EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

terça-feira, 16 de abril de 2013

ZAQUEU TERIA SIDO MESMO UM LADRÃO?!!!




GOSTARIA DE REFLETIR UM POUCO SOBRE A PASSAGEM DE Lc 19,1ss. A PASSAGEM QUE RETRATA UM PERSONAGEM MUITO PECULIAR "ZAQUEU". DE IMEDIATO GOSTARIA QUE ME DISSESSEM EM QUE LUGAR ESTÁ ESCRITO QUE ZAQUEU ERA UM LADRÃO COMO TANTO TEMOS OUVIDO EM MUITAS PREGAÇÕES, E COMUM A MAIORIA  SE NÃO A TOTALIDADE DOS PREGADORES USAREM ESTA EXPRESSÃO, JESUS FOI HOSPEDAR-SE NA CASA DE ZAQUEU, UM LADRÃO!  

FICO INTRIGADO COM ESTA COLOCAÇÃO, EMBORA NÃO SEJA TEÓLOGO NEM EXEGETA, MAS APENAS ALGUÉM QUE BUSCA REFLETIR SOBRE A PALAVRA DE DEUS E TIRAR DELA ALGO QUE ME FAÇA CAMINHAR TRILHANDO SOB AS LUZES QUE DEUS INTENCIONALMENTE DEIXA NAS ENTRE LINHAS DA SAGRADA ESCRITURA,PARA QUE VENDO NÃO ENXERGUEM E OUVINDO NÃO COMPREENDA E EU OS SARE. CONF. Is 6,10; Mt 13,15; Jo 12,40

VEJAMOS O QUE DIZ O EVANGELHO DE Lc 19,1- 10

1. Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
2. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.3. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.4. Ele correu adiante subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.5. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.6. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.7. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...8. Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.9. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.10. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

É COMUM ENTRE OS DITADOS RELACIONAREM O PERSONAGEM COM ALGUNS PARADIGMAS DE SUA ÉPOCA,  ISTO POR MUITAS VEZES NOS LEVA A UM JULGAMENTO ERRÔNEO, COMO: "DIGAM COM QUEM ANDAS E DIREI QUEM ÉS", JESUS ANDAVA COM AS PROSTITUTAS, COM OS PECADORES, ORA,SEGUNDO O PARADIGMA DA ÉPOCA QUEM ERA JESUS?

VAMOS AO NOSSO AMIGO ZAQUEU; O QUE VEMOS É QUE ELE ERA O CHEFE DOS COBRADORES DE IMPOSTOS, SEGUNDO CONTAM, ERAM LADRÕES, POIS COBRAVAM COM USURA AS TAXAS DE IMPOSTOS, E COMO NÃO TINHAM OUTRO OFICIO O FAZIAM PARA TIRAR DESTAS TAXAS SEUS SUSTENTO, MAS AINDA FICA A QUESTÃO,SERIA MESMO ZAQUEU UM LADRÃO? POR SER CHEFE DE UM GRUPO DE COBRADORES DE IMPOSTOS?

ZAQUEU, ZAKCHAIOS EM HEBRAICO QUE SIGNIFICA PURO, JUSTO; TAMBÉM NOS PRIMÓRDIOS TEMPOS O NOME ESTAVA RELACIONADO COM UM CARÁTER ESPECIFICO, OU SEJA SEGUNDO O NOME ELE ERA JUSTO E NÃO LADRÃO, MAS AQUI VAI UMA QUESTIONAMENTO QUE FAÇO SEMPRE A MIM MESMO, QUERO LEMBRAR AQUI QUE TAMBÉM NÃO SOU FÍSICO OU MATEMÁTICO, MAS UM CURIOSO DO SABER.

A CONVERSÃO DE ZAQUEU É IMEDIATA, SUA RESPOSTA AO CONVITE DE JESUS NÃO DEIXA MARGEM DE ERRO QUANTO A ISTO; "SENHOR VOU DAR A METADE DOS MEUS BENS AOS POBRES E SE DEFRAUDEI ALGUÉM VOU RESTITUIR O QUADRUPLO" ALGUÉM PODE ME AJUDAR NESTA MATEMÁTICA?!! COMO PODE ALGUÉM QUE ROUBA DAR METADE DO PRODUTO DE SEU ROUBO AOS POBRES E AINDA RESTITUIR 4 VEZES A QUANTIA ROUBADA ÀS SUAS VITIMAS? JESUS MULTIPLICOU 5 PÃES E 2 PEIXES QUE ALIMENTARAM 5000 HOMENS, TERIA ZAQUEU O MESMO DOM DE JESUS SENDO ELE UM "LADRÃO"?

ERA COMUM NA ÉPOCA JUDEUS TRABALHAREM PARA O GOVERNO ROMANO, E OS QUE ASSIM AGIAM TAMBÉM ERAM DESPREZADOS E ODIADOS PELOS SEUS COMPATRIOTAS, OS QUE ASSIM PROCEDIAM,NEM SEQUER TINHAM DIREITO DE ENTRAR NAS SINAGOGAS, MESMO ESTES ACREDITANDO NO DEUS DE ISRAEL, HOJE VEJO COM AMARGURA; PESSOAS SEREM JULGADAS ANTES DE SE CONHECER O VERDADEIRO ATO QUE ELAS PRATICAM, CLARO QUE NÃO SE PODE OLHAR A TODAS AS REALIDADES SEGUNDO OS PARADIGMAS POR ELAS PRÉ DETERMINADAS,  POIS A FATOS RELEVANTES POR VEZES NÃO AVALIADOS OU CONHECIDOS, DENTRO DESTAS DETERMINAÇÕES.

AGORA UMA COISA "PODE SER" EVIDENCIADO, ZAQUEU SENDO RICO, TALVEZ FOSSE AVARENTO E APEGADO AO DINHEIRO E BENS MATERIAIS, E ISTO É UMA COISA QUE JESUS CONDENAVA, JESUS NUNCA CONDENOU O FATO DE ALGUÉM SER RICO, MAS O APEGO DESTES AOS BENS QUE PASSAM, QUE AS TRAÇAS CORROEM, CONF Mt 6,19.O FATO DE NÃO OLHAREM PARA O MAIS NECESSITADO COMO SEU PRÓXIMO! E QUANDO JESUS SE APROXIMA DE ZAQUEU, SABENDO O QUE JESUS ENSINAVA É TOMADO DE UM PROFUNDO DESEJO DE VIVER SEGUNDO SEUS ENSINAMENTOS.

DAREI METADE DOS MEUS BENS AOS POBRES, QUE DIZER QUE AGORA ELE ENTENDERÁ O VERDADEIRO SENTIDO DE SER FELIZ, DO SIGNIFICADO DO AMAR, DAR OS BENS AOS POBRES, É SER UM COM DEUS, SUJEITAR SE A SUA VONTADE, SUBMETER-SE AOS SEUS ANSEIOS.

E QUANTO A RETRIBUIR O QUADRUPLO? ISTO QUER DIZER QUE RECONHECE QUE AS VEZES POR SUA AVAREZA NÃO OLHAVA PARA SEUS COMANDADOS COMO IRMÃOS, MAS OS TRATAVA COMO MEROS SERVIÇAIS, QUE LHE DEVIAM OBEDIÊNCIA, QUE TALVEZ OS EXPLORASSE SIM, MAS QUANTO A DIGNIDADE PESSOAL COMO, ASSIM  COMO ELE NÃO ERA ACEITO PELA COMUNIDADE JUDAICA, NÃO ACEITASSE OS COMPATRIOTAS QUE COM ELE TRABALHAVA E AINDA PIOR TINHA PARA COM ELES OS MESMOS PRECONCEITOS. 

NOS NOSSOS DIAS ODIAMOS DIVERSAS CLASSES DE PESSOAS E TEMOS PARA COM ELAS AS MESMAS FORMA DE ANALISE, ANALISAMOS SEGUNDO OS PARADIGMAS COLOCANDO EM CADA UMA UM RÓTULO SEGUNDO A VISÃO QUE FAZEMOS, OS ESTERIÓTIPOS SÃO BASES PARA UMA ANALISE SUPERFICIAL, O QUE  JESUS FAZ COM ZAQUEU É OLHAR PARA DENTRO, O SEU NOME TINHA UM SIGNIFICADO, A SUA POSIÇÃO SOCIAL MOSTRAVA UMA REALIDADE, MAS JESUS VAI ALEM, JESUS NÃO OLHA PARA AS QUALIDADES EXTERNAS, NÃO ANALISA OS RÓTULOS, MAS OLHA PARA O INTERIOR, ELE ANALISA O CONTEÚDO.

QUE NESTE DIA NASÇA EM NOSSO CORAÇÃO O DESEJO DE SE QUESTIONAR ANTES DE FAZERMOS UM JULGAMENTO IMEDIATO, POIS NO MUNDO MEDIÁTICO EM QUE VIVEMOS ACABAMOS PERDENDO GRANDES TESOUROS, POR NÃO APRENDERMOS A PENEIRAS AS INFORMAÇÕES, A GARIMPAR NA BATEIA DO AMOR, E ASSIM DARMOS O JUSTO VALOR AO CONTEÚDO  EM VEZ DE DAR VALOR AOS FRASCOS QUE A VIDA NOS OFERECE,O FRASCO SÓ SERÁ IMPORTANTE E BEM JULGADO SE ANTES DESCOBRIRMOS O QUE ELE TRAZ EM SEU INTERIOR!

JESUS! AJUDA NOS SENHOR A TIRAR AS TRAVES DO EGOISMO DO NOSSO CORAÇÃO, A OLHAR COM AMOR PARA OS NOSSOS IRMÃO, AJUDA-NOS A OLHAR COM O TEU OLHAR E A DEIXAR O PRECONCEITO E O FALSO SABER, QUE NÃO OLHEMOS PARA OS PARADIGMAS APENAS,MAS PARA CADA UM COM A MESMA INDIVIDUALIDADE QUE NOS OLHAS, DÁ-NO SENHOR O SEU ESPÍRITO SANTO DE AMOR POIS SÓ COM ELE CONHECEREMOS O QUE QUER NOS REVELAR TAMBÉM NESTA PASSAGEM COM ZAQUEU! E FAZ NASCER EM NOSSO CORAÇÃO O QUESTIONAMENTO: ZAQUEU ERA LADRÃO? OU NÓS O SOMOS POR QUERER ROUBAR O VERDADEIRO SENTIDO DESTA PASSAGEM, O QUE ESTAMOS ROUBANDO DA IMAGEM DE NOSSOS IRMÃOS?

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, isto é muito importante para o nosso trabalho, nos ajuda ver se estamos na direção correta!

      Excluir
    2. conferi as palavras de zaqueu em muitas bíblias e em todas diz,senhor eu dou aos pobres metade dos meus bens,ou seja ele não disse eu vou dar aos pobres metade dos meus bens, pela frase é algo que ele já fazia, compara com o que Jesus disse a filipe, e
      a mulher do poço de Jacó ,ou não acho que zaqueu fosse ladrão

      Excluir
  2. Se alguém furtar boi ou ovelha e o degolar ou vender,por um boi pagará cinco bois, e péla ovelha se pagará quatro ovelhas.(Êxodo
    22:1) concerteza Zaqueu conhecia
    a lei mosaica e sabia que por ter roubado deveria devolver quatro vezes mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Não sou teólogo, mas o sentido de se retribuir cinco ou quatro vezes mais o extorquido, quer significar que não se deve usurpar ninguém, isto sob o risco de contrair uma divida impagável, assim terá uma pena máxima na condenação do justo juiz.
      Como pode alguém que não tem nada depois de furtar algo conseguir devolver ao menos o dobro???
      Como poderia ele dar metade dos bens e restituir 4 vezes mais?
      Não ficaria assim ele devendo ainda para alguns???

      Excluir
  3. Muito boa a reflexão. Cheguei até aqui, porque, do nada me veio em mente este questionamento. Em nenhum momento a palavra de Deus fala que zaqueu era ladrão. Chamar Zaqueu de ladrão só porque era cobrador de impostos é o mesmo que dizer que todo político é ladrão. Vejam esta passagem bíblica: Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
    Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
    Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
    Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
    João 12:3-6
    Aqui não restam dúvidas que Judas era ladrão, mas, no caso de Zaquel é diferente,quando ele diz que dá metade do que possui aos pobres é porque realmente ele reconhece que é avarento e quanto a restituição quatro vezes mais, observem que no texto existe a partícula "se" que é condicional, se tenho defraudado alguém, nota-se que ele não está afirmando nada e sim demonstrando sua integridade. Esta é minha linha de entendimento.Fiquem Todos com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos são os que fazem uma leitura fundamentalista do Evangelho e se perdem por não entender o que o texto realmente fala!
      Obrigado pela contribuição!

      Excluir
  4. Ótima linha de raciocínio, temos que ter cuidado ao afirmar alguma coisa relacionada a escritura para não passarmos vergonha.
    É isso aí.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uma dúvida, por que Zaqueu entendeu que deveria dar metade de seus bens aos pobres, indicando desapego de bens materiais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Walison, no meu entender sim, quem encontra com Jesus verdadeiramente não se ilude mais com bens terrenos.
      Paz e fogo 🔥🔥🔥

      Excluir
  7. Ola paz e graça todos!
    Eu também compartilho da mesma forma de interpretação desta passagem! Sem ressalvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Jesus! Que maravilha!
      A Palavra de Deus não pode ser interpretada de forma fundamentalista, ou apenas para servir de base de ataques aos irmãos que pensam ou agem diferentes de nós! Deus o abençoe ricamente!

      Excluir
  8. Boa reflexão, realmente o texto não afirma. na minha opinião a palavra chave é que ele utiliza se... Ele diz dar metade de seus bens aos pobres e caso( e se...) tiver roubado alguém devolveria 4x mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Muito obrigado pela visita, estamos de acordo, o fundamentalismo tira a riqueza dos detalhes do Evangelho.

      Excluir
    2. A palavra-chave é: "se defraudei alguém"... como um bom ladrão que se arrependeu diria: Eu roubei então restituirei...

      Excluir
    3. Bom dia!
      Então, isto ainda pode levar ao pensamento que ele era ladrão mas em nenhum momento deste relato não há uma afirmação que era ladrão, logo: "Bom ladrão arrependido" acho que ainda indicaria que ele era ladrão, o que o texto não explicita!
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  9. Creio que precisamos tomar cuidado com as acentuações, pois um erro neste sentido, mudo um contexto, tanto para mal como para bem!

    ResponderExcluir
  10. Creio que precisamos tomar cuidado com as acentuações, pois um erro neste sentido, mudo um contexto, tanto para mal como para bem!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite na paz ... Não sou nenhum teólogo, mas gosto de estudar a palavra Eno entendimento que tive, pela interpretação textual é que, primeiro, Zaqueu não diz Darei aos pobres metade dos meus bens e sim Eis que dou aos pobres .. é uma afirmação de uma obra que ele já faz... Segundo, ele diz Se em alguma coisa tenho defraudado alguém... Com isso entendo que ele tinha tanta certeza de que não havia lesado ninguém, que laçou um desafio... Apresente alguém que eu defraudei que eu restituo... Se ele fosse de fato um ladrão diria A quem defraudei estou disposto a restituir... E terceiro, Zaqueu nos mostra que era um judeu cumpridor dos mandamentos e conhecedor da promessa, pois quis ver com seus.prorpiosmolhos o cumprimento da promessa,Jesus... .
    Bom se eu tiver equivocado na interpretação, por favor, me perdoe e me mostre a maneira certa de interpretar esse texto... Obrigado

    ResponderExcluir