EXPERIMENTAR O AMOR!

EXPERIMENTAR O AMOR! QUANTAS PESSOAS PERDEM ESTA EXPERIENCIA POR NÃO PARAR PARA DAR ATENÇÃO ÀQUELE QUE ESTENDE A MÃO, É CERTO QUE AS VEZES AS MÃOS ESTENDIDAS SÃO AS MÃOS DE QUEM NOS FERIU, E SE PARARMOS NESTE MOMENTO EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DO PERDÃO, SE É DE ALGUÉM QUE JULGAMOS MESQUINHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA HUMILDADE, SE É DE ALGUÉM DE NOSSA FAMÍLIA EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA FRATERNIDADE, SE É DE ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MALTRAPILHO, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA CARIDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CONSOLA, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS CORRIGE, EXPERIMENTAMOS O AMOR ATRAVÉS DA VERDADE, SE É ALGUÉM QUE NOS APRESENTA O CRISTO, EXPERIMENTAMOS O AMOR EM SUA TOTALIDADE! ENTÃO PERMITA O AMOR E NÃO VIVERÁS DE VAIDADES! PAZ E FOGO!

quinta-feira, 22 de março de 2012

"O Espírito Santo no Seio da satissima trindade"

             
             

A paz e fogo amados(as)!
Estamos começando a Novena de pentecostes, desejo nestas semanas que se segue trazer uma reflexão e um motivo a mais para que você possa fazer uma experiência com o Espírito Santo,"Aquele que forma os santos".( Beata Elena Guera em sua Carta a Leão XIII )
Antes de entrar no tema gostaria de passar umas considerações para também sabermos de onde procede esta Novena.
Instituída pelo Papa Leão XIII, impulsionado pela carta que a então religiosa Elena Guerra lhe escrevera iluminada pelo Espírito Santo, à 05 de Maio de 1895 em um Breve, "Provida Mátris Charitate", convida a Igreja a clamar pelo Espirito Santo em  uma novena que antecedesse à festa de Pentecoste.
Acredito que o Senhor sempre,ainda que não seja para Ele necessário, sempre usa do ser humano para comunicar seus anseios em relação a salvação de sua criação, em especial a salvação  do próprio ser humano, em um tempo conturbado o Senhor suscita dentre o seu povo alguém com quem dialoga e comunica seu desejos, assim como se manifestou a Noé, Abrão, a Moisés, Josué, e tantos outros profetas, para libertar seu povo, quis nos últimos tempos se valer da jovem Elena Guerra para comunicar a sua Igreja a necessidade de voltar ao Cenáculo e assim de novo ser dirigida pelo Espírito Santo,  forma Dele  permanecer eternamente conosco. Mt 28,20c.
A novena de Pentecoste instituída por decreto Papal, deve ser realizada por todos os anos seguintes a sua instituição por todas as Igrejas, Paroquias e se for julgado necessário, nas Capelas e comunidade, para que todos possam fazer a experiência de um Novo Pentecostes, também desejado por João  XXIII quando inspirado a realizar o Concilio Vaticano II, que de Forma inédita na história dos Concílios vai se referir ao Espírito Santo 258 vezes.     (dados-" Escutai o Espírito Santo", Reinaldo B.dos Reis)

Vamos agora tratar do tema proposto para o 1º dia desta novena.
O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade.
tomemos nossa Boca de Deus,  para ouvi-Lo. Mt 3,13-17:
13 Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele.14 João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu.16 Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.17 E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.
Eis aqui um grande mistério, o da Trindade Santa, que tem três Pessoas distintas, uma não sendo a outra mas as três numa única essência Divina, ou seja o que um é todos os três o são, Deus, Deus Pai,  Deus Filho e Deus Espírito Santo, embora nos identificamos mais com a figura de Deus Pai e Deus Filho, pois a Eles  nos aproximamos como quem se aproxima de seu Criador, Deus Pai, e a seu libertador, Jesus , Deus filho, criamos em nossa mente uma figura destas duas Pessoas, porem que dizer do Espírito Santo, como imagina-lo se não tem uma face a qual o podemos ligar.
Esta Pessoa sempre esteve presente desde o inicio da Criação, como vemos em Gn 1,1-2
1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.2 A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Espírito de Deus, Espírito Santo, Ruah, e tantos outros nomes dados a Ele, a Pessoa Misteriosa do Espírito Santo sempre se fez presente nos dias correntes da humanidade, pois ele é quem  foi inflado nas narinas do primeiro homem , para lhes dar a vida, e herdado por toda a humanidade, é o Espírito Santo que nos dá a vida.
A verdade é que sendo a terceira Pessoa da Trindade, e que procede do amor do Pai e do Filho, mesmo com todo seus mistérios veio escolher a mim e a ti para fazer de nós Sua morada.
O Senhor quis por meio do Espírito estar presente todos os dias na nossas vidas, nos fazer homens e mulheres cheios Dele Próprio, não o podendo fazer fisicamente o faz de forma misteriosa através do mistério divinal, do Espírito Santo, o Deus sem face, mas que nos dirige, corrige, anima, e nos da a verdadeira alegria, convido você a refletir também as passagens de II Cor 13,13, I Cor 12,4-6, Mt 28,16.-20 e buscar mais sobre este  mistério, deseje conhece-Lo, ter mais intimidade com Ele, pois se queres atender a um pedido de Jesus: "Sede perfeito por que vosso Pai que esta no céu o é" Mt 5,48, e não há perfeição sem santidade, e é o Espirito Santo o doador de todos os dons.(conf. I Cor 12,4.11) 
Peçamos o Espírito Santo, invoquemos de todo coração, que Ele Venha sobre nós, e nos convença do pecado e nos revele a  Verdade, (conf. Jo 16,8-13)
Oremos pedindo um novo Pentecoste como pediu João XXIII na Convocação do Concilio Vaticano II: "Renovai em nossa época vossos prodígios, como em um novo Pentecostes: e concedei que a Igreja Santa reunida em unanime  e instante oração Junto à Maria, Mãe de Jesus e guiada por Pedro, difunda o reino do Divino Salvador, que é Reino de verdade, justiça, de amor e de paz, assim seja" ( Exortação Apostólica  de convocação do Concilio Vaticano II, ibidem)
Invoquemos: "
Veni Creator Spiritus! Vem, Espírito Criador!
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!


3 comentários:

  1. Olá, está lindo o seu blog, parabéns, estou seguindo-o, também tenho um blog, dedicado ao senhor Jesus: http://criarteprajesus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO PELA VISITA, ESTIVE VISITANDO SEU BLOG, GOSTEI MUITO DO SEU DESIGNER, AS PESSOAS TEM SEDE DE OUVIR FALAR DE DEUS, ENTÃO O SENHOR ME INSPIROU EM ABRIR ESTE, E ATÉ AQUI TEM ME DIRECIONADO, HOJE MINHAS POSTAGEM SÃO SEMANAIS, MAS JÁ ESTOU ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE FAZER PELO MENOS DUAS POR SEMANA, PAZ E FOGO!

      Excluir
  2. Boa noite! Passando para uma visita!
    Você não está mais postando neste blog???
    Que Deus a abençoe e espero que esteja tudo bem contigo!

    ResponderExcluir