EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

JESUS! O MAIOR LÍDER DO MUMDO

             
                                     

Hoje vamos falar de um líder que é o maior exemplo de liderança que alguém já possa ter conhecido, já imaginou quem seja? Este líder formou os outros dois que já vimos na reflexões anteriores e até hoje continua formando e liderando!
Fico pensando! O que teria este homem? Uma pessoa que chega a um punhado de pescadores que trabalharam a noite toda sem pegar nada, toma lhes a barca emprestada, por umas horas,e já começa a ter influencia sobre os que ali se encontravam, pois já dá uma ordem como se fosse o dono da companhia pesqueira, de uma forma tal que a única resposta que o próprio dono do barco responde é: "Senhor trabalhamos a noite inteira sem nada apanhar, mas por causa da tua palavra lançaremos as redes", conf. Lc. 5, 5,e que conforme narrado nos outros evangelhos, apenas com um chamado simples, faz com que larguem o que estão fazendo para segui-Lo, assim foi com Pedro e André, vinde após mim e os farei pescadores de homens, quem é este Homem, que faz um convite tão irresistível, nunca o virão pescar, mas atendem-no como se pescasse com maestria, mesmo onde não acharam nada por uma noite inteira, agora acham, os pescadores ficaram impactados pela pesca que acabaram de fazer, será que foi isto que os levou a segui-Lo?  Não com certeza tinha algo a mais, pois começaram a servi-Lo, mesmo antes da pesca,  emprestando lhes a barca para que pudesse falar a multidão.
Jesus! Este é o Homem, capaz de transformar a vida das pessoas, assim Ele foi e reuniu uns poucos juntos Dele para ensina-los qual seria a sua missão, caminha com eles por três anos e depois, antes de deixa-los confia-lhes uma missão ainda mais difícil, mas que os seus companheiros vão fazer de tudo, até mesmo dar suas vidas pelo cumprimento da missão. Jesus pega doze homens, e a Bíblia nos diz que eram das piores especies, e os transforma, homens sem instrução, mas que vão ao pouco se identificando com Mestre e com a missão, veja que eram pescadores, cobradores de imposto, impulsivos, e até mesmo um que os roubava ( Judas o mesmo que o traiu), mesmo assim não lançou nenhum fora, levou até o momento de sua partida, e um fato mais intrigante, os escolhidos por Ele vão trai-Lo, (Judas Escariotes), abandona-Lo,e até nega-Lo (Pedro), mas Ele parece contradizer-se . Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus. (Mt. 10,  33), pois, Ele vai confirma-los diante do Pai, até mesmo dando uma posição elevada àquele que o negou, eleva  Pedro a Pastor do seu rebanho, veja que quando Deus muda de nome também muda a missão, antes Simão o pescador, agora Pedro o Pastor do rebanho do Senhor, Ele vai mais alem,ainda vai mudar o nome de mais outro personagem, de Saulo perseguidor dos seus amigos a Paulo defensor e sua causa, uma transformação tão profunda fez na vida desta pessoas que Pedro até parece reclamar em determinado momento, "Senhor! eis que deixamos tudo e te seguimos", (Mc10, 28).
 Talvez você esteja dizendo: mas ele era Deus, primeiro quero dizer ele ainda é Deus, mas a palavra nos deixa claro que Ele não se prevaleceu de sua condição Divina para realizar as suas obras, veja os Profetas  também já tinham realizados milagres e prodígios nos devidos tempos, Moisés, Elias, Eliseu, Josué, e outros não eram Deus, mas também a eles Deus concedeu este poder, nos dias de hoje vemos tantos milagres que acontecem, através da intercessão dos Santos, pessoas que possuem o dom de milagre, nos nossos dia. Já vi paralitico andar, cegos voltarem a ver, e uma tempestade ser acalmada, tudo num só momento de oração na presença do Senhor, ora foi por mãos humanas que o Senhor operou aqueles milagres.
