EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Catequese de Jesus sobre o Espírirto Santo


Dando continuidade a nossa novena, vamos hoje falar de uma catequese, mas uma catequese que Jesus nos deixou, deu aos seus discípulos e hoje dá a nós.

O objetivo específico da catequese é desenvolver, com a ajuda de Deus, uma fé ainda inicial, e progredir na plenitude e de alimentar dia a dia a vida cristã dos fiéis, jovens e velhos. É na verdade uma questão de dar o crescimento, ao nível do conhecimento e na vida, a semente da fé semeado pelo Espírito Santo com a proclamação inicial e eficazmente transmitidos pelo Batismo. Catechesi Tradendae 20.

A catequese que Jesus nos dá hoje é sobre o Espírito Santo, aquele que nos foi prometido desde o antigo testamento; Espírito Santo este que hoje se faz tão presente em nossas vidas, de diversas formas Jesus falou a respeito do Espírito ao povo, mas é aos seus discípulos que Ele vai falar claramente Dele, e mais preciso por ocasião do tempo predestinado para a sua morte, antes de partir Jesus, vai falar da sua necessidade de voltar ao Pai, mas que não nos deixaria órfãos, nos revela que Ele indo, a nós seria dado o Paráclito, o defensor, o ajudador, e então desta forma vai se referir pela primeira vez ao Espírito Santo como uma pessoa. Pessoa qual nós só podemos entender, não por que O vemos, mas por ver as características que só a delegamos a uma pessoa, já vimos estas características quando meditamos o 3º dia, O Espírito Santo é uma Pessoa.       

Os discípulos estavam acostumados à presença de Jesus, não à presença do Espírito Santo, não o conheciam, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado (confor. Jo 7,37-39) No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11).
 Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado.
Jesus precisava apresentar o Paráclito, explicar aos discípulos quem é o Espírito Santo, por que Ele tinha que ir, pois se ele não fosse continuaria limitado ao tempo e ao espaço por causa de sua forma física, Jesus era verdadeiramente homem, e como tal não poderia estar em tantos Sacrários, não poderia se apresentar na forma de Eucaristia, não poderia estar junto dos apóstolos em suas missões, quando Jesus enviou os para a 1ª missão ele não fora junto, apenas lhes dera poder para expulsar os demônios e curar os enfermos (conf. Mt. 10 ,1. 7-8; Mc. 7,1; Lc. 9,1-2),mas Ele indo se faria presente, estaria com eles todos os dias de suas vidas, (Mt. 28, 20). Que agora sim eles teriam o Espírito santo junto deles, dentro deles, ou acaso não sabeis que sois templo do Espírito Santo que, habita em vós (I Cor. 6, 9).
Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vô-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vô-lo farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas vós O conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós... Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós. (Jo 14, 12-18)

Veja, esta catequese como disse no principio é hoje destinada a nós, o livro dos Atos do Apóstolos, ainda não teve a sua ultima pagina escrita, este livro continua sendo escrito, pois Deus continua agindo, através do exercício dos ministérios, eclesiásticos e leigos hoje continuam a anunciar o reino de Deus, e o Espírito Santo continua agindo no mundo através de homens e mulheres que anunciam a Palavra com Parrésia e Intrepidez e o Senhor confirma sua presença junto a nós, as obras maiores que Jesus prometeu aos apóstolos continua acontecendo, antes eles só expulsavam os demônios e curava os enfermos, o poder de ressuscitar os motos só  Jesus tinha, agora temos testemunhos que eles realizaram este tipo de milagre e ainda hoje temos relatos que homens dos nossos dias pelo nome de Jesus e o poder do Espírito Santo tem realizado prodígios nunca visto antes, tive a oportunidade de ver um homem acalmar uma tempestade que caía em um encontro que estava presente na cidade de Sorocaba, era uma tempestade torrencial, mas aquele homem estendeu as mãos para cima e proclamou no nome de Jesus que ela se acalmasse, em questão de segundo o que era o caos se tornou bonança, uma brisa suave com um simples sereno caindo sobre o local.

O Espírito Santo nos foi dado, derramado em nossos corações, conf. Rom.5, 5, e continua agindo, nos revelando a verdade, curando, libertando, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo. 8, 32).
Jesus nos revelou como o Espírito Santo estaria junto a nós, e que tudo o que pedirmos ao Pai, Ele nos faria para que o Pai seja Glorificado Nele. Eu te convido por um instante a pensar o que você esta mais precisando neste dia, convido a invocar o Paráclito.
 Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas (Credo Niceno Constantinopolitano) venha a nós como veio sobre os apóstolos no Cenáculo, trazendo a nós a revelação da verdade, libertando-nos de todo medo, de todo o mal que tem nos impedido de caminhar na Fé, ser este Templo tão desejado que sejamos por Deus , venha transformar nossa vida, que sejamos homens e mulheres novos, novas fontes de Água Viva, para que outros possam de nós também beber, VEM ESPÍRITO SANTO, VEM, VEM DOS QUATRO CANTOS DA TERRA, E INUNDA  NOS COM TEU SER, QUEREMOS SER SEU TEMPLO, VEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário