxugar lágrimas, a resolver divergências e incompreensões” (idem).

Por fim, fundamento imprescindível de toda vida dos ministros ordenados permanece a amizade com Deus como afirma a Constituição Dogmática Dei Verbum 2: “... na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão
com Ele.” Neste sentido, esta amizade íntima com Deus só pode ser encontrada na oração cotidiana dos ministros ordenados. 
Elemento essencial para um testemunho vocacional coerente e sincero. A doação de si mesmos a Deus e a vivência da comunhão sustentam a fortalecem a vida da Igreja, atrai novas vocações para o ministério ordenado e a
vida consagrada religiosa ou secular.

Podemos nos perguntar como comunidade: Qual a nossa

contribuição para que os nossos ministros ordenados: bispos, presbíteros e diáconos sejam de fato “mestres da oração”?

Fonte: http://www.arqmariana.com.br/ Elaborado por Aparecida Cassia Dias  

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A PESSOA E A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO ( SBES)


Deus sempre quis se revelar aos homens, e o fez através das Sagradas Escrituras, cujo autor principal é o Espírito Santo.
"O que vem do Espírito só é plenamente entendido pela ação do Espírito." Cat. Igreja Católica 137
Quem é o Espírito Santo? A amada Igreja nos ensina através da Revelação Divina, que Ele é Deus, a "Terceira Pessoa" da Santíssima Trindade, existe desde antes da criação do mundo, conforme Gen 1,2 "A terra estava informe e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.'' no Credo Niceno vemos: "Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas."
Deus é um só, mas se revela em três formas de ser, três Pessoas, Deus Pai, Criador, Deus Filho, Redentor e Deus Espírito, Santificador, três Pessoas, mas inseparáveis, e sempre agem conjuntamente, onde está uma das pessoas está a outras duas, possuem a mesma natureza divina e perfeições distintas, pois que uma não é a outra!
Em Jo 14,16-17 Jesus vai apresentar o Espírito Santo como o Paráclito, do grego - paráklētos-, paracletus no latim Advogado, defensor, intercessor.
Quando falamos de Deus atribuímos a Ele a criação,  de Jesus lembramos o sacrifício, a redenção e a ressurreição por Ele alcançada para nós , quando falamos do Espírito Santo Atribuímos a missão de nossa santificação, de nos conduzir ao encontro com Deus em sua essência, de nos guiar no caminho para a plenitude da vida eterna.
Como Deus tem os mesmo atributos divino tal qual o Pai e o Filho: Possui a eternidade, a onipotência, onipresença, e onisciência  como  Pessoa, Ele tem os atributos de uma pessoa.
- Ungi, envia:. O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração. Lc 4,18
-Fala, envia:  Enquanto Pedro refletia na visão, disse o Espírito: Eis aí três homens que te procuram. Levanta-te! Desce e vai com eles sem hesitar, porque sou eu quem os enviou. At 10,19-20
-Ensina:. Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa, porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer. Lc 12,11-12
-Conduz: Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.
-Testifica: O Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade. I Jo 5,6b
-Sela: Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido. At. 1,13
-Convida, incentiva: O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!
 Também como Pessoa pode ser resistido:  Homens de dura cerviz, e de corações e ouvidos incircuncisos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procederam os vossos pais, assim procedeis vós também! At 7,51
Entristecido:  Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção. Ef 4,30
O Espírito Santo é o protagonista da História da Salvação dos últimos tempos, e tem por missão, santificar continuamente a Igreja e seus fiéis para que eles tenham acesso ao Pai, fazendo deles Seu templo, orando dentro deles dando testemunho a sua adoção filial, vivificando os homens mortos pelo pecado até que o Pai os ressuscite em Cristo os seus corpos mortais, conduzindo a Igreja à verdade total, unificando a na comunhão e no ministério, enriquecendo a e guiando a com diversidade de dons hierárquicos e carismáticos, adornando a com seus frutos. Rejuvenescendo a Igreja e renovando a continuamente pela fora do Evangelho (conf  Lumen Gentium 4)
Tem  o Espírito Santo a missão de nos configurar a imagem e semelhança com que Deus nos criou desde o principio, pois sendo batizados, pelo poder deste Espírito é apagado de todo batizado a mancha do pecado original, e sendo por Ele conduzido por um caminho de conversão nos tornar filhos, pois está escrito: "A quantos o recebem deu lhes o poder se tornarem filhos de Deus. Jo 1,12  São paulo vai nos dizer: A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Gl 4,6
Ainda o Espírito habitando no homem torna-o participante da natureza divina, habilitando-o a gozar da presença das Pessoas divinas em si, e aperfeiçoando nele a Imagem de Deus, até que atingirá a sua perfeição na Gloria eterna, logo a missão do Espírito Santo continua sempre até a consumação da Plenitude dos Tempos.
Oremos pedindo hoje um novo batismo no Espírito Santo, para assim cheio Dele, nos aproximar mais dignamente do Reino de Justiça, paz e amor, que consiste em chegar ao coração do próprio Deus.
Pai amado, Santo e Querido! Queremos neste momento te pedir; derrama Senhor sobre nós o Teu Espírito, concede nos uma porção generosa da graça, que o mesmo Espírito que habitou Elias, Eliseu, os profetas, os apóstolos a Virgem Maria, também agora seja derramado em nossos corações, vem Senhor pelo Teu Espírito Santo fazer de nós Seu templo, faz Senhor a cada um de nós transbordar deste Santo Espírito! Vem Espírito Santo, Vem! 