O que quero deixar aqui é a forma de liderar, veja Jesus recebeu uma missão que sozinho humanamente seria impossível de se concretizar, mas tomando consigo pessoa que aos olhos do mundo, não poderia resultar em nada vai moldando a cada um, explorando oque cada um tinha de virtude natural e vai a partir da personalidade de cada um levando os a compreenderem o objetivo  de suas missão e sua importância,e hoje vemos o resultado, as pessoas que foram o time base da missão de Jesus, hoje são imitados pelo mundo inteiro seus ensinamentos foram transmitidos de geração a geração, até chegar ate nós, uma unica missão cumprida por Amor ao seu Líder, e hoje o projeto de Salvação de Deus chegou a mim e a você,  a missão deles era : " Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.(Mc 16, 15) quantos homens e mulheres não vemos ainda hoje dando prosseguimento nesta missão, Jesus deixou uma missão a seus discípulos, transformou-os em apóstolos, e até hoje por causa da gestão de liderança,homens e mulheres dão a vida por sua obra.
Você está disposto a levar esta obra adiante? Tem um chamado para estar a frente desta missão? o Documento de Aparecida nos mostra uma coisa que achei interessantíssima:- O chamado que Jesus Mestre faz, implica uma grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele,porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas bem originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre, foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincularem intimamente à Pessoa dele (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para “que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar” (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de “ser dEle” e fazer parte “dos seus” e participar de sua missão. (conf, 4.1.13) .Veja ai a diferença entre um líder e um chefe, os chefes ordenam e faz as pessoas fazerem algo por que é norma, o Líder faz com que seus companheiros se sintam parte do projeto, e mais, veja isto.-Com a parábola da Videira e dos Ramos (cf. Jo 15,1-8), Jesus revela o tipo de vínculo que Ele oferece e que espera dos seus. Não quer um vínculo como “servos” (cf. Jo 8,33-36), porque “o servo não conhece o que seu senhor faz” (Jo 15,15). O servo não tem entrada na casa de seu amo, muito menos em sua vida. Jesus quer que seu discípulo se vincule a Ele como “amigo” e como “irmão”. O “amigo” ingressa em sua Vida, fazendo-a própria. O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12).(ib 4.1.132)
 Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzirem frutos de amor em abundância.(ib 4.1.133) A liderança á que somos chamados é esta dar continuidade na missão de Jesus, liderar seu povo no caminho da Salvação, trilhar este caminho em unidade com os desejo do Mestre, sozinho não conseguiremos, mas não estamos sozinhos, ele nos deixou um amigo para caminhar conosco, é o Senhor Espírito Santo, invoquemo-Lo. Ò Divino Espírito Santo que jesus enviou sobre os discípulos no Cenáculo para transforma -los em apóstolos, vem sobre nós nesta hora  para nos convencer, que somos escolhidos pelo Pai, que não fomos chamados por vontades humanas, mas que foi o Próprio Jesus que nos chamou a levar adiante a sua obra, queremos servir com audácia e coragem, queremos levar o maior numero de almas ao encontro com o nosso Salvador, e juntos também sermos salvos, fazer parte de família de Jesus,sermos seus verdadeiros irmão, queremos escutar a vós do Mestre e atende-la prontamente, ainda que para isto percamos a nossa vida, dá nos a confiança que se perdermos tudo nesta vida por causa da missão a nós confiada seremos agraciados com a Coroa da Vida Eterna, em ti ó Espírito Santo esperamos e confiamos. Amem!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

TU ÉS PEDRO


Para falarmos de liderança hoje quero tomar como exemplo aquele que foi escolhido por Jesus, Pedro, escolhido para ser um líder, empresario em uma companhia de pesca, chamado a ser Pastor.
Vamos conhece-lo antes como Simão o pescador, homem rude, forjado na lida da pratica pesqueira, costumado a singra os mares e comandar uma equipe de homens também rudes, e por muitas vezes grotescos, o mar, com todas as suas particularidades, é sempre um desafio para quem se propõe a tirar dele o seu sustento, isto podemos ver nos dias de hoje a dificuldade encontrada pelas grandes companhias pesqueiras dos nossos dias, e hoje contamos com muitas tecnologias que muito facilitam o trabalho, os perigos ainda acredito que são tão eminente, embora com a ajuda da tecnologia se pode prever e se antecipar a muitas tempestades marítimas, ainda se corre um grande risco, e a responsabilidade de um líder deste tipo de trabalho é muito exigida.
Voltando a Pedro; teria nascido no ano I aC, em Betsaida,  morador de Cafarnaum ,pescador e empresario em uma companhia de pesca, da qual fazia parte seu irmão André, Zebedeu e seus filhos João e Tiago, morto martirizado por volta do ano 67 dC.(Dados Históricos) A Bíblia também nos relata que era casado, chegando na casa de Pedro, sua sogra estava de cama e não demoraram em a apresentar a Jesus( conf Lc 4, 38, Mc 1, 30, Mt 8, 14).
Vemos ao longo dos relatos a figura de Pedro, um líder nato, sempre tomava a frente, vemos em muitas passagens, e por vezes também exortado por sua impetuosidade, mas sempre era ele a tomar frente nas respostas, se prontificava a fazer o que era preciso, vejamos, estamos falando de lideres bíblicos, ora vemos por diversas vezes o Senhor se dirigir ao povo de sua predileção como ovelha, para tanto para lidera-los na saída do Egito, chamou Moisés que era pastor, levou Moisés ao deserto exatamente para que aprendesse  a trabalhar com ovelhas, um animal muito delicado e preciso de cuidados especiais, Moisés soldado, treinado nas artes de guerra egípcias, agora Pedro, treinado no árduo trabalho marítimo, a pesca, é chamado a ser pastor das ovelhas do Senhor, "Pedro amas me?"..."Apascenta minhas ovelhas". (conf Jo 20, 17)
Este homem teve a ele confiado um um projeto, tornar a mim e a você discípulos de Jesus, deixou de liderar sua equipe para agora ir  a frente de um novo grupo, não mais pescadores dos mares, mas pescadores de almas, nos tempos atuais são muitos os chamados a exercer este tipo de liderança, sacerdotes, missionários, lideres de comunidades, lideres eclesiasticos e leigos são chamados a caminhar a frente de uma comunidade, uma nação, um povo peregrinos em terras estrangeiras do qual eu e você fazemos parte, somos estrangeiros aqui,o nosso lugar é o Céu, junto do Pastor divino. Vejo na liderança de Pedro algo que o mundo pode não admitir, mas também não vai conseguir explicar, já houve muitos reinados, grandes nações, povos extremamente grandes e liderados por tantos homens, mas  Somente Pedro conseguiu deixar um exemplo de liderança que foi capaz de atravessar os seculos de existência humana, com um detalhe,o Reino a ele confiado, nunca se desfez, a Igreja de Cristo, esta tem na  figura de Pedro sua liderança, mais de 2000 anos, hoje estamos vivendo o Pontificado de Bento XVI o 263º sucessor de Pedro,  qual será o segredo de uma liderança que perpassa o tempo e a historia sem que o reino se desabe, passou ao longo da Historia por tantas tribulações, perseguições, mas não se abalou ao ponto de sucumbir, o sangue deste líder foi a semente de uma liderança perpetua, outros Papas depois de Pedro também tombaram por terra, vitimas da perseguição, mas nunca mais o povo Cristão, os que o senhor chamou ficou sem um Líder, sem Pedro, o líder da esfinge de Pedro, caminha a frente, caminha junto, intercede pelos seus, exorta, ensina, sofre, mas confia na profecia que foi feito em sua vida, Tu és Pedro, e as portas do Inferno não prevalecerá sobre o Aprisco a ti confiado e com certeza a voz de Pedro ainda ecoa no coração dos seus sucessores esta frase,"o Senhor te confiou o Seu rebanho, não temas não é você, é Ele quem está no comando" e isto tem levado a tantas pessoas, homens e mulheres a caminhar a frente de Pontificados, Episcopados, Dioceses, Conventos, Seminários, Ministérios, Movimentos, sem medo ou com medo, mas com uma certeza e um exemplo Pedro, Deu a vida pelo rebanho do Senhor e recebeu a Coroa da Gloria, nós também receberemos.
Se você ainda não se acha um líder digno das ovelhas que  Senhor te confiou,não se acha coma as caracteristicas do Bom Pastor, ore, estes pastores tiveram sempre o mesmo apoio, Moisés, Pedro, o que os mantinham firmes, era a oração, se colocavam aos pés do Mestre, e ali chorando, feridos, muitas vezes até frustrados,mas iam ao pés do Mestre, e em meio as sua orações eram curados, reanimados, fortalecidos, e por isto deram conta do que lhes fora proposto.
Oremos: Senhor jesus peço vos perdão, fui chamado a estar a frente de um pequeno rebanho Seu, mas rogo vos o perdão, perdão por tantas vezes dizer não posso, não consigo,não é para mim, confesso tive e tenho medo de por o rebanho a perder, mas hoje, quero como Pedro, triste sim por ter negado muitas vezes o meu sim, por dizer não conheço, não sou capaz de realizar tal trabalho,agora senhor confesso que muitas vezes fui orgulhoso, achando que seria eu quem realizaria tudo, que a direções seriam minha, que seria julgado, martirizado ou satirizado por algo que não desse certo, Senhor, Pedro não concordou muitas vezes com seus companheiro, mas juntos, instruídos por Ti ele encontrou o caminho, e pode levar a bom termo a obra que lhe deste, também quero hoje dizer meu sim, quero apascentar o teu rebanho, peço Senhor uma coisa, derrama em  profusão o seu Espírito Santo de Sabedoria, sobre mim, para que eu seja capaz de levar a ovelhas que me confia de volta ao Teu Aprisco, com o teu Espírito Santo me guiando como guiando como guiou Pedro, e os 263 Papas de nossa Igreja, tenho certeza, alcançarei, a graça de bem cumprir com o meu chamado, Espírito Santo vem e sejas sempre o meu Farol, o meu Líder, Amém!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Moisés


Nestes dias pretendo trazer até nós alguns personagens que foram pessoas que se entregaram totalmente a Deus no Seu projeto de salvação do seu povo, foram grandes lideres nos seu tempo e na Historia da salvação.
Após meditar um pouco sobre aquilo que vamos falar, senti que deveria começar tendo como personagem primeiro da nossa reflexão  a figura e Moisés, um grande líder que Deus  escolheu para tirar o povo da escravidão do Egito.
Antes vamos definir o que é um líder: Líder é aquele que sabe servir, que tem conhecimento da causa, acalma os receios dando instruções claras em situações de emergência, caminha a frente s de uma situação ou pessoas, que aponta a solução, que não se acomoda, mas que busca a todo preço a realização do que lhe foi confiado.
Talvez você esteja vivendo uma indecisão, foi chamado a estar à frente de algo e não se acha digno ou capaz de realizar o que te pedem, talvez tenha dito para os outros ou para você mesmo que não tem jeito para liderança, se você está vivendo este tempo então é com você que Deus quer falar hoje.
O livro do Êxodo nos traz a figura de Moisés, uma pessoa que tinha muitos conflitos e não se achava digno de andar a frente de um grupo de pessoas que dirá de uma nação, mas Deus escreve uma nova Historia na vida do povo hebreu a partir de Moisés.
Um homem que teve sua vida ameaçada desde o tempo que estava no ventre de sua mãe, uma ordem do Faraó determinava que os varão que nascessem do povo hebreu não deviam viver, (Ex. 1, 15-22),  Moisés que já   estava sendo gerado dentro do ventre de sua mãe estava predestinado, não a morrer, mas Deus já o tinha escolhido, já tinha sonhado com ele para libertar seu povo, e então veja como Deus forma um líder; primeiro é sua mãe que se arrisca por ele, depois não podendo fazer mais nada por ele,confia em seu Deus, com certeza inspirada por Ele é que ela faz arquinha, lembrando da Arca de Noé, e o coloca dentro, para o colocar no rio confiando que Deus iria salvar o menino, e qual a surpresa, Moisés foi para justo nas mãos da filha do Faraó,cheia de compaixão pelo menino resolve cuidar dele, o filho da escrava será agora criado como príncipe, será treinado nas artes de guerra do exercito egípcio.
Moisés cresceu como um egípcio mas seu coração era  hebreu, desprezado pelo Faraó mas amado por duas mulheres,sua mãe verdadeira e pela filha do Faraó, sua mãe adotiva, mas não dá para ser duas coisas ao mesmo tempo, ou se é o que é ou então o que os outros querem que você seja, ele  era hebreu, e se identificava com o seu povo, não  conseguiu ver seu irmão sendo espancado por um que não era da sua raça, e toma a sua defesa, vai contra os que oprimiam seu povo, embora tivesse amor pela sua mãe  adotiva, o que estava no seu sangue era mais forte, só havia um problema, ele com todo treinamento que teve ainda não estava preparado para ser líder, era um homem treinado na arte da guerra, mas não na arte de liderar, como filho de escrava, se sentia submisso, só sabia isto, mesmo quando tenta mostrar para os seus que é um deles não consegue, e é obrigado a fugir, quantas vezes você já foi mal interpretado, quantas vezes já disseram para você, quem te constituiu juiz, (Ex, 3, 14) ou te deu autoridade para estar a frente disto o aquilo, e você teve que recuar, fugir.
 Moisés foi assim, e teve que fugir,embora pensasse apenas em se salvar da ira do Faraó. Quem tem o carisma da liderança, mesmo que ainda não saiba, sempre vai tomar a frente de situações complicadas e lhe dar uma solução precisa, vendo algumas pastoras sendo maltratada toma lhe a causa,  e vai e sua defesa, e começa um tempo novo na vida dele, primeiro tem que aprender a ser delicado, ser amoroso, e como pastor aprende isto, Moisés já havia esquecido talvez o sonho de libertar seu povo, mas Deus não, Deus houve o clamor dos  seus, e vai ao encontro de Moisés, quando ele sobe a montanha, faz o que é natural o percurso terreno, Deus faz o sobre natural desce ao encontro dele e se esconde numa sarça abrasada, sinto que Deus quer falar com você neste momento, não importa  o que você é, o estado que você se encontra, Deus quer você a frente de sua obra, Moisés tinha dificuldades para falar, não tinha tido uma experiência com Deus, mas Ele vem ao seu encontro, Deus esta neste momento, lhe falando como falou a Moisés, tire as sandálias, as suas sandálias são  o que você acha que deve ser e como ser, a sua falta de fé, de coragem, orgulho; orgulho causa o medo de não ser reconhecido, pelos que precisa que esteja a frente, que não te respeitem como autoridade, que te achem com pouco conhecimento,por isto o Senhor fala tire as sandálias, esvazie se de si mesmo, não é você quem vai fazer, é Deus, você vai aparecer, mas é Ele quem vai operar.
Leia a historia de Moisés, todas a s vezes que ele quis fazer do jeito dele não funcionou, mas ele sabia reconhecer e voltar, um líder precisa ser dócil e ao mesmo tempo ser firme, estar presente, procurar entender do trabalho a fazer, mas também entender quem está com ele, na caminhada todos tem seu anseios, em todas as obras tem os seus SIRAC, são aqueles que vai se colocar contra,que vai dar trabalho, que vai atrapalhar e desviar os outros do caminho, são os adoradores do bezerro de ouro, o que não deve se fazer é começar a adorar o bezerro também, tem  gente que quando assumi um cargo já começa a se achar, esta adorando o bezerro e se desvia da vontade de Deus, se desvia do objetivo.
Moisés passava horas, dias ouvindo ao Senhor, ficou quarenta dias com o Senhor e quando desceu tomado de ira, mesmo cheio do Espírito de Deus, seu humano prevaleceu, quebrou as Tabuas da Lei, quando o povo clamava por agua era para ele ferir a rocha uma vez, mas ele irado com o povo não confiou em Deus e batia desesperado na rocha até que veio a agua, e muitas outras situações ele deve ter vivido que o fez agir de maneira diferente do que deus queria, mas ele voltava e pedia perdão, e recomeçava, as decisões que tomamos pode fazer a diferença.Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização, então é preciso ser obediente àquele que o chamou.
Não será líder para sempre, por melhor que seja nosso trabalho uma hora alguem vai ter que assumir o posto em nosso lugar, por isto o líder não é só aquele que lidera com sabedoria, mas aquele que prepara alguem para assumir seu lugar, Josué foi o líder formado por Moisés, e cumpriu a missão que lhe foi confiado, a Moisés foi confiado retirar o povo da escravidão, a ele de conquistar a terra prometida e a possuir.
Deus tá te chamando a ser líder a estar a frente de sua obra, não se preocupe, apenas  de  o seu sim, e ouça o que Ele quer fazer, como quer que faça, com quer que faça e para que, cumpra o seu papel, e Ele não vai te deixar, não deixou Moisés, não vai deixar você!
Vamos orar: Pai Amado, Santo e querido tu conheces o meu coração sabe de todas as minhas misérias, neste dia  quero me entregar inteiramente a Ti, tira do meu coração o medo, o orgulho, a falta de fé, concede como concedeu  a Moisés,a sabedoria, o entendimento, a coragem, a perseverança, que tudo que em mim possa ser empecilho a sua obra,seja colocada por terra, e que seja colocado toda unção do Espírito Santo no meu coração  para que só  faça aquilo que te agrade, eque seja para maior gloria do seu nome, vem Espírito de Deus me guiar, conduzir, proteger, defender, Amem!

domingo, 20 de maio de 2012

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE DE ASSIS!

                                       Final de semana de muita graça , pois a juventude da Diocese de Assis se  reuniu para uma preparação para a Jornada Mundial  que ocorrerá no Brasil em 2013, muita graça mesmo , que contou com a presença de Eugenio Jorge, nosso Bispo D Simão, vários Padres, Freis,  seminaristas e religiosas da nossa Diocese!