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Oração para curar uma pessoa ofendida!


Às vezes olhamos para o ser humano e não entendemos por que eles nos fazem sofrer, mas podemos fazer uma opção.
Olhar para a forma que Deus nos amou, e amando a nós mesmo primeiro encontrar uma nova possibilidade de ser encontrada por um especialista, que sabe como são delicadas as relíquias encobertas nos escombros, assim ele chegara não como garimpeiro, mas como um arqueólogo.
Peçamos ao Pai das Misericórdias, pois Ele é o Arqueólogo Divino, que venha curar todas as feridas!

Pai amado! Santo e querido! Nesta hora eu quero te louvar e bendizer pelo dom da vida desta que tu amas! Conhece senhor o coração desta filha! Sabe tudo senhor! Quando ela(e) foi humilhada(o) fostes também humilhado junto, então Senhor eu te peço, derrama senhor uma gota do teu Sangue Preciosíssimo, que esta gota seja como um balsamo Senhor, para aliviar esta dor. 

Mais que isto, que não seja apenas um anestésico, mas seja Senhor como um fogo que cauteriza a ferida e mata, Senhor,o que faz com que ela exale a dor que fere não só o coração, mas o mais profundo da alma.

Sei Senhor que no seu sangue há poder para curar, libertar, restaurar, derrama Senhor este Sangue das Tuas Chagas que cura as feridas de nossa alma, Senhor coloca agora um renovo, assim como fizeste no Cenáculo, envia seu Espírito Santo, que é capaz de dar um novo animo, que nos faz sair de nós mesmo para ir ao encontro de ti, e da felicidade que hoje quer nos conceder, derrama Senhor o seu Espírito, o espírito de paz, de entendimento, de discernimento, de vida, de amor próprio, de amor pela vida! Este Espírito Santo que dá vida! Que faz viver! 

Senhor os discípulos se encontravam temerosos, se sentiam humilhados pois havia perdido o seu Senhor, não tinham animo para buscar a plenitude da vida, mas com a força do Teu Espírito eles recobraram vigor e tiveram suas esperanças renovadas!Renova Senhor também as esperanças do teu povo reaviva a chama da vida em seus corações!

Obrigado Senhor por todo amor que demonstra nesta hora,
te louvo e te rendo graças Senhor por esta paz que está derramando no coração desta(e) filha(o) amada (o) e dileta(o) sua(seu). Bendito seja senhor! Muito obrigado senhor